Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Nilópolis festeja Nossa Senhora Aparecida

13/10/2022

Notícias

A Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, foi festejada com a Novena e um dia solene neste 12 de outubro na Paróquia sob a sua proteção em Nilópolis, na Baixada Fluminense. As festividades foram retomadas presencialmente com capacidade total após dois anos de pandemia. O pároco Frei Vanderley Grassi presidiu a Missa Solene, às 18 horas, tendo como concelebrantes os frades da Fraternidade local e frades de Petrópolis.

Frei Vanderley destacou Maria como modelo de mulher e que, com o seu ‘sim’, mudou a história da humanidade. Segundo o celebrante, o ‘sim’ de Maria não foi um ‘sim’ de um dia, mas foi renovado todos os dias. “Do amanhecer ao anoitecer. O nosso ‘sim’ também precisa ser assim porque, muitas vezes, somos interpelados por situações que querem nos levar para outros caminhos, mas é preciso dizer como Santa Clara de Assis: ‘Nunca perca de vista o seu ponto de partida’ para que possamos ficar naquilo que é mais importante na nossa vida de fé, que é Cristo”, disse.

“Maria foi a escolhida por Deus para dar à luz ao seu Filho Jesus Cristo. Abaixo de Jesus, não existe ninguém mais importante que Maria. Nós precisamos venerar Maria porque ela nos impulsiona, como o Evangelho de hoje, em que diz: ‘Fazei tudo o que Ele vos disser’. E aqui existe um grande desafio para nós: Como entender esse ‘tudo’ na nossa vida? Isso é possível quando nos colocamos na escuta da Palavra de Deus, quando nos colocamos no caminho com Jesus”, ensinou o celebrante.

Segundo o frade, na passagem do Evangelho de Emaús, alguns discípulos voltavam de Jerusalém muitos tristes, abatidos e desanimados, “reclamando da vida, como muitos de nós fazemos em nossas vidas. E, às vezes, somos incentivados, como nossos pais em quem deveríamos confiar plenamente, mas não conseguimos ouvir porque estamos envolvidos em outras situações. E os discípulos estavam assim. Somente ao cair da tarde, ao pegar o pão e partir, Jesus se revela aos discípulos e toda aquela tristeza vai embora. Eles voltam para Jerusalém, mas agora com alegria no coração, porque querem comunicar a boa nova: o Senhor ressuscitou”, indicou Frei Vanderley.

“Que possamos comunicar, como Maria, a ressurreição de seu Filho. E que possamos estar repletos da ação do Espírito Santo de Deus, pois Maria foi a primeira a receber o Espírito Santo e ela caminha com os apóstolos até Pentecostes, por isso tem o título Nossa Senhora de Pentecostes. Ela se tornou o primeiro sacrário vivo, o tabernáculo do Senhor. Sejamos obedientes a Jesus Cristo como Maria”, pediu o celebrante no final.

Frei Vanderley fez questão de enfatizar, nos seus agradecimentos, a todas as equipes que trabalharam em dez dias da Festa. “Neste momento, quero agradecer”, disse, enfatizando que a gratidão tem que ser a marca do cristão que reconhece em Deus a sua generosidade, e o seu amor. “Quero agradecer a cada um de vocês pelas bonitas celebrações. Agradecer a todas as equipes que trabalharam desde o início da Novena.  Sabemos que numa festa grande precisamos do suporte do município, por isso meu agradecimento especial às autoridades”, disse o pároco, lembrando que a Paróquia está em processo de se tornar Santuário, o primeiro santuário mariano da Baixada. “Nossa gratidão pelo cuidado que têm para com nossa Igreja, e também por todas as Igrejas”, acrescentou.

Em seguida, os fiéis devotos de Nossa Senhora saíram em procissão luminosa pelas ruas da cidade.

EXPOSIÇÃO E NOVO VELÁRIO

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida apresentou durante a Novena uma novidade aos romeiros, devotos e paroquianos. A Exposição “Cem títulos de Nossa Senhora”. São centenas de denominações dadas a Nossa Senhora em suas aparições e de suas devoções.

No dia 2 de outubro, após a missa das 8h30, o pároco Frei Vanderley abençoou o novo velário da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, que passou por reformas.