Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Ministro Geral será eleito nesta quarta-feira

20/05/2013

Notícias

ofm

papa
Constituições Gerais – Artigo 201, parágrafo 1º
Se o cargo de Ministro Geral vagar fora do Capítulo, antes da festa de Pentecostes do ano que precede ao Capítulo Geral, a eleição do novo Ministro Geral, para completar o sexênio, será feita pelos presidentes e vice-presidentes das Conferências de Ministros Provinciais, junto com o Definitório Geral, convocado pelo Vigário Geral, e reunidos colegialmente dentro de dois meses a contar da vacância.

Por Moacir Beggo

A Ordem dos Frades Menores terá um novo Ministro Geral no próximo dia 22 de maio. Ele se tornará o 120º sucessor de São Francisco de Assis, já que o Ministro Geral Frei José Rodríguez Carballo foi nomeado pelo Papa Francisco secretário da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica.

A convocação para eleição foi feita pelo Vigário Geral Frei Michael Perry, que responde pela Ordem até a eleição do novo Geral. O Ministro Provincial Frei Fidêncio Vanboemmel, como vice-presidente da Conferência Brasileira dos Frades Menores, participa da eleição e fala de sua expectativa para esta eleição: “Vamos eleger um irmão da Ordem que termine o mandato do atual Governo da Ordem que vai até Pentecostes de 2015. Nesse sentido, penso ser de fundamental importância que este Irmão Ministro, que será eleito no dia 22 de maio, dê continuidade às decisões e proposições do último Capítulo Geral  (“Portadores do Dom do Evangelho”) e também que, a partir do próximo Conselho Plenário da Ordem, que será em novembro de 2013, na Polônia, inicie o processo de preparação ao Capítulo Geral de 2015”, explica o Ministro Provincial. No dia 21, os frades votantes estarão reunidos em retiro.

Para Frei Fidêncio, o momento não poderia ser mais provocador para a Ordem: “Que este Ministro entusiasme todos os irmãos da Ordem a viverem com alegria a vocação franciscana e a missão evangelizadora da Ordem, na Igreja e no mundo. Muito nos orgulhamos com o nome do atual Papa: Francisco! Penso que todos nós, Frades Menores, em sintonia com o novo Ministro Geral, estamos sendo provocados pelo Papa a dar maior visibilidade ao nosso Carisma e Missão no mundo de hoje”.

Oração para o discernimento e a eleição do novo Ministro Geral
Senhor Jesus Cristo, que nos chamaste, como São Francisco de Assis, a viver o Evangelho em fraternidade, na missão e no serviço aos pobres e aos marginalizados, em comunhão com a Igreja, te pedimos que infundas o teu Espírito sobre aquele que, seguindo o teu exemplo, dedique a sua vida no serviço de Ministro Geral da Ordem, com zelo e segundo o teu coração, e como sinal de vida doada no amor.
Agradecemos-te pelo irmão José, nosso ex-Ministro Geral, pelo seu fiel serviço à Ordem dos Frades Menores, à Igreja e ao mundo. Pedimos-te que dês a ele a graça necessária para desenvolver o seu novo ministério apostólico.
Pedimos-te, Senhor Jesus, em união com o Pai, que infundas o Espírito Santo sobre a Ordem dos Frades Menores, particularmente neste período de eleição do novo Ministro Geral. Acompanha com a tua divina sabedoria e inteligência o discernimento e as decisões da fraternidade.
Santíssima Trindade, concede ao novo Ministro Geral, que já escolheste, santidade e força para que desempenhe com dedicação o seu ministério e a sua missão. A tua Palavra reine soberana na sua vida, e com suas palavras e ações, possa orientar a Ordem a Ti, que és o Bem, todo Bem, o sumo Bem.
Continua a abençoar e a guiar a Ordem dos Frades Menores, para que todos possamos cumprir teu santo e verdadeiro mandamento.
A Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe de Deus, interceda por nós agora e nos séculos dos séculos. Amém.

A Conferência Brasileira tem como presidente Frei João Inácio Müller, Provincial da Província São Francisco de Assis, no Rio Grande do Sul, que também participa da eleição. Além da Conferência Brasileira, mais treze Conferências estarão representadas além da Custódia da Terra Santa, a saber: Conferência Italiana, Hispano-lusitana, Transalpina, Cone Sul, Bolivariana, Ásia Oriental, Ásia Meridional, Austrália e Oceania, Anglofônica, Africana, México e América Central, países Eslávicos do Sul e países Eslávicos do Norte.

A Ordem dos Frades Menores está presente em 110 países, organizada em 103 províncias, 8 custódias autônomas, 14 custódias dependentes, 1 Federação e 20 Fundações. As Províncias e Custódias Autônomas são governadas, respectivamente, pelo Ministro Provincial e seu Definitório ou pelo Custódio e seu Conselho, eleitos pelo Capítulo Provincial ou Custodial. As Províncias de uma ou mais áreas geográficas formam uma Conferência. Na Ordem dos Frades Menores as Conferências de Ministro Provinciais somam 14.

A Ordem dos Frades Menores está constituída por cerca de 15 mil frades que, incorporados nas Províncias e nas Custódias, são governados pelo Ministro Geral com seu Definitório (Conselho). A Regra dos Frades Menores, confirmada pelo Papa Honório III (1223), é o fundamento da vida e da legislação da Ordem.

Frei José Carballo  foi eleito Ministro Geral no dia 5 de junho de 2003 e, em 4 de junho de 2009, foi reeleito para mais seis anos. Ele foi nomeado pelo Papa Francisco para o novo cargo no dia 6 de abril último. Frei José será ordenado arcebispo no dia 18 de maio, véspera de Pentecostes. Espanhol, ele será ordenado pelo Secretário de Estado do Vaticano, Tarcísio Bertone, no santuário de Santiago de Compostela, na Espanha.