Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Devotos de São João Batista celebram o Padroeiro virtualmente

19/06/2020

Notícias

Em 2020, por causa da pandemia do novo coronavírus, muitos eventos e festas foram cancelados ou reorganizados. Foi o caso da 373ª Festa de São João Batista, em São João do Meriti (RJ). A Matriz de São João, que no mês de junho recebe cerca de 500 mil pessoas para celebrar o padroeiro, neste ano teve que converter a grandiosa festa presencial para uma grande celebração virtual.

Conhecida como a maior festa junina da Baixada Fluminense, a festa desse ano teve sua programação reduzida, porém celebrada com a mesma intensidade. Pedro Rodrigues, da Pastoral da Comunicação da Paróquia (Pascom), afirma que apesar do receio da notícia não ser bem recebida, a decisão foi bem acolhida pela população local. “É o maior evento que temos na cidade e ouso dizer que é o maior evento da Baixada Fluminense. As pessoas sentiram muito a não realização da festa física. No início, estávamos com receio das pessoas não receberem bem a notícia, gerando tristeza ou até mesmo revolta, mas a comunidade acolheu muito bem a programação on-line. Quando postamos o comunicado da festa, recebemos muito incentivo de pessoas agradecendo a preocupação da Paróquia com os paroquianos e os cidadãos meritienses, já que é uma festa que aglomera muita gente”, explica o jovem.

Na segunda-feira, 15 de junho, a festa teve início com a transmissão do primeiro dia da novena, que neste ano tem como tema “É preciso que Ele cresça e eu diminua” (Jo 3, 30). A reflexão foi conduzida por Frei Airton da Rosa Oliveira, Frei Soneca, e o vigário paroquial, Frei Cid Tadeu Passos. Em sua reflexão, Frei Cid afirmou: “João Batista que nos indica o caminho do Pai através de Jesus Cristo. Tudo aquilo que Jesus, através de João, nos indica é que temos que ser fiéis e leais à causa do Evangelho. Portanto, reafirme a sua fé! É necessário que cada um de nós se coloque no seu lugar, para que Deus, através de Jesus, possa ser a força do seu pensar e do seu agir”. Durante os nove dias de oração, os participantes serão convidados a aprofundarem a passagem de Jo 3, 22-30, refletindo a cada dia um aspecto diferente do evangelho.

A atração musical que abriu a festa foi o pianista Rafael Araújo e Irmã Maria Lúcia, do Instituto Religioso das Franciscanas de Dillingen. O vídeo teve até o momento quase 4 mil visualizações. Durante os dias de transmissão, passarão pela página do Facebook da Paróquia dez atrações, entre cantores e bandas religiosas e populares. No domingo, dia 21, às 18h, a cantora Eliana Ribeiro, da Comunidade Canção Nova, fará a apresentação. Para este dia, a comunidade está organizando o almoço do padroeiro, que poderá ser retirado aos que comprarem o convite antecipadamente.

No dia 24 de junho, dia da Solenidade da Natividade de São João Batista, a programação começa às 6h, com a alvorada. Às 8h e às 18h haverá Missa Solene. Durante todo o dia, a comunidade organizará diversas atividades, como a carreata com a imagem de São João Batista, a oração do Angelus e o Terço da misericórdia.

Grande participação anima a equipe da Pascom

Para o membro da Pastoral da Comunicação, o retorno dos paroquianos com relação às transmissões tem sido muito positivo. “As pessoas estão participando bastante e sentem-se muito gratas por ter a transmissão, para elas sentirem-se parte daquilo. É interessante que em todas as lives, as pessoas sempre agradecem por estarem participando, mandam foto com a família, fazem festa junina em casa, participam do dia D, que é o dia da solidariedade, onde arrecadamos alimentos para as famílias carentes. As pessoas estão realmente muito participativas”, comemora Pedro.

Desde o início da pandemia, o jovem relata que foi necessário investimento, tanto nas pessoas que acabaram ingressando na Pastoral, como em equipamentos. Ele conta que antes da pandemia, a equipe – composta por quatro pessoas – fazia as artes para publicação no Facebook da Paróquia e a transmissão de apenas uma missa semanal, feita com o celular e os dados de internet dos próprios membros da Pascom. “Por causa da pandemia, tivemos que aumentar a equipe e capacitá-las para a transmissão on-line, porque agora é feita pelo computador. Na festa do padroeiro, estamos fazendo em dois locais diferentes: a novena na igreja e, no salão, a atração musical do dia”, explica. Para ele, a necessidade de levar a igreja até as pessoas, através das redes sociais, mostrou a força da comunicação. “A pandemia veio para mostrar que conseguimos evangelizar também através das redes sociais”, comemora Pedro.

Os números na cidade

Segundo o site da Prefeitura, até o momento a cidade da Baixada Fluminense contabilizou 1367 casos confirmados de Covid-19, com 182 óbitos. O primeiro caso confirmado foi registrado em 30 de março, com a primeira morte em 3 de abril. Desde o dia 13 de março, a cidade aderiu aos protocolos para a contenção da pandemia, como fechamento de comércios não essenciais, escolas e escritórios, além da alteração em pontos de ônibus, limitação na circulação de carros e pedestres no centro da cidade. No dia 1º de junho, a Prefeitura autorizou a reabertura de parte do comércio e escritórios, observando algumas orientações. A medida não inclui a reabertura de igrejas e eventos.

Para acompanhar a programação, acesse: www.facebook.com/matrizdesaojoao