Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

1º Encontro da OFS e Assistentes: “Não podemos permitir, franciscanamente, que o mundo desacredite da Esperança”

07/09/2024

Notícias

Na noite do dia 6 de setembro, a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil celebrou a abertura do seu 1º Encontro da OFS e Assistentes, que se estenderá até o dia 8, no Seminário Santo Antônio, de Agudos, no interior de São Paulo. Cerca de 90 pessoas, entre leigos e religiosos, se reuniram para a celebração desse ideal franciscano de vida sob o tema: “Peregrinos da Esperança” e o lema: “Porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia” (1Ts 1,5).

Ao longo de toda a sexta-feira, irmãos de diferentes fraternidades e regiões foram chegando para participar desse encontro. Após o jantar, Frei Florival Mariano de Toledo e Frei Leandro Ferreira Silva conduziram um momento de oração que introduziu os presentes à uma profunda reflexão acerca da carta de São Paulo aos Coríntios (3-13), e nela todos foram convidados a ser uma lâmpada que irradia a Esperança que é o próprio Cristo. Em uma caminhada luminosa, a oração encerrou-se aos pés da Imaculada Conceição, a advogada de nossa Ordem e padroeira de nossa Província.

Frei Paulo Roberto Pereira, Ministro provincial, em poucas palavras agradeceu aos irmãos e aos religiosos presentes pelo “sim” generoso em abraçar essa provocação de se reunirem para alinharem os projetos e caminharem cada vez mais unidos no seguimento de São Francisco e  Santa Clara. “Irmãos, Deus nos deu a graça de estarmos aqui e de sonharmos, e também nos dá a graça de ordenarmos esses desejos”.

Frei Vitorio Mazzuco Filho, após a oração da noite, reforçou a importância de caminharmos dentro do carisma franciscano e da identidade, dos valores que congregam os irmãos e irmãs na missão. Em sua fala, lembrou de eventos significativos que se aproximam e que são um apelo aos franciscanos: “Nós estamos próximos do Ano Santo da Esperança e da abertura da Porta da Misericórdia, e nós temos em São Francisco e Santa Clara as chaves para abrir essa porta!”. Frei Vitorio ainda acrescentou: “E é por isso que nós estamos aqui, para reencantar aspectos da nossa vocação e do nosso modo de estar nessa casa do mundo. […] Precisamos voltar para a origem da nossa espiritualidade, ouvir os oráculos, ouvir a voz de Deus que nos fala em seu Evangelho. […] Nós não podemos permitir, franciscanamente, que o mundo desacredite da Esperança”.

O palestrante voltou a reforçar que essa luz que carregamos deve iluminar as diversas sombras que são encontradas no cotidiano,  entre elas, a mentira, tão facilmente disseminada por aqueles que não têm compromisso com a verdade, gerando incertezas, inseguranças e o desespero.

As atividades do primeiro dia terminaram perto das 22h com o cântico Salve Regina, dedicando os próximos dias do encontro à Mãe de Deus para que os frutos desse encontro sejam agradáveis ao Senhor.


Frei Gilberto Silveira da Costa Junior