Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Djalmo na Festa da Padroeira de Vila Velha: “Nossa alegria não é otimismo estéril”

11/10/2021

Notícias


Com a Missa Solene na Matriz da Prainha, às 18 horas, terminou neste domingo (10/10) as festividades a Nossa Senhora do Rosário, Padroeira do município de Vila Velha (ES). O pároco Frei Djalmo Fuck presidiu a celebração, tendo Frei Clarêncio Neotti e Pe. Adelson Soares da Silva como concelebrantes.

A procissão de entrada foi marcada pela acolhida às comunidades Santuário do Divino Espírito Santo, Cristo Rei, São Sebastião, São Benedito, São Marcos, Cristo Redentor, Sagrada Família, Santa Clara e Jesus Ressuscitado. A nova imagem de Nossa Senhora do Rosário foi trazida pelos Aprendizes de Marinheiros da EAMES.

A leitura do evangelho relembrou a anunciação, quando o anjo diz à Maria: “Alegra-te! Encontraste graça diante de Deus”.

Em sua homilia, Frei Djalmo saudou a todos. “Gostaria mais uma vez de acolher nossas queridas comunidades que compõe a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário (nossas pastorais, movimentos, nossos conselhos pastorais, nossas crianças, jovens e idosos), também quem nos acompanha pelas redes sociais da paróquia. Dizer da alegria de estarmos juntos, de juntos celebrarmos esta Eucaristia festiva de nossa Padroeira, depois de meses tão difíceis para todos nós, para nossas comunidades e nossas famílias”, saudou o celebrante.

 

Acompanhe a reflexão de Frei Djalmo:

“Acabamos de ouvir o Evangelho da Anunciação, lido tantas e tantas vezes em nossas celebrações litúrgicas. Imaginemos o Anjo Gabriel falando conosco nesta noite. Nos coloquemos nesta cena sagrada que ouvimos, pois a história de Maria é também a nossa história, a minha história. Gostaria de destacar algumas pala-vras, expressões do evangelho ouvido hoje e que devem também ressoar em nossos corações sempre de novo:

“Alegra-te”. Esta é a primeira palavra que o anjo Gabriel dirige a Maria em meio a escuridão, preocupações e dúvidas de seu coração. Maria não entendia plenamente o que estava acontecendo, qual o sentido daquelas palavras. Tam-bém nós não entendemos tudo, sobretudo o tempo que estamos atravessando, tempo de muito sofrimento e provação. E, no entanto, o anjo diz a Maria e diz a você, a sua família, a sua comunidade nesta noite “Alegra-te”. Por que se ale-grar? Porque não estamos só. Deus caminha conosco, Ele é o Emanuel, nosso companheiro de caminhada. Nossa alegria não é otimismo estéril, infundado, vazio, mas carregado de fé e esperança. Deus está conosco, nos ajuda, nos de-fende, nos acompanha.

O que mais o anjo diz a Maria. Diz, “não tenhas medo”. O que nós precisamos ouvir é justamente isso. “Não tenhamos medo”. O temor, o medo paralisam, não nos permitem seguir adiante. Medo do futuro, medo de estar só. Medo de sofrer, medo da doença, medo da morte. O medo é algo profundamente humano, mas não pode nos paralisar, nos fazer perder o horizonte, sonhar com dias melhores. A fé, a fé verdadeira nos faz superá-lo. Mas não é uma fé vazia, de um livro de autoajuda, de uma palestra de final de semana. É a fé na presença de Deus em nossa vida, através de Jesus. A fé como experiência de encontro pessoal, pro-fundo e transformador com Jesus. Fé que nos faz sempre de novo seguir adian-te. Foi esta experiência transformadora e profunda que Maria fez. A experiência da prontidão! Por isso é capaz de dizer: eis aqui a serva do Senhor!

Mas o que mais diz o anjo a Maria. O anjo diz a ela, “encontraste graça”. Essa graça é o amor de Deus que nos sustenta e nos diz que em Cristo Jesus, Deus transforma as realidades trágicas, dramáticas da nossa vida em vitória e força de ressurreição. Só Ele pode nos tirar do pecado, das escolhas erradas, dos cami-nhos tortuosos. Maria viveu sob a sombra do Espírito Santo de Deus, por isso foi agraciada por Ele. Foi capaz de se perder do mundo exterior, da fantasia, da ilusão, da perda de tempo de coisas que não valem a pena, e abraçar aquilo que realmente importa.

Se estivermos vazios por dentro, sem espiritualidade, teremos medo de tudo, pois estaremos nos afastando de Deus. Mas cultivando a nossa espiritualidade, nossa esperança e confiança em Jesus, haveremos de vencer os grandes desafi-os. Graça que brota de dentro de nós quando temos fé, a exemplo de Maria. Graça que nos torna confiantes em Deus e nos possibilita dizer o nosso sim a cada momento. Nesta noite festiva, Deus vem novamente nos tirar da escuridão do pecado, da morte, do medo, do mal, da angústia.

Que mais fala o anjo a Maria? O anjo diz a ela algo que nos anima, embora nós saibamos, mas precisamos ouvir sempre de novo. “Para Deus nada é impossí-vel”. O Espírito Santo pode criar um mundo novo, governado pelo amor. Basta abrirmos nosso coração à sua vontade, assim como Maria. O Espírito Santo po-de recriar um mundo onde haja mais justiça, mais amor, mais fraternidade. Mas isso vai depender de nós, do nosso sim. Da nossa fé, do nosso coração aberto a Deus.

Maria dará a sua resposta ao anjo com uma total entrega, sem meias medidas ou reservas. Maria dirá: “Faça-se em mim, segundo a Tua vontade”. Maria, por-tanto, nos convida como Igreja a estarmos em oração, humildes, atentos aos si-nais de Deus. Igreja que não tem resposta para tudo, mas crê no Filho de Deus que caminha conosco e promete: “Eis que Eu estarei convosco todos os dias até o fim dos tempos”. Uma Igreja mariana, contemplativa, que escuta e medi-ta a Palavra. Mas ao mesmo tempo sempre ativa, disponível e serviçal.

Que nossa Paróquia possa cultivar a esperança em dias melhores. Que Nossa Senhora do Rosário, padroeira de nossa paróquia, derrame abundantes graças e bênçãos sobre cada um de nós, sobre nossas comunidades e famílias, sobre o nosso município de Vila Velha. Que ela dê, por intercessão do seu Filho Jesus: saúde aos doentes, alegria aos tristes, esperança aos desanimados e aflitos, co-ragem e perseverança aos que constroem com alegria e muito esforço um mun-do melhor, mais cheio de paz. Amém!”

Ao final da Missa, crianças e adolescentes da Paróquia, juntamente com duas jovens coroaram Nossa Senhora, marcando assim o término dos festejos da Padroeira neste ano.


Pascom da Paróquia Nossa Senhora do Rosário