Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

No alto do monte, o combustível para a missão

26/02/2015

Notícias

Frei Gustavo Medella

Acompanhando a geografia dos relatos bíblicos destes domingos da Quaresma, vamos perceber que, no domingo passado, o Evangelho de Marcos nos contava que Jesus estava no deserto, lugar da solidão, da secura, dos desafios. Neste segundo domingo, o mesmo evangelista relata que Jesus está sobre um alto monte, não mais sozinho, mas em companhia de três de seus seguidores: Pedro, Tiago e João. Este trecho bíblico se encontra em Mc 9,2-10.

Na linguagem da Bíblia, o deserto é lugar de provação e de luta solitária. A montanha, por sua vez, se apresenta como ambiente da manifestação de Deus. E é justamente sobre a manifestação luminosa de Deus em Jesus Cristo que o Evangelho deste domingo nos fala, no episódio conhecido como a Transfiguração do Senhor.

Diante de Pedro, Tiago e João, Jesus transfigurou-se e suas roupas ficaram tão brancas e brilhantes como nenhuma lavadeira sobre a terra poderia alvejar. Nem o melhor sabão, aquele que lava mais branco conforme diz a propaganda, conseguiria tal proeza!

Não bastasse esta manifestação de esplendor, ainda apareceram Moisés e Elias para conversar com Cristo e, para completar a proeza, uma nuvem os encobriu com sua sombra e, desta nuvem, saiu uma voz: “Este é o meu Filho amado! Escutai o que ele diz”! Como diz o narrador de futebol: “Haja coração, para tanta emoção!”

E emocionados de verdade ficaram os discípulos. Emocionados e com medo, tanto que Pedro não sabia o que dizer. O fato é que, passado o episódio, Jesus e seus discípulos desceram da montanha, afinal uma grande missão os esperava!

Neste tempo de gasolina com o preço lá em cima, podemos arriscar dizer que as boas experiências de fé que fazemos – ao modo de Pedro, Tiago e João no alto do monte – são o combustível que nos garante força e energia para levarmos adiante a tarefa que Deus nos confia.