Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Nova exposição no Seminário Frei Galvão

03/08/2012

Notícias

Por Frei Daniel Dellandrea

No dia 02 de agosto, dia de Nossa Senhora dos Anjos da Porciúncula, o Seminário Frei Galvão, em Guaratinguetá, inaugurou a Exposição Franciscana.

Esta exposição permitirá aos devotos de Frei Galvão, conhecer mais da história e da vida de São Francisco de Assis, como também, da Ordem dos Frades Menores e da própria Província Franciscana da Imaculada Conceição. Esta exposição conta com mais de 100 representações (pinturas e imagens) do santo Padroeiro da Ecologia. É um espaço especialmente preparado que prioriza a evangelização, a cultura e a arte franciscana.

A inauguração da Exposição Franciscana contou com dois momentos: Primeiramente, às 8h00, o Ministro Provincial Frei Fidêncio Vanmboemmel presidiu a eucaristia da festa de Nossa Senhora dos Anjos da Porciúncula. A missa contou com a presença dos frades do Seminário, dos frades do Convento das Graças, dos postulantes, das irmãs da Terceira Ordem Seráfica e alguns convidados. Em seguida, todos se dirigiram ao corredor de acesso à Sala de Exposição, onde foi feita a benção inaugural e realizada uma confraternização.

O segundo momento dos festejos de inauguração foi reservado para o período noturno. Às 19h30 aconteceu a Noite Cultural Franciscana, com apresentações variadas: Música (Postulantes, irmãs franciscanas, frades e o Violinista Heitor Bernardino); teatro (Postulantes e artista Márcia Medina); Trova (Sr. Izo Goldman) e Dança (CIA de dança de Lorena, Espaço Expressão). A capela do Seminário ficou lotada de pessoas que vieram prestigiar este evento. Após as apresentações, todos tiveram a oportunidade de visitar o novo espaço. Era nítida a alegria e a satisfação de todos por terem vivenciado nesta noite a riqueza da arte franciscana.

Durante toda a noite Cultural, o escultor Cido Moraes ficou esculpindo o busto de São Francisco de Assis, em barro, diante de todo o público que prestigiava as apresentações.

Diante disso, a Exposição Franciscana surge como mais um espaço a ser visitado no Seminário. Há alguns anos o Seminário recebe a visitação dos devotos de Frei Galvão. Eles são acolhidos pelos frades, irmãs, postulantes e colaboradores, podendo receber a bênção, as “pílulas de Frei Galvão” e realizar uma visita nas dependências do Seminário: A Exposição internacional de Presépios; a recém-inaugurada Exposição Franciscana; Imagem de Nossa Senhora de Fátima (com mais de 10 metros), Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, Via-Sacra Franciscana, Mausoléu Franciscano, Relíquia de Frei Galvão e banners sobre a vida do Santo.

Queremos agradecer à Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil pelo apoio e também pelo incentivo para a realização desta Exposição, bem como, a todos os nossos benfeitores e amigos que ajudaram este projeto a tornar-se realidade. Aproveitamos, ainda, o ensejo para agradecer aos inúmeros artistas que contribuíram com as suas artes.