Noviços fazem o pedido de profissão à Fraternidade
04/01/2015
Rodeio (SC) – A celebração da Primeira Profissão de catorze noviços na Província Franciscana da Imaculada Conceição já começou neste domingo, dia 4 de janeiro, no Noviciado São José de Rodeio (SC). Durante as orações antes do almoço, os professandos fizeram o pedido à Fraternidade do Noviciado de ingresso temporário na Ordem dos Frades Menores. Também estavam presentes o Definidor Frei Germano Guesser e o presidente da Fundação Imaculada Mãe de Deus, Frei José Antônio dos Santos.
O guardião Frei Valdir Laurentino presidiu este momento celebrativo e também abençoou os hábitos que os noviços vestirão a partir de agora. Isso porque, quando o noviço ingressa no Noviciado, ele veste um hábito ‘provisório’, adaptado para este início na vida religiosa franciscana.
O pedido da Primeira Profissão foi feito no refeitório do Noviciado pelos jovens, Frei Angelo Fernandes Baratella, Frei David Belineli, Frei Erick de Araújo Lazaro, Frei Heberti Senra Inácio, Frei Leandro Ferreira Silva, Frei Raoni Freitas da Silva, Frei Samuel Santos Soares, Frei Alberto André António, Frei Crisóstomo Pinto Ngala, Frei Diogo da Silva Filipe, Frei Gabriel Sapalo Chico, Frei Honorato Salvador Gaspar Gabriel, Frei Paulino Kamussamba Sopindi e Frei Victorino Chico Tchimuku. Nesta segunda, eles professarão nas mãos do Ministro Provincial Frei Fidêncio Vanboemmel.
Na celebração deste domingo, Frei Valdir perguntou aos professandos: “Caros irmãos noviços, qual é o vosso desejo?”. Eles responderam juntos: “Caríssimo irmão em Cristo, rogamos a vós por amor de Deus, da bem-aventurada Virgem Maria, de nosso Pai São Francisco e de todos os Santos, que vos digneis admitir-nos à Ordem Seráfica pela profissão dos votos temporários, para fazermos penitência, emendarmos a nossa vida e servirmos fielmente a Deus até a morte. E ao mesmo tempo, pedimos perdão de todas as faltas cometidas durante o ano de Noviciado. Declaramos estar cientes das obrigações que nos impõem os votos e a santa Regra, e prometemos observá-los fielmente. Finalmente, solicitamos as orações desta Fraternidade pela nossa perseverança na vocação”. Eles ouviram, então, a resposta: “Demos graças a Deus!”
É importante destacar que esses noviços já tinham sido aprovados pelo Mestre Frei Samuel Ferreira de Lima, pela Fraternidade e pelo Governo Provincial para fazerem a Primeira Profissão, mas a celebração fez parte de um ritual simbólico e próprio da Ordem Franciscana. Como disse Frei Valdir, depois de um “ano de provação”, os noviços chegavam a este momento tão especial na caminhada religiosa e isso era um motivo de muita alegria para a Fraternidade. “É um momento de render graças a Deus”, festejou o também vice-mestre Frei Valdir, que pediu as orações da Fraternidade pela perseverança desses jovens e também as orações deles para o Noviciado. Depois, Frei Samuel entregou a cada um o novo hábito que será usado nesta segunda-feira, dia 5 de janeiro, durante a celebração eucarística às 20 horas, na Igreja São Francisco de Assis, em Rodeio (SC).
Entre os professandos, sete são noviços brasileiros e sete são noviços angolanos da Fundação Imaculada Mãe de Deus. Desta turma de noviços, Frei Adriano César é noviço da Fundação Franciscana de Nossa Senhora de Fátima, com sede em Uberlândia (MG), e fará a profissão temporária no dia 11 de janeiro, às 10 horas, na Igreja Nossa Senhora de Fátima, na sede da Fundação.
Comunicação da Província da Imaculada Conceição