Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Nasce a Integração de Assistência OFS e OFM; “Não nos falte a profecia e a alegria”

09/09/2024

Notícias

“Não nos falte profecia e alegria para sermos franciscanos e franciscanas” é o pedido de Frei Paulo Roberto Pereira, Ministro provincial, no final do 1º Encontro da OFS e Assistentes da Província neste domingo, 8. Durante a manhã os participantes se reuniram para estabelecerem algumas diretrizes e firmarem compromisso com um projeto comum, construído a muitas mãos.

A celebração eucarística no início do dia foi presidida pelo Frei Paulo Pereira, e em sua homilia provocou: “nossa vocação franciscana é essencialmente resposta à Palavra do Senhor. Foi assim na vida de Francisco. Celebrávamos no ano passado os 800 anos da Regra e o que é a Regra de São Francisco se não o cumprimento do desejo de cumprir e ser fiel ao Evangelho de Nosso Senhor? A regra e a vida dos irmãos é esta, viver o Evangelho. Até aquele texto que não foi aprovado, é recheado de citações bíblicas. É a repetição da Palavra. É isso que eu quero: viver o Evangelho, ter uma intimidade com o Senhor e com a Sua Palavra, a mesma intimidade que ressalta no texto do Evangelho de São Marcos que nós escutamos. Na verdade, a confirmação do caráter messiânico da missão de Jesus se dá aqui. Aquilo que em Isaías era promessa, como nós ouvimos hoje, em Jesus já é realização”

Após a missa, os encontristas refletiram sobre o trabalho feito durante o sábado e firmaram o seu compromisso com o JPIC nas fraternidades e também com a Animação/Promoção Vocacional. A equipe levantou possíveis nomes de cada região para que fiquem responsáveis por essa integração entre as  duas ordens. Nasce aqui a “Integração e Assistência OFS e OFM”, o nome foi criado pelos presentes e reflete a missão e a proposta desse encontro.

Frei Evaldo Ludwig fez uso da palavra, agradeceu à Província pelo espaço concedido, pela provocação feita e por abraçar com tanta intensidade essa missão de qualificar a assistência junto à OFS. Passou a palavra ao Frei Paulo para que ele pudesse deixar uma mensagem ao final desse encontro. O ministro agradeceu a presença dos membros da OFS e acrescentou: “Eu sempre tive bem claro que a OFS é um organismo independente e não precisa de nós (OFM) para firmar a sua identidade, nós não vamos legislar sobre vocês, e nem podemos. Por isso, obrigado por nos ajudar a mostrar qual o nosso papel, queremos ser melhores assistentes!”. A todos os presentes, Frei Paulo fez um apelo: “Não nos falte profecia e alegria para sermos franciscanos e franciscanas comprometidos com esse carisma, esse tesouro, que Francisco e Clara encontraram e que a nós basta apenas cultivar, o mundo atual tem sede de respostas que nós podemos dar!”.

O encontro pensado em conjunto pelo Frei Evaldo Ludwig, Frei Florival Mariano de Toledo e Frei Vitório Mazzuco Filho nasceu de uma provocação do Ministro provincial para que a Província possa prestar uma assistência mais qualificada aos irmãos que estão sob os seus cuidados. Esse encontro serviu para estreitar os laços entre as famílias franciscanas, ordenar os projetos comuns e também para evidenciar as fraternidades que não estão recebendo assistência adequada e que precisam voltar a recebê-la.

A equipe organizadora avaliou o encontro como positivo tendo atingido os objetivos em todos os aspectos. Os pontos levantados serão de grande importância para que os próximos passos possam ser dados com mais clareza.


Frei Gilberto Silveira da Costa Junior