Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Nossa Senhora do Rosário: “Como Maria, somos chamados a dar nosso sim”

10/10/2022

Notícias


Vila Velha (ES) – A Paróquia Nossa Senhora do Rosário, de Vila Velha (ES), celebrou solenemente sua Padroeira e também Padroeira do Município de Vila Velha neste domingo, às 18 horas, durante a Celebração Eucarística. Neste ano, o tema da Festa foi: “Maria nos tempos difíceis”.

Com devoção e alegria, os fiéis receberam a Imagem de Nossa Senhora do Rosário, que veio ao encontro do povo trazida pelos marinheiros e, à frente, crianças vestidas de anjinhos, enquanto a assembleia iluminava o caminho com as lanternas dos celulares.

Com os corações agradecidos diante daquela que soube dizer ‘sim’ e, que através disso, torna-se Mãe não somente de Jesus, mas de toda humanidade, iniciou-se a celebração solene. A Missa foi presidida pelo pároco Frei Vanderlei da Silva Neves e concelebrada pelos demais frades daa Fraternidades do Santuário do Divino Espírito Santo e do Convento da Penha.
u
Frei Vanderlei iniciou sua homilia dizendo que Maria tem muito a ensinar a cada um de nós, superarando e vencendo os momentos de dificuldades. “Quando observamos, sobretudo o Evangelho de hoje (da Anunciação), percebemos o anjo que foi enviado a uma jovem simples, que não tinha status nem grandes riquezas e vivia num lugar que não era bem visto pelas pessoas, um lugar extremamente simples”, disse o pároco.

“Da mesma forma que o anjo anuncia a Boa Nova a Maria, devemos entender que ele vem nos trazer sempre a esperança. Maria não titubeou diante da mensagem do anjo, ela ficou, sim, espantada, mas rapidamente deu o seu ‘sim’ e precisamos entender o significado dele pois, diariamente, somos chamados a dar nosso ‘sim’ diante da fé na construção de um mundo de paz e bem”, acrescentou.

O frade também comentou que ela não quer substituir o Cristo, mas sim nos apontar o caminho seguro para chegar até Ele. Com seu exemplo de vida, ela pega em nossas mãos e nos mostra esse caminho. Por isso, ela é tida como bem–aventurada. Nenhuma mulher carregou em seu ventre o filho de Deus, exceto Maria.

Outro momento da vida de Maria refletido na homilia foi a crucificação de Jesus: “Uma espada transpassa a alma de Maria ao ver seu filho que tanto amou ser rejeitado e condenado a uma morte injusta. Eu imagino, olhando para as mães, a dor que ela sentiu. Ela poderia dizer que não queria presenciar essa realidade de tanto sofrimento e tristeza e, com certeza, entenderiam isso. Mas ela não fez isso e venceu o medo, caminhando com Jesus. Quando a gente olha ao lado e consegue enxergar alguém que nos ama e é capaz de dar a vida por nós, isso nos dá forças. Eu imagino que Jesus, em algum momento da sua caminhada até a crucificação, viu Maria e aquilo lhe deu forças”, disse o frade.

“Maria é mestra em nos ensinar a viver nos momentos difíceis. Nos ajuda a entender as duas dimensões da cruz: o sacrifício de Cristo, que se doa por amor para que cada pessoa alcance a vida eterna; e conseguimos contemplar também o lado glorioso, o Cristo que vence a morte e enche o coração de cada fiel para viver com fé. Por isso, os convido a cada vez mais estimular e guardar a fé que vem de Cristo, dos apóstolos, dos papas, até o dia de hoje. Guardem está fé e não deixem que nada a abale na comunhão com a nossa Igreja. Se assim fizermos, a exemplo de Maria, nada irá nos abalar”, concluiu o pároco.

Após a comunhão, foi momento de homenagear a Padroeira com uma belíssima coroação preparada pelas crianças da Igreja do Rosário. Os anjinhos, que haviam trazido a imagem no início da celebração, agora a coroaram como Rainha dos Apóstolos, enquanto um dos anjos cantava hinos a Nossa Senhora.

Também neste dia em que se comemora a Padroeira da Paróquia e de Vila Velha, a comunidade recebeu um presente: uma nova iluminação para a Igreja Matriz, que por ser patrimônio histórico, cultural e religioso do município, terá a energia elétrica custeada pela Prefeitura Municipal, com assinatura do termo pelo prefeito da cidade, Arnaldinho Borgo, por demais autoridades do município, pelo pároco Frei Vanderlei, por Frei Djalmo Fuck, guardião do Convento e por Frei Clarêncio Neotti, o frade que há mais tempo faz parte da Fraternidade do Divino Espírito Santo. O atual governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, e sua esposa também participaram da celebração.

Antes da bênção final, Frei Vanderlei agradeceu a todos que contribuíram para a festa deste ano. “Isso alegra o coração de Jesus, gera um mundo melhor, um mundo de paz e bem. Também essa união tão bonita dos frades franciscanos com a característica maior da espiritualidade Franciscana, a vivência fraterna. Todas comunidades, pastorais, equipes de liturgia, a Marinha do Brasil, sempre disposta a guardar a imagem, e as crianças merecem uma salva de palmas. O que vocês realizaram foi muito bonito” disse. Sempre contem com os freis e peço ajuda da nossa Paróquia para realizarmos essas festas que agradam a Deus e nos faz uma comunidade mais unida e mais forte!”, concluiu Frei Vanderlei.

ENCERRAMENTO DO TRÍDUO

O terceiro dia do Tríduo, no sábado (8/10) contemplou três momentos na vida de Nossa Senhora: O Caminho da Cruz, Jesus morto nos Braços e a Angústia pela espera da Ressurreição. A celebração foi presidida por Frei Alessandro Dias do Nascimento, da Fraternidade do Convento da Penha.


Pascom da Paróquia Nossa Senhora do Rosário