Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

O novo livro de Anselm Grün entre os lançamentos

22/01/2015

Notícias

A Editora Vozes apresenta seus últimos lançamentos.

humildadeHumildade e Experiência de Deus

Anselm Grün

Observando os escritos dos monges antigos, encontramos inúmeras vezes a palavra humildade como uma espécie de sinônimo da expressão experiência de Deus. No monacato antigo, todos os autores cantavam louvores à humildade, como a vitória sobre as paixões e os vícios. Hoje quase não se fala da humildade e muito se fala da experiência de Deus. Mas, na verdade, os dois conceitos são inseparáveis. Assim, só entendemos corretamente o conceito de experiência de Deus se o pronunciamos no mesmo sentido de humildade. O orgulhoso não consegue experimentar Deus, só consegue falar sobre Deus. Quem experimenta Deus, experimenta, ao mesmo tempo, sua própria fraqueza e falibilidade, experimenta a si mesmo em sua humilitas, em sua própria inferioridade.

Na obra Humildade e Experiência de Deus Anselm Grün apresenta os efeitos da humildade e demonstra como podemos alcançá-la. Assim, a sabedoria dos monges antigos pode ajudar-nos a encontrar a nós mesmos e vivenciar Deus.

Anselm Grün OSB, doutor em teologia, nascido em 1945, é despenseiro na Abadia de Münsterschwarzach e guia de meditação. Seus livros são divulgados pelo mundo, chegando a milhões de cópias vendidas. Há décadas vem se dedicando a refletir e escrever sobre as questões fundamentais da vida, das relações humanas, dos desafios que nos convidam a amadurecer e abrir nossa alma para encontrar sua verdadeira natureza e perceber Deus nas coisas aparentemente simples. Inspira-se na tradução monástica e cristã, e recorre também à psicologia e às demais ciências para ajudar as pessoas a compreender melhor sua vida e diminuir a complexidade dos problemas que a vida moderna nos impõe enfrentar. Tem a habilidade de falar com clareza, e expressar aquilo que muitos não conseguem formular em palavras. É autor de dezenas de obras publicadas no Brasil pela Editora Vozes.

Nº DE PÁGINAS: 80

a-essencia-1A essência da filosofia (Textos Filosóficos)

Wilhelm Dilthey

O conceito da filosofia, exatamente como o conceito da arte, da religiosidade ou do direito, só pode ser encontrado na medida em que são derivadas as relações entre as características que constituem o conceito. Neste caso, já se pressupõe uma decisão sobre quais estados de fato precisam ser designados como filosofia. Essa decisão, contudo, só pode ser levada a termo pelo pensamento se ele já estiver de posse das características que são suficientes para fixar junto aos estados de fato o caráter da filosofia. Assim, já parece ser preciso saber o que é a filosofia, caso se comece com a formação desse conceito por fatos.

A presente seleção de textos para o livro A Essência da filosofia elucida as linhas fundamentais, que Dilthey esboçou no escrito homônimo de 1907, a partir de partes oriundas do volume 1 do Introdução às ciências humanas (1883) e de fragmentos póstumos dos anos de 1880 e 1889, que foram dedicados ao prosseguimento da obra capital sistemática. Eles atestam a continuidade do plano de uma “crítica da razão histórica”.

Wilhelm Dilthey (1833 – 1911) foi um filósofo alemão. É reconhecido sobretudo por suas distinções entre ciências naturais e ciências humanas. Enquanto a tarefa primordial daquelas é alcançar explicações baseadas em leis, a tarefa essencial das ciências humanas é compreender a vida humana e a história. O objetivo de  Dilthey era ampliar a Crítica da Razão Pura de Kant, essencialmente cognitiva, para uma Crítica da Razão Histórica que pudesse fazer justiça ao sentido pleno da experiência em si. A filosofia de Dilthey exerceu influência em pensadores do século vinte, especialmente Ortega, Heidegger, Gadamer e Ricoeur.

Nº DE PÁGINAS: 192
Edição de bolso

Nº DE PÁGINAS: 224

redescobrindoRedescobrindo a vida –
desperte para a realidade

Anthony de Mello

Esta obra procura despertar em cada um de nós a beleza da experiência humana e nos convida a encontrar o significado mais profundo de nossa vida. Antony de Mello oferece uma nova maneira de olhar o mundo e Deus que irá transformar nossa vida, por meio de superação dos desejos, das programações mentais e das crenças que costumam condicionar nossa liberdade. Segundo o autor: “Tornar-se consciente da natureza tortuosa e habitual dos nossos pensamentos limitantes nos permite encontrar soluções simples que nos libertam de sentimentos e isolamento, raiva, tristeza e depressão.”

O autor é considerado um grande escritor espiritual e neste livro, que tem como temática a redescoberta da vida, oferece uma oportunidade para quem quer encontrar um novo significado para a vida e aprender a conquistar a paz e a felicidade permanente em seu interior.

Anthony de Mello foi o mais importante escritor espiritual do século XX. Seus livros incluindo Song of the Bird, Sadhana e o besteselling internacional Awareness  são considerados por muitos como alguns dos ensinamentos espirituais mais influentes dos últimos 50 anos.

Nº DE PÁGINAS: 120

 

vigiarVigiar e Punir –
Nascimento da prisão

Michel Foucault

Vigiar e Punir já se tornou uma obra clássica sobre a evolução histórica da legislação penal e os respectivos métodos e meios coercitivos e punitivos adotados pelo poder público na repressão da delinquência, desde os séculos passados até as modernas instituições correcionais. Esta edição traz, além da revisão da obra, uma nova capa mais atual e moderna.

Como um estudo científico, fartamente documentado, o livro aborda o grave problema que a sociedade e as autoridades públicas sempre tiveram de enfrentar: a criminalidade.

Desde tempos remotos se organizou um sistema judiciário e coercitivo, julgado necessário e adequado para a defesa dos direitos privados e públicos, punindo de várias maneiras aqueles que eram considerados injustos agressores. Cada época – documenta o autor – criou suas próprias leis penais, instituindo e usando os mais variados processos punitivos, que vão da terrivelmente macabra violência física ao uso dos institutos penitenciários modernos.

Vigiar e Punir teve enorme impacto sobre o modo de pensar e fazer política social no Ocidente. E este estudo afirmou-se desde sua publicação original em 1975 como uma obra de referência na compreensão da criminalidade e da delinqüência em confronto com a repressão e a punição.

Michel Foucault nasceu em Poitiers em 1926. Formado em Filosofia e Psicopatologia, sua fama vem, sobretudo do livro “As palavras e as coisas (1966)”, ensaio de uma epistemologia das ciências sociais. Como titular da Cadeira de Sistemas de Pensamento no Collège de France, Michel Foucault desenvolveu uma investigação sobre a estrutura das instituições judiciais e penitenciárias na época moderna; uma etapa deste trabalho é seu livro “Eu, Pierre Rivière, tendo degolado minha mãe, minha irmã e meu irmão… (1973)”. Morreu em Paris, no dia 25 de junho de 1984, aos 57 anos.

Nº DE PÁGINAS: 328