O abraço às famílias enlutadas vem de Ituporanga nesta quarta
13/05/2020
São Paulo (SP) – No quarto dia da “Celebração do Abraço e da Esperança”, nesta quarta-feira (13/05), a Fraternidade Franciscana Santo Estêvão, de Ituporanga (SC), reuniu-se nesta noite para levar um pouco de consolo, paz e esperança às famílias enlutadas que praticamente nem puderam se despedir de seus entes queridos em meio à pandemia do coronavírus que assola nosso país. Para se ter uma ideia, neste dia, o Brasil atingiu a marca de 185.568 infectados e 13.010 mortes. Nesta celebração foram lembrados os falecimentos de D. Wanda Loeiro, de São Paulo, e de Luciano Figueiredo, de São Gonçalo (RJ).
O pároco e guardião Frei Evandro Balestrin presidiu a celebração on line pela TVFranciscanos com seus confrades: Frei Rafael Spricigo, Frei Fabiano Kessin, Frei Marcos Prado dos Santos e Frei Valdemar Schweitzer. Para ele, era um momento de se unir a todos os familiares enlutados num momento tão doloroso, onde nem uma celebração digna é possível por causa da situação sanitária.
“O intuito nosso é de nos aproximarmos de vocês – os familiares de D. Wanda e os familiares de Luciano, que foi sepultado hoje – e, com certeza, podermos nos abraçarmos na fé de Jesus Cristo, porque é Ele o Pastor, é Ele que nos conduz, é Ele que nos carrega no colo, é Ele que faz descansar nas águas repousantes. É Jesus que conduz a nossa vida”, disse Frei Evandro, referindo ao Evangelho do Bom Pastor, do 4º domingo de Páscoa.
“Este Evangelho simboliza esse Cristo que está vivo e presente no nosso meio, conduzindo-nos para a plenitude da vida”, observou. “Para quem não acredita, a morte talvez seja muito dolorosa. Mas para quem acredita, quem tem fé, como nos ensina o livro da Sabedora, essa vida não termina com a morte, porque ela nos conduz à plenitude da Ressurreição. Para quem crê, a vida não é tirada, mas é transformada”, refletiu.
Segundo Frei Evandro, diante dessa realidade de dor e sofrimento, não tem como fugirmos. “É um sentimento que toma conta da gente quando perdemos ou deixamos de ter alguém ao nosso lado, um ente querido, uma pessoa que faz parte da nossa vida e da nossa caminhada. E como isso dói no coração e na vida da gente!”, exclamou.
“Mesmo que não tenhamos conhecido D. Wanda e o Luciano, hoje tenho certeza que os conhecemos a partir da fé, a partir da oração, porque em Jesus Cristo somos todos irmãos. E por isso nós gostaríamos, como Fraternidade, de abraçá-los, já que através da fé podemos abraçar a cada um neste momento de dor”, consolou.
“Quem ama quer a felicidade. Tenho certeza que D. Wanda quer ver seus familiares tocando a vida adiante, na força e na fé. Todos os familiares de Luciano, esposa e filhos, também querem que vocês toquem a vida adiante. Depositem a confiança Naquele que está ao lado, Naquele que nos protege e Naquele que nos leva repousar em águas tranquilas, da paz plena, que é Jesus Cristo. Ele é a porta e é por ele que passamos”, concluiu, transmitindo um abraço fraternal a todos os familiares.
Depois das preces, Frei Evandro fez a Oração de Encomendação e concluiu a celebração a bênção final.
A Celebração do Abraço e da Esperança está sendo realizada durante toda a semana em diversas paróquias e conventos da Província e transmitida através da TVFranciscanos. Para enviar as intenções, mande uma mensagem de WhatsApp para (11) 97693-2430. Neste número, é possível enviar a foto de seu amigo ou familiar falecido, com nome completo, local e data de nascimento e falecimento.
Confira abaixo o dia, horário e local das próximas transmissões:
DIA DA SEMANA | FRATERNIDADE | HORÁRIO |
QUINTA | Paróquia São Pedro Apóstolo (Pato Branco, PR) | 20h30 |
SEXTA | Paróquia Santa Inês (Balneário Camboriú, SC) | 20h30 |
SÁBADO | Convento da Penha (Vila Velha, ES) | 17h00 |