“O Cristo Redentor é também a casa dos franciscanos” diz Frei Gustavo no Corcovado
02/10/2023
Família Franciscana do Estado do Rio de Janeiro realiza primeira Caminhada Franciscana no Cristo Redentor
Neste último sábado, 30 de setembro, às vésperas do Tríduo em preparação à Solenidade do Seráfico Pai São Francisco, a Família Franciscana do Estado do Rio de Janeiro realizou uma Caminhada no Cristo Redentor.
O dia estava clareando e os frades, irmãs e irmãos de várias localidades do Estado fluminense se reuniram no Centro de Visitantes das Paineiras, local em que os peregrinos e turistas embarcam no transporte oficial para chegarem no topo do Corcovado. Nesse início de manhã seria um pouco diferente! Pela primeira vez, a Família Franciscana iria caminhar os quilômetros finais de um dos mais importantes símbolos nacionais numa reafirmação da identidade de seu carisma na promoção da paz e na defesa da criação.
Durante o percurso da caminhada, mesmo o terreno íngreme não tirou a animação dos franciscanos e franciscanas. Guiados pela imagem de São Francisco, os caminhantes trilharam a jornada do Corcovado com muita oração, cantos e reflexões. Ladeados pela bela Floresta do Parque Nacional da Tijuca puderam refletir, de modo muito especial, sobre as criaturas de Deus que formam a nossa Casa Comum.
Ao chegar nas escadarias, próxima ao Santuário, a imagem de São Francisco foi levada pelos franciscanos com uma ajuda especial. O argentino Pablo Anibal Cardoso, que é colaborador e morador do Cristo Redentor, já aguardava a chegada da família franciscana. Ele logo veio ao encontro do carro de apoio e ajudou a levar o andor com a imagem até a estátua do Cristo Redentor.
Aos pés do Cristo, o grupo se reuniu para uma oração que foi conduzida pelos frades das três obediências da Ordem Primeira: Capuchinhos, Conventuais e Menores. Também participou deste momento de oração, religiosas e membros da Ordem Franciscana Secular. A oração refletiu sobre o Tempo da Criação e sobre o Sínodo que irá iniciar em Roma no dia de São Francisco, 04 de outubro, tendo como tema a “Sinodalidade”.
Antes da Bênção final, Frei Gustavo Medella, um dos organizadores da Caminhada, agradeceu a presença de todos e externou sua profunda gratidão a toda a Equipe do Santuário Cristo Redentor que possibilitou e ajudou na realização deste evento. E transmitiu à Família Franciscana uma mensagem do Reitor do Santuário, Padre Omar: “Frei Gustavo, diga a todos que o Cristo Redentor é também a casa dos franciscanos”; por fim, concluiu: “e como é bom podermos estar em casa!”
Agradecendo ao Cristo pelas tantas bênçãos e graças, a Família Franciscana desce do Morro do Corcovado feliz e agradecida para celebrar nos próximos dias a Solenidade de São Francisco e poder levar a cada Fraternidade a força do carisma franciscano de Paz e de Bem!
Frei João Manoel Zechinatto