Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Nossa Senhora Aparecida é celebrada em Blumenau

13/10/2021

Notícias

O Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Blumenau (SC), celebrou a sua Padroeira com tríduo nos dias 9, 10 e 11 e, no dia 12, a Festa com intensa participação dos devotos. Apesar do dia chuvoso, os devotos não deixaram de ir ao Santuário para agradecer, louvar e pedir. “Uma festa sempre muito bem preparada liturgicamente, bem como toda a parte externa que envolve acolhida e alimentação”, observou o pároco Frei Nelson José Hillesheim.

No dia 12, como tradicionalmente acontece, saindo da Catedral, às 8 horas, em carreata, com a Imagem de Nossa Senhor Aparecida, o bispo diocesano Dom Rafael Biernaski e o Pároco da Catedral, Pe. Marcelo Martendal, trouxeram a Imagem até o Santuário Uma multidão de votos acolheu Nossa Senhora. “Assim que chega a Imagem, ela é introduzida na Igreja, quando os devotos a aclamam e se emocionam com a chegada da Mãe Aparecida”, explicou Frei Nelson.

 

O bispo diocesano celebrou a Missa das 9 horas, concelebrada pelo Pároco e Reitor do Santuário, Frei Nelson José Hillesheim, o Pároco da Catedral e diáconos. Foram celebras Missas nos seguintes horários também: 11h, 15h e 19h. A Missa das 15h foi dedicada às crianças. “Em todas as missas, a igreja lotou bem como as tendas colocadas na parte externa com telão e som para que todos pudessem participar”, disse o pároco.

“Celebrando hoje a festa de Aparecida, Deus renova a nossa existência e quer colocar vinho novo de alegria em nossas vidas. A nossa vida é muito preciosa para Deus, a nossa vida é muito preciosa para a Mãe de Deus. E o nosso Brasil e cada um de nós estamos sendo cuidados por Deus e por essa Mãe para que a passagem de nossa história se realize em modo pleno”, disse o bispo diocesano, referindo-se ao Evangelho do dia, que narra o primeiro milagre de Jesus no casamento de Caná da Galileia.

 

Para o bispo, Deus quer realizar esse casamento, essa comunhão, em nossa vida e existência. “Ele deseja que a nossa vida seja unida e vivida com ele”, disse o bispo diocesano. “Por obra do Espírito Santo, Deus se encarna em Maria. E Jesus está presente na festa do casamento da nossa vida. O casamento tem esperança, o casamento tem amor, o casamento tem futuro, o casamento tem filhos, o casamento tem realização. Neste casamento, o vinho exprime a realização de nossa vida, o projeto de Deus, por intercessão de Maria, ela que é modelo e traz esse amor de Deus vivo na nossa existência. E Maria, então, chama os que estão servindo e diz: ‘Fazei tudo o que ele vos disser’. O que nos pede Deus? O que é a Palavra de Deus senão que conheçamos o Deus-Pai? Jesus vem como Palavra: ‘Fazei tudo o que ele vos disser’. A Palavra de Deus diz: vocês têm um Deus que é Pai”, explicou Dom Rafael.

Segundo o bispo, então, somos em Jesus filhos e filhas. “A Palavra nos constrói e, portanto, somos fraternos. Na nossa vida podemos não somente nos saciarmos do pão necessário e do azeite, mas falta o vinho: o vinho da alegria, o vinho da realização, o vinho da felicidade”, disse o celebrante. Para ele, as seis talhas de Caná representam os seis dias da criação da terra e do homem por Deus. “As seis talhas estão vazias. Jesus manda encher de água. Deus quer que a nossa necessidade primária da aspiração da busca, dos nossos desejos, seja preenchida em nossa vida. E Deus vai transformar essas aspirações em amor, em vinho, em vida, em festa. Onde está Deus? Jesus não está no templo, mas está no casamento, na festa, na relação entre nós. Ele quer que a nossa água seja plena em nossos corações. Ele não quer dar só o alimento físico, mas agora transformar nossos desejos em sentimentos em amor, em vida, em serviço”, acrescentou Dom Rafael.

“Como estão as nossas talhas no dia a dia? Talvez estejamos atarefados, preocupados em ganhar o pão, talvez em enriquecer, e esqueçamos do vinho. Que nesta festa neste Santuário, a Mãe renove nossos corações. Preencha os nossos corações com a água e transforme as nossas vidas”, pediu o bispo.

Três homens buscavam o alimento para suas vidas no Rio Paraíba e não encontravam. Até que apareceu um sinal: Encontraram uma imagem com o corpo dividido. “Esses pescadores reconstroem o sinal e começa a festa desses pescadores, começa a festa do povo brasileiro”, recordou.

“Que na festa de hoje, de Nossa Senhora Aparecida, Deus transforme as nossas jarras cheias de aspirações, desejos de felicidades, desejos de servir. Que Deus transforme esses desejos em amor e vida em plenitude. Que Maria continue a nos pedir: ‘Façamos tudo aquilo que ele nos disser’!”, completou, homenageando as crianças pelo seu dia também. “Que ninguém tire o mistério da vida dessas crianças para que elas se realizem plenamente como filhos e filhas de Deus”, pediu.

A cada ano, a participação dos fiéis tem crescido nesta Festa e o que impressiona é que o dia inteiro tem fila para passar em frente à imagem. As flores depositadas aos pés de nossa Senhora é um gesto belíssimo de gratidão pelas graças alcançadas.

A festa externa contou com churrasco, galeto e pastel no sistema drive-thru. O churrasco da Igreja preparado no Santuário é tradicionalmente muito apreciado: foram vendidos aproximadamente quatro mil churrascos, informou o pároco.

“Nossa Senhora Aparecida é fonte de inspiração e Mãe que acolhe as necessidades dos filhos (as) e, se torna para quem faz essa experiência de fé, a Mãe da esperança, da graça e da Vida. São muitos os testemunhos de Graças e bênçãos alcançadas! Viva Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, das famílias e Mãe de Jesus Cristo!”, completou Frei Nelson José Hillesheim.