Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Mensagem do Ministro Provincial para o Natal

21/12/2012

Notícias

“GLÓRIA A DEUS NAS ALTURAS E PAZ NA TERRA AOS HOMENS POR ELE AMADOS”

(Lc 2,14)

Este pequeno hino, proclamado solenemente pelos anjos na noite do Natal aos pobres pastores que apascentavam suas ovelhas nos campos de Belém, curiosamente vem repetido pelo evangelista São Lucas no relato da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém: “Bendito o Rei que vem em nome do Senhor: paz no céu e glória nas alturas” (Lc 19,38).
Se outrora a Sagrada Família de Nazaré hospedou-se nos campos de Belém, isto é, na periferia, pois não havia lugar para eles nas hospedarias de Jerusalém, este mesmo povo pobre, fazendo eco ao cantar dos anjos na noite do Natal, canta o hino de entronização do Verbo Encarnado na Cidade Santa para o mistério da Paixão. E o que aconteceu? Mais uma vez a recusa e frieza e corações empedernidos que tudo fizeram para sufocar o Hino de Deus, dos Anjos e dos homens e mulheres de boa vontade.

Este hino é anúncio salvífico de que o Príncipe da Paz entra na história da humanidade para oferecer a salvação a todos os homens e mulheres que se deixam amar pelo Amor originário: foi Ele que nos amou por primeiro!

Francisco de Assis, ao celebrar o mistério do Natal no povoado de Greccio, nada mais quis senão fazer ecoar naquela noite o mesmo hino do mistério da plenitude de Jesus Cristo: “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por ele amados”. E no ecoar deste hino desejava “ressuscitar o Menino Jesus que estava dormindo no esquecimento de muitos corações” (1Cel 86).

A todos os homens e mulheres por Ele amados, desejo os votos de um Feliz Natal e a bênção bíblica de São Francisco para Ano Novo!

Frei Fidêncio Vanboemmel, OFM
Ministro Provincial