Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

O lado bom da tentação

20/02/2015

Notícias

Frei Gustavo Medella

Jesus é conduzido para o deserto pelo Espírito e ali permanece durante quarenta dias, sendo tentado por Satanás. É o que nos conta o Evangelho de Marcos 1,12-15, que faz parte da liturgia deste primeiro domingo da Quaresma. O texto de Marcos é mais enxuto e não especifica a que tentações Jesus foi submetido. No entanto, abre uma importante porta de reflexão para nos debruçarmos sobre este tema que marca profundamente a condição humana.

O que significa a tentação em nossa vida diária? Se, por um lado, trata-se de uma ameaça através da qual podemos colocar tudo a perder, por outro é uma ocasião de nos tornarmos mais fortes e determinados nas escolhas que abraçamos. A tentação é uma oportunidade importante de entrarmos em diálogo sincero com nossos desejos, anseios, medos e inseguranças. Sem máscaras, sem fingimento, olharmos para nossas forças e fraquezas, reconhecendo-nos necessitados do auxílio de Deus, aquele que tem o poder de iluminar os nossos passos.

Normalmente, a tentação aparece nos momentos de crise, quando nossas forças estão abaladas, quando experimentamos a solidão e a secura do deserto, os ventos e solavancos de um mar agitado. Assim como os imprevistos do tempo, ela pode ou não enviar um avido prévio, seja no casamento, no trabalho, na vida de fé. Se pensarmos na realidade da árvore, o vento que balança seus galhos e o tronco pode ser comparado a uma tentação, que ameaça derrubá-la mas, por outro lado, faz com que ela também aprofunde suas raízes, adquirindo mais força e solidez.

É nos momentos de tentação que necessitamos reforçar a nossa confiança em Deus, aprofundar nossas raízes existenciais. É justamente nestas horas que devemos cantar com o poeta: “Navegar é preciso!”

Ao ser tentado no deserto, Jesus nos ensina que a tentação de fato existe. No entanto, diante dela não devemos nos amedrontar. A tentação não deve ser temida, negada, evitada ou reprimida, mas precisa ser superada. E é com a força de Deus que seremos capazes de dar estes passos necessários para o nosso crescimento humano e espiritual.