Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Noviços angolanos fazem a Primeira Profissão

13/03/2013

Notícias

Moacir Beggo

Depois de um ano de provação, cinco noviços angolanos da Fundação Imaculada Mãe de Deus farão a Primeira Profissão Religiosa na Ordem Franciscana, no próximo dia 16 de março, no Mosteiro Sagrado Coração de Jesus das Irmãs Clarissas de Luanda, em Angola. Frei Alfredo Epalanga Prego, Frei João Alberto Bunga, Frei Quintino Viqui Samayenje, Frei Santana Sebastião Cafunda e Frei Tiago Manuel Quingando emitirão seus votos nas mãos do Ministro Provincial Frei Fidêncio Vanboemmel, que viaja para Angola para presidir a Assembleia da Fundação.

Noviços angolanos (da esq. para dir.): Frei Santana, Frei Tiago, Frei João, Frei Quintino e Frei Alfredo

Esse grupo de noviços conclui o ano de provação que se iniciou ainda em março de 2012, na cidade de Rodeio, em Santa Catarina. Devido a problemas de documentação para o visto de entrada no país, esses jovens angolanos não puderam fazer a profissão temporária dos votos junto com a turma de 2012, ainda em Rodeio. Eles permaneceram com a turma do Noviciado deste ano todo o mês de janeiro e retornaram para Angola no último dia 29 de janeiro.

Segundo a Ordem dos Frades Menores, o tempo da profissão temporária é o “período durante o qual se completa a formação para viver de modo mais pleno a vida própria da Ordem e melhor cumprir sua missão”. Na Ordem Franciscana, os votos dos professos temporários são renovados anualmente até o momento da profissão solene.

A profissão religiosa na Ordem Franciscana, emitida nas mãos do Ministro Provincial, faz-se nos seguintes termos:  “Para louvor e glória da Santíssima Trindade. Eu, Frei N.N. , tendo o Senhor me dado a graça de seguir mais de perto o Evangelho e os passos de nosso Senhor Jesus Cristo, em tuas mãos, Frei Fidêncio Vanboemmel, com firme fé e vontade, faço voto a Deus, Pai santo e todo-poderoso, de viver por um ano, em obediência, sem nada de próprio e em castidade. Ao mesmo tempo, professo a vida e a regra dos Frades Menores, confirmada pelo Papa Honório, e prometo observá-la fielmente segundo as Constituições da Ordem dos Frades Menores. Entrego-me, pois, de todo o coração a esta Fraternidade, para que, pela ação eficaz do Espírito Santo, guiado pelo exemplo de Maria Imaculada, por intercessão de nosso Pai Francisco e de todos os santos, e com a ajuda fraterna de todos, eu possa tender constantemente para a perfeita caridade, no serviço a Deus, à Igreja e aos homens”.

Para os colegas dos angolanos, que professaram em Rodeio, Frei Fidêncio disse: “Para vocês, caros noviços, professar é responder ao chamado de Cristo. A Profissão é tradução da profunda experiência de Cristo que vocês fizeram ao longo deste ano de noviciado, experiência esta que vocês desejam viver como Irmãos Menores, Frades Franciscanos… Oxalá esta profissão de vocês tenha este sabor espiritual que havia no coração de Paulo: não vale mais a pena outros conhecimentos, outros caminhos… Meu único ganho é Cristo, meu único desejo é ser possuído por Ele na vida religiosa”.

OS FRUTOS DA MISSÃO

Em 23 anos de Missão em Angola, a Fundação Imaculada Mãe de Deus colhe os frutos desta presença evangelizadora. Além dos cinco noviços que farão a Primeira Profissão no dia 16, a Fundação já formou dois sacerdotes: Frei Afonso Quessongo e Frei António Baza, e os professos temporários: Frei Gaudêncio Numa, Frei João Batista Canjenjenga, Frei José MOrais Combolo. Frei Manuel Ramos e Frei Mvula André. Atualmente, sete noviços fazem o ano de noviciado em Rodeio.

A Missão de Angola foi elevada à condição de Fundação, com o nome de Imaculada Mãe de Deus, no dia 26 de maio de 1998. Hoje, a Fundação tem cinco fraternidades: São Francisco de Assis, a casa-mãe que fica em Palanca, e onde os frades atendem a Paróquia de São Lucas (fundada em 2000); a Fraternidade Porciúncula, que fica em Viana (pós-Noviciado), as duas em Luanda, na capital angolana. Em Malange – a 430 quilômetros da capital -, existem a Fraternidade do Seminário Monte Alverne e a Fraternidade São Damião, as duas no bairro de Katepa; e em Quibala está a Fraternidade Santo Antônio, que também é casa de formação da etapa do postulantado.