Postulantado acolhe oito jovens em Viana
31/07/2024
Em uma celebração simples com sua maneira própria de comunicar a atualidade do carisma franciscano, oito novos aspirantes foram admitidos no postulantado, nesta quarta-feira, 31 de julho, na Fraternidade Franciscana da Porciúncula, em Viana, município angolano pertencente à Província de Luanda.
Os novos postulantes são: Afonso David Morais Tati, Antônio Vatuasisua Júnior, Arão Fernando Mucanda, Daniel Henriques Albino, Faustino Adriano Miranda, José Ndumbo Jau, Luciano Maurício André e Pedro Avelino Nunes. Eles farão a experiência de um ano no Postulantado em preparação para o Noviciado São José, na Fraternidade Santo António, em Quibala, localizado na Província de Cuanza Sul, Angola.
Segundo as Constituições Gerais da Ordem dos Frades Menores, a formação inicial à vida religiosa franciscana é feita em três etapas: Postulantado, Noviciado e Tempo de Profissão temporária: “O Postulantado é o período durante o qual o candidato pede para abraçar nossa vida, com a intenção de preparar-se convenientemente para o Noviciado; e a Fraternidade provincial, depois de oportuno e recíproco conhecimento, amadurece sua resposta sobre a admissão dele ao Noviciado”, define o documento.
Frei Ivair Bueno de Carvalho, presidente da Fundação Franciscana da Imaculada Mãe de Deus de Angola (FIMDA), acolheu os jovens em nome de Frei Paulo Roberto Pereira, Ministro provincial da Província da Imaculada Conceição do Brasil. Todos se reuniram no pátio da fraternidade para a Santa Missa, presidida pelo Frei Ermelindo Francisco Bambi, guardião, e concelebrada pelo Frei Jeffersom Max Nunes Maciel, mestre, e Frei Miguel Tchiteculo Tchindjombo Filipe, orientador da Fraternidade Seminário Monte Alverne, de Malange, Angola. Também participaram do momento celebrativo outros frades, seminaristas e vocacionados.
Após a proclamação do Santo Evangelho, Frei Ivair fez a leitura da mensagem enviada pelo Ministro provincial.
Dirigindo-se aos postulantes, o Presidente da Fundação valorizou a importância do momento para os jovens que se preparam para iniciar a caminhada religiosa na Ordem dos Frades Menores. “Pertencer a uma família é uma dádiva, e hoje, ao receber o Tau, símbolo em nossa espiritualidade, vocês são marcados como pertencentes a uma família, a Família dos Frades Menores. Com a ajuda de Deus, após este tempo de Postulantado, marcados pelo Tau, no próximo ano, vocês receberão o hábito, expressão da renúncia e a disposição para viver uma vida em solidariedade com os pobres, sem nada de próprio, assumindo votos religiosos. Como postulantes, devem colocar na mente que hoje, pelo sim que vocês dão, já antecipam para si o compromisso que assumirão com a profissão de ser Frades Menores, frades da penitência. Na vida religiosa franciscana, não se deve fazer o que se quer, mas o que deve ser feito e, isso, sem postergar para o amanhã”, salientou.
O frade ainda destacou alguns dos pontos fundamentais na vida do Frade Menor, compostos pela entrega total a Deus; pelo seguimento de Nosso Senhor Jesus Cristo; pela minoridade; pela vida em fraternidade, oração e penitência; e pela inserção na vida na Igreja. Concluindo sua fala, Frei Ivair disse que a Ordem dos Frades Menores é uma família concreta, que vive em fraternidade, e não uma família etérea. “Portanto, como família, que vive em fraternidade, o Reino dos Céus começa aqui, no Postulantado de Viana”, concluiu.
No final da celebração, Frei Ermelindo agradeceu a presença de todos. Para os postulantes, ele desejou as boas-vindas. “Esta é a vossa casa, o que fizerdes aqui, refletirá em vós mesmos”. E concluiu agradecendo à Província pela confiança dos cuidados com os postulantes. “Que o Senhor, pela intercessão de São Francisco e Santo Inácio, lhes conceda a graça da perseverança”, disse abençoando os jovens.
Texto e fotos: Frei Nascimento Hebo, Frei Afonso Kalei e seminarista Mariano.