Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Inaugurada a 23ª Exposição Franciscana de Presépios

08/12/2012

Notícias

Moacir Beggo

São Paulo (SP) – Com a bênção do Vigário Provincial, Frei Estêvão Ottenbreit, foi aberta neste sábado (8/12), às 9h30, a 23ª Exposição Franciscana de Presépios, no Claustro do Convento São Francisco, em São Paulo. Além de Frei Estêvão, estavam presentes o Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel, o coordenador da Mostra, Frei Róger Brunorio, o guardião do Convento, Frei Salésio Hillesheim, os frades jubilandos da Província, paroquianos e visitantes.

Neste ano, um total de 27 nichos expõem 30 presépios do Brasil e do exterior. Acima de cada presépio, Frei Roger colocou um trecho do “Poema do Menino Jesus”, de Fernando Pessoa.

Na celebração, Frei Rozântimo leu um trecho da “Legenda Perusina” (110), mostrando que “o bem-aventurado Francisco festejava com mais solenidade o Natal do que as outras festas do Senhor, porque, dizia, embora nas outras solenidades o Senhor tenha operado a nossa salvação, no dia em que Ele nasceu tivemos a certeza de que íamos ser salvos”. Segundo Frei Estêvão, assim como queria Francisco quando fez uma representação ao vivo do presépio, este era o primeiro motivo de realizar a Exposição: manifestar a humanidade de nosso Deus em Jesus Cristo.

ORAÇÃO Senhor Deus, na noite santa em que fizestes nascer vosso Filho entre nós, nos destes reencontrarmo-nos, novamente, com toda a realidade humana, sua beleza e seu pecado e nos enchestes de esperança. Fizestes que experimentássemos vosso constante e renovado amor por nós e que reconhecêssemos que sois o Deus dos pequenos, dos pobres e dos excluídos. Em vossa total pobreza, nos destes vosso Filho, amparado pelos pobres Maria e José. Colocastes também, no coração dos homens e das mulheres o desejo de vos encontrar e amar e, em sua criatividade, manifestassem seu carinho por vosso Filho criança. Aqui, nesta sala, Senhor, recordamos, particularmente, o vosso servo Francisco, colocado diante do mistério de vosso amor, meditando a grandeza de vosso gesto amoroso de Pai e contemplando a fragilidade de vosso Filho, feito carne e nosso irmão. Abençoai, Senhor, este espaço que servirá, particularmente nestes dias, lugar de encontro e recordação, de esperança e iluminação para todos os que por aqui passarem. Desperta em cada um o desejo de vos possuir e o sonho de partilhar; a ousadia de buscar e a audácia de recomeçar. É o que vos pedimos pelo mesmo Cristo, nosso Senhor.

“E o segundo motivo é mostrar que todos sentimos, cada vez mais, o aumento da comercialização e o consumismo nesta época de Natal. E nós não somos contra dar presentes, celebrar em família, de preparar a Ceia de Natal, mas gostaríamos de, com esta exposição, contribuir um pouco para resgatar e salvaguardar, principalmente, aquilo que é o essencial na festa de Natal: o Nascimento de Jesus”.

Segundo o Vigário Provincial, esta Mostra se distingue de muitas outras exposições que também colocam o presépio em evidência. “Essa exposição não quer apenas expor o Mistério da Encarnação como é representado pelos diversos modos, pelas diversas culturas, mas quer principalmente nos convidar a meditar.
Então, cada presépio tem uma frase que nos convida a refletir e a aprofundar este mistério da Encarnação e o amor de Deus, tão próximo de nós e de nossa vida”, acrescentou.

Segundo Frei Estêvão, o desejo da Província e dos frades do Convento é que ao inaugurar esta 23ª Exposição todos possam sair “enriquecidos, renovados por essa certeza de que Deus nos ama, de que Deus está muito próximo de nós”. Frei Estêvão, por fim, agradeceu ao guardião do Convento pela disponibilidade de acolher pela 23ª vez a exposição e a todos que, direta ou indiretamente, ajudaram na sua realização. “De modo especial gostaria de agradecer a Frei Róger, que no momento leva adiante esta tradição que iniciamos há 23 anos”, completou.

A exposição está montada no Salão São Dâmaso, no Claustro do Convento, e tem entrada franca, das 10 às 17 horas. O Convento fica no Largo São Francisco, 133, no centro de São Paulo. Não haverá visitação nos dias 24 e 25 de dezembro. Mais informações, pelo telefone (11) 3291-2400.