O pedido à Fraternidade antes da profissão solene
27/08/2016
Moacir Beggo
Petrópolis (RJ) – A celebração da profissão solene de Frei José Morais Cambolo e Frei Roberto Aparecido Pereira na Província Franciscana da Imaculada Conceição começou nesta sexta-feira, 27 de agosto, quando os dois professandos fizeram o pedido de ingresso em definitivo na Ordem dos Frades Menores à Fraternidade do Sagrado Coração de Jesus.
Esse pedido foi feito no refeitório do Convento do Sagrado de Petrópolis (RJ), quando o guardião Frei Jorge Schiavini presidiu este momento celebrativo e perguntou aos professandos: “Meus irmãos, qual é o vosso desejo?”. Eles responderam juntos: “Reverendíssimo Guardião e diletíssimos irmãos em Cristo, rogamos a vós pelo amor de Deus, da bem-aventurada sempre Virgem Maria, de nosso Pai São Francisco, de todos os Santos, admitir-nos à Profissão dos votos perpétuos na Ordem, para fazermos penitência, emendarmos a nossa vida e servirmos fielmente a Deus até a morte. Também pedimos perdão de todas as faltas cometidas durante o tempo da provação e rogamos que vos lembreis de nós em vossas preces para que com a graça de Deus possamos ser fiéis ao ideal de vida franciscana que com a graça de Deus nos propusemos abraçar”. Eles ouviram, então, a resposta: “Demos graças a Deus!”
Frei Jorge brincou com eles, dizendo que também estava um pouco tenso por ser a sua primeira vez como guardião a acolher o pedido de profissã solene. Disse que era uma alegria acolhê-los. “É Deus que vos inspirou. É Cristo que vos chama. É Francisco de Assis que continua atraindo seguidores de Jesus Cristo. Vocês já caminharam na Ordem dos Frades Menores alguns anos, com certeza já viveram muitas alegrias, superaram muitas dificuldades, mas acima de tudo cultivaram e cultivam o sonho de serem felizes como franciscanos. Vocês pediram pelo amor de Deus e intercessão dos santos. É Deus a fonte de nossa vida consagrada. Vivam a partir desse amor. Entreguem-se a partir desse amor. Vocês pediram para serem admitidos à profissão dos votos perpétuos na Ordem para fazer penitência e servir a Deus até a morte. Que vocês possam ser fiéis a esse compromisso que vão assumir amanhã. Contem com as orações de toda a Fraternidade”, exortou Frei Jorge.
Na verdade esses jovens frades já tinham sido aprovados para a profissão solene pelo nosso Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel, pelos membros do Governo Provincial, pela equipe de formação desta etapa de Teologia e também pelos confrades que se posicionaram a partir do pedido que fizeram de professar solenemente na Ordem dos Frades Menores. Mas faz parte do ritual esse pedido à Fraternidade, que também é sua formadora, entre eles o mestre Frei Marcos Andrade, que conviveu com eles e que vai continuar vivendo.
A celebração começa amanhã, às 10 horas, na Paróquia do Sagrado.