Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

O belo dia das Primícias de Frei Robson

30/10/2016

Notícias

Moacir Beggo

Fernando Machado (SC) – O domingo, 30 de outubro, amanheceu com um sol radiante, céu azul e um clima agradável. Tudo colaborou para que a celebração da Primeira Missa de Frei Robson Luiz Scudela fosse um momento envolvente e marcante na pequena Comunidade de Fernando Machado (SC). De fato, ao chegar à capela da Padroeira Santana, notava-se a alegria e a vibração dos fiéis, amigos e confrades que lá estavam. A Missa iniciou-se às 10 horas e transcorreu num clima de bastante tranquilidade.

No início da celebração, Frei Diego Melo recordou alguns momentos importantes da vida do neo-sacerdote nesta Comunidade, apresentando alguns objetos que foram guardados pela família, como a roupinha que Frei Robson usou no dia de seu batismo; a foto da família; e o carrinho de madeira, feito pelo seu nono, que o pequeno Robson usava para brincar na sua simplicidade, e a vela da profissão solene. “Na infância pura e simples da cidade do interior, Frei Robson foi descobrindo o chamado de Deus”, explicou Frei Diego.

Como de praxe na Província da Imaculada Conceição, foi escolhido um pregador para a ocasião. Frei Pedro da Silva, amigo e confrade de Frei Robson, foi quem proferiu a homilia. Partindo das leituras do domingo, especialmente do Evangelho de Zaqueu, Frei Pedro situou esse momento histórico na vida de Frei Robson com o encerramento do mês missionário, com o encerramento do Ano Santo Jubilar, com o início do Ano Mariano.

missa_301016_2

“Celebras essa primeira Missa aos pés da Mãe Padroeira Santana. Diz um pensamento que cada vocação vem do coração de Deus, mas passa  pelo coração de mãe. E através desse coração de mãe que você é entregue para Igreja e para o serviço do reino de Deus.

“Celebras sua primeira Missa neste final de mês missionário. Um coração missionário é um ser que almeja ir longe, segundo o convite do Senhor. Você fez essa experiência em Angola e de lá trouxe com certeza muitas lições. Mas um coração missionário começa também por abraçar quem está perto. É ali que acontece a missão de cada dia. Dom Odelir disse uma frase que me tocou muito quando ele assumiu seu ministério nesta Diocese. ‘A missão é feita pelos pés dos que partem; a missão é feita pelos joelhos dos que rezam; a missão é feita pelas mãos que sabem servir o seu semelhante’.

missa_301016_4

“Celebras sua Missa hoje no início do Mês Mariano no Brasil. 300 anos do encontro da imagem de nossa Mãe Aparecida. Dela recordamos como a cheia de graça. E se tornou muito sensível ao seu povo, aos seus irmãos e partiu em missão. Porque quem é de Deus é muito sensível ao povo de Deus. Seja uma pessoa de Deus e por isso uma pessoa muito sensível ao coração do seu povo.

“Celebras a tua primeira Missa já no final do Ano Santo Jubilar da Misericórdia. Deverás ser um sinal da Misericórdia de Deus”.

Frei Pedro também falou como deve ser a missão de um sacerdote:

“O sacerdote deve ser um homem com os olhos voltados para o alto. O sacerdote voltado para o alto deverá lembrar que a sua missão vem da força de Deus. Ele é a razão e o sentido de sua missão.

“O Sacerdote deve ser um homem do povo, que é capaz de descer às profundezas do coração de seus irmãos e de suas irmãs. Assim como fez Jesus. Profundamente misericordioso e sensível às necessidades de seus irmãos e dos seus semelhantes.

“O sacerdote deve ser um Pastor. Cercado de muitas fraquezas e por isso mesmo capaz de compadecer das fraquezas de seus irmãos e das suas irmãs. Deverá ser, sobretudo, aquele que ensina, mas está ciente de que sempre deverá estar aprendendo.

“O Sacerdote deverá ser aquele que fala, mas mais do que falar, deverá saber escutar. Sendo aquele que evangeliza, mas, sobretudo, deixando-se evangelizar.

missa_301016_3

“O sacerdote deverá ser um pastor que esteja sempre no meio do seu povo, para que apareça sempre a figura de Cristo, o Bom Pastor da humanidade”, ensinou.

No final, lembrou o carinho com que São Francisco tinha pelos sacerdotes e citou um texto inspirador do santo: “Considerai a vossa dignidade, irmãos sacerdotes, e sede santos, porque Ele é santo (cf. Lv 19,2). E assim como o Senhor Deus vos honrou acima de todos por causa deste ministério, de igual modo também vós amai-o, reverenciai-o e honrai-o acima de todos. Grande miséria e fraqueza digna de comiseração, quando o tendes assim presente e vos preocupais com qualquer outra coisa em todo o mundo. Pasme o homem todo, estremeça o mundo inteiro, e exulte o céu, quando sobre o altar, nas mãos do sacerdote, está o Cristo, o Filho de Deus vivo!”

No final da celebração, Frei Alcides Cella e um grupo de casais explicaram o trabalho vocacional que é feito na Paróquia de Coronel Freitas. O coordenador da comunidade, Evandro, agradeceu a todos pela presença e pelo envolvimento da comunidade na ordenação presbiteral.

missa_301016_5

Frei Robson voltou a agradecer a comunidade, a família, a Província, especialmente aos formadores. “A cada um que se fez presente e que tem uma história para estar aqui. E não é fácil sair de casa, largar todas as coisas que se tem para fazer, para estar aqui. Eu imagino o sacrifício de comunidades vizinhas e distantes que fizeram para participarem deste momento. Que bom podermos celebrar juntos! Deus vos recompense e não se esqueçam de mim em vossas orações. Repito aquilo que disse ontem à noite: ‘Sejam vocês os primeiros a me mostrarem o caminho, sejam os primeiros a me chamarem a atenção quando for necessário, sejam vocês os primeiros a comunicarem Deus através de vossas vidas. Muito obrigado'”, completou.

Frei Robson Scudela exerce seu trabalho evangelizador no Seminário São Francisco de Assis, em Ituporanga, de onde vieram dois ônibus para participar de sua festa.