Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

São Francisco é celebrado com grande festa em Nilópolis

08/10/2012

Notícias

O Dia de São Francisco de Assis foi celebrado com muita festa em Nilópolis a começar pela Bênção aos Animais realizada na entrada Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Nilópolis (RJ), que reuniu um grande número de fiéis que trouxeram seus animais de estimação para serem abençoados pelos frades.

Antes de ministrar a bênção, frei Cláudio César lembrou aos fiéis que o rito da Bênção aos Animais revela a bondade de Deus em criar tudo bom para os seres humanos. Frei Cláudio também apresentou São Francisco como alguém que é totalmente reconciliado com todas as criaturas e com Deus e destacou que os animais, por divina providência do Criador, participam, de certo modo, da vida dos seres humanos, pois prestam auxílio no trabalho, servem de alimento e até mesmo de distração no convívio familiar.

À noite, a Família Franciscana de Nilópolis, paroquianos e devotos celebraram com grande alegria e devoção a solene Festa de São Francisco de Assis. A celebração foi realizada durante a novena em preparação para a festa da padroeira Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, que tem como tema “Com a Mãe Aparecida acolhemos Jesus, nossa alegria”.

A celebração foi presidida pelo frei Paulo Santana, OFM, e concelebrada pelos freis Jaci Zolet, OFM, e Cláudio César Siqueira, OFM. Frei Paulo Santana colocou entre as intenções da Missa o pedido de orações pela recuperação da saúde do frei José Monteiro e em ação de graças pelos 45 anos de vida fraterna da Fraternidade Nossa Senhora Aparecida, da Ordem Franciscana Secular (OFS).

Após a procissão que entronizou a cruz símbolo da Jornada Mundial da Juventude 2013 e as imagens de São Francisco de Assis e de Nossa Senhora Aparecida, os fiéis caminharam em procissão até o altar e ofertaram óleo de cozinha para as cestas básicas que são doadas pela paróquia como gesto de compromisso cristão da festa.

Em sua homilia, frei Jaci falou que São Francisco suscita no mundo e em diferentes épocas grande admiração entre os grandes líderes da Igreja e da humanidade, fato que o faz ultrapassar as fronteiras da Igreja e pertencer ao mundo inteiro. Francisco foi eleito pela revista Time como o homem do milênio, mesmo se confessando um homem inútil e indigna criatura de Deus, Nosso Senhor. Frei Jaci destacou que o fascínio que Francisco desperta em todos é fruto da sua experiência profunda do amor misericordioso de Deus, da sua pobreza que o torna livre para amar de todo o coração os irmãos e toda a obra da Criação, pois os considera como frutos do imenso amor de Deus por nós.

Outro elemento forte que realça a imagem de Francisco é a paz que o torna alguém especial por seu esforço em prol do diálogo e da convivência entre as diferenças. O exemplo de São Francisco leva-nos a nos libertar dos sentimentos e das práticas marcadas pelo ódio e do desamor, pois somente alguém que está cheio de Deus é capaz de promover o bem. Frei Jaci encerrou sua homilia exortando a todos para que se tornem verdadeiros franciscanos, a exemplo do próprio São Francisco, que nos ensina a amar, a cuidar da ecologia e a ser agentes de paz nas nossas famílias e comunidades.

No encerramento da celebração os irmãos da Fraternidade Nossa Senhora Aparecida (OFS) e da JUFRA apresentaram uma peça teatral que retratou com muita emoção o cuidado especial que Francisco e Clara de Assis tinham com os leprosos e pobres de seu tempo. A encenação resgata o sentimento materno de Maria que serviu de modelo para todos os membros da Família Franciscana que ouvindo o chamado do Senhor seguiram o Evangelho de Jesus Cristo nos passos de São Francisco.

A celebração foi encerrada com a comemoração dos aniversariantes e a tradicional Bênção de São Francisco. Após a Missa, os fiéis ainda experimentaram momentos de convívio fraterno com as irmãs da barraca do pastel que felizes serviam os irmãos com muito carinho e testemunhando a todos o amor a Nossa Senhora Aparecida e a São Francisco de Assis.