Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

A evangelização das Irmãs de Ingolstadt em novo site

11/07/2016

Notícias

site

“A comunicação tem o poder de criar pontes, favorecer o encontro e a inclusão, enriquecendo assim a sociedade.”. É com essa disposição que as Irmãs Franciscanas de Ingolstadt, conhecidas como as Irmãs do Vale das Graças, assumem a evangelização na comunicação, inaugurando um site atualizado e interativo (http://www.franciscanas.org.br). À frente deste projeto está Superiora da Região Brasileira,  Ir. Romana Rossetto, que tem a missão de conduzir as Irmãs até 2018.

Catarinense de Concórdia, a filha de Dominga Maria  e João Rossetto fez a sua primeira profissão religiosa em 7 de janeiro de 1965. Paralela à formação religiosa, Ir. Romana cursou Pedagogia com especialização em Administração e em Supervisão Escolar. Tal capacitação, lhe rendeu uma vasta atuação em colégios da Congregação e a coordenação das fraternidades São Francisco, em Ponta Grossa (1983-1992); São Miguel do Iguaçu(1993-2003); N.Sra. Aparecida, em São Paulo (2004-2006).  Desde 2007, reside na Sede Regional da Congregação, em São Paulo/SP. “Gosto de saber e de experimentar, como todas as minhas Irmãs, que “Deus é o nosso Lugar” e que, com sua graça, colaboramos com Ele para transformar o ‘Vale de lágrimas em Vale de Graças'”, explica. Acompanhe a entrevista e conheça mais a Congregação!

Site Franciscanos – Fale um pouco da história da Congregação no Alemanha e no Brasil. Como é a presença da Congregação no Brasil hoje?

Ir. Romana Rossetto – Nossa Congregação nasceu na região alemã da Baviera, no século XIII, na cidade de Ingolstadt, às margens do Rio Danúbio, em 1276. Ao longo da história, Deus foi conduzindo nossa Congregação para caminhos diferentes e nossos campos de atuação foram se definindo conforme Deus nos conduzia, como no :

Século XIII – Fundação – Beguinas: Duas jovens nobres, Diemuth Thrailacherin e Margareth von Puch, iluminadas pelo Espírito Santo de Deus, abandonam sua casa paterna e se dedicam a uma vida de serviço a Deus e aos pobres, como irmãs de todos. Eram denominadas “Beguinas” ou “Irmãs das Almas”.

Século XV  –  Franciscanas: Francisco de Assis iniciou seu movimento no Século XIII, sua espiritualidade e forma de viver o Evangelho se difundiram em toda a Europa. Devido à presença e forte influência dos Franciscanos na cidade de Ingolstadt, as Irmãs sempre tiveram uma forte ligação com o Carisma e a Espiritualidade Franciscana. No século XV, as Irmãs decidiram aderir oficialmente ao Movimento Franciscano e professaram definitivamente a Regra de Vida da Ordem Terceira Regular de São Francisco, tornando-se oficialmente religiosas desta Ordem.

Século XVII – Monjas: Neste século eclodiu na Europa a Guerra dos 30 anos e, devido à realidade social e política da Alemanha, por ordem do Duque Maximiliano I, do Papa Urbano VIII, e também motivadas por inspiração divina, as Irmãs assumiram a Clausura total e se consagraram a Deus como monjas, vivendo  encerradas no claustro de Gnadenthal, dedicando-se ao à vida de oração, de trabalho e de fraternidade.

Século XIX – Professoras: Em tempos de secularização e de governo anticlerical, a Congregação esteve próxima de encerrar suas atividades. Em 2 de março de 1802 recebeu a ordem de que seria um “convento central e terminal”, ficando, assim, proibida a admissão de novos membros, aguardando apenas a morte de todas as Irmãs que ali viviam. Graças à atuação da Irmã italiana, Úrsula de Lucca, que serviu de instrumento para o reerguimento da Congregação, por meio de um pedido, feito por ela a um amigo do rei, por graça de Deus foi concedida a possibilidade de admissão de novas Irmãs, desde que elas se propusessem a trabalhar no ensino da juventude feminina da cidade, ao que as Irmãs prontamente responderam que sim, assumindo assim uma nova frente de trabalho da Congregação: a educação.

ingo_alto

As Irmãs Franciscanas de Ingostadt reunidas no último Capítulo

Século XX – Missionárias: Devido à perseguição nazista, as Irmãs passaram a ter dificuldades de desenvolver seu trabalho nas Escolas de Ingolstadt e o Convento passou a ser perseguido; a fome e a Guerra assolavam a Alemanha. Neste período, as Irmãs decidiram mudar os rumos da Congregação e a motivação foi desenvolver um trabalho missionário no Brasil. Um primeiro grupo de cinco irmãs desembarcou no Rio de Janeiro em 12 de outubro de 1938 e, em dezembro do mesmo ano, seguiram para Aiuruoca – MG; no ano seguinte, um segundo grupo de sete Irmãs juntou-se a elas, sendo que algumas se estabeleceram em Baependi – MG. As cinco primeiras missionárias chegaram a Aiuruoca, Minas Gerais, em 23 de dezembro de 1938 e, a partir de 1939, desenvolveram ali um trabalho que perdurou por dez anos. O segundo grupo das Irmãs chegou ao Brasil em agosto de 1939 e iniciou suas atividades em Baependi – MG. Ao longo dos 78 anos de Brasil as Irmãs Franciscanas de Ingolstadt expandiram sua Missão para São Paulo, Paraná, Pará e, em 25 de fevereiro de 2008, em Luanda, Angola – África.

As Irmãs atuam em colégios, obras sociais, missões, lar de idosos e na pastoral da saúde. As Irmãs zelam pela preciosa herança de trabalho e a riqueza espiritual de sua multissecular congregação. Motivadas pelo sopro do Espírito Santo e ligadas ao carisma comum do Pai Seráfico, Francisco de Assis, querem e buscam ser presença no meio do povo e, desta forma “seguir Jesus Cristo, Pobre, Crucificado e Misericordioso, como Irmãs de todos, para promover e restaurar a Vida, transformando o vale de lágrimas em Vale de Graças”.

Site Franciscanos – Quantas irmãs tem a Congregação no Brasil? Como está a Congregação de vocações?

Ir. Romana Rossetto – A Congregação tem 79 Irmãs; 4 noviças e 9 aspirantes.

romana_2

Irmã Romana Rossetto, Superiora das Irmãs Franciscanas de Ingostadt

Site Franciscanos – Qual a linha pastoral e de evangelização da Congregação?

Ir. Romana Rossetto – As Irmãs evangelizam nos diferentes campos de missão, sendo testemunhas dos valores do Evangelho, anunciando Jesus Cristo, acolhendo as pessoas, participando junto ao povo e buscando respostas aos novos desafios existentes nos vários contextos.

Site Franciscanos – Qual o carisma da Congregação?

Ir. Romana Rossetto – Nosso carisma é viver o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo em obediência, sem nada de próprio e pureza de coração, na contemplação e ação, sob a inspiração de São Francisco, como Irmãs do Vale de Graças. Nossa missão é seguir Jesus Cristo Pobre, Crucificado e Misericordioso, como Irmãs de todos, para promover e restaurar a Vida, transformando o vale de lágrimas em Vale de Graças.

Site Franciscanos – Qual o lugar da comunicação na Congregação?

Ir. Romana Rossetto – A comunicação tem um papel muito importante e estratégico na atuação da Congregação, pois oferece meios para divulgar a nossa missão realizada, o trabalho educacional, social e pastoral. Com essa reformulação do site e mídias sociais, a Congregação aproveita a rapidez com que esses meios se conectam rapidamente com o público religioso, especialmente os jovens, muito à vontade com essas mídias. Além disso, toda a Igreja está em rede, com informações, pesquisas e interação.