Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Na Solenidade da Imaculada Conceição, Frei Marcelo Tadeu renova os votos

09/12/2022

Notícias

Na Solenidade da Imaculada Conceição de Maria (08/12), Frei Marcelo Tadeu da Silva Cardoso, OFM, renovou os votos religiosos de viver por mais um ano em obediência, sem nada de próprio e em castidade, nas mãos de Frei Frei Gabriel Vargas Dias Alves, guardião da Fraternidade São Pedro Apóstolo de Pato Branco (PR), delegado de Frei Paulo Roberto Pereira, Ministro Provincial da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, que se encontra em viagem à Missão de Angola.

Frei Gabriel presidiu a Celebração Eucarística às 19h30, na Igreja Matriz São Pedro Apóstolo. Saudando Frei Marcelo Tadeu, o povo e seus confrades de Fraternidade, Frei Olivo Marafon, da Fraternidade de Chopinzinho e os membros da OFS, pertencentes à Fraternidade São Frei Galvão, que completou 20 de fundação e que também renovaram seus votos e, assim, deu-se início a celebração. Este rito é próprio do religioso que depois de fazer o noviciado, por alguns anos, renova o compromisso de viver os conselhos evangélicos de sem nada de próprio, castidade e obediência até que faça a profissão perpétua dos votos. Este período é chamado de Tempo de Profissão Temporária.

Após a homilia, onde Frei Gabriel comentou a respeito do sim de Maria e porque ela se torna Imaculada, ou seja indivisa, sem mistura e em unidade, seguiu-se o rito de renovação. O mestre do renovando, Frei Antonio Mazzuco pediu para que ele se apresentasse e, feito isso, o Guardião delegado do Ministro Provincial realizou o rito: Frei Marcelo, para Louvor e glória da Santíssima Trindade, renovou os seus votos de viver por mais um ano em obediência, sem nada de próprio e em castidade.

Ao final da Celebração Eucarística os membros da Fraternidade São Frei Galvão (OFS) renovaram seus votos e confraternizaram com os frades e alguns membros da paróquia.

Frei Marcelo Tadeu da Silva Cardoso nasceu em São Paulo (SP) no dia 28//08/1984. Fez o acompanhamento vocacional no Santuário São Francisco de Assis, em São Paulo (SP), ingressou no Seminário São Francisco em Ituporanga (SC) em 2016. Foi admitido no Noviciado de Rodeio em 2018, quando fez a profissão temporária na Ordem dos Frades Menores no dia 10 de janeiro de 2019. Cursou Filosofia no instituto São Boaventura, de 2019 a 2021. Em 2022, Frei Marcelo residiu na Fraternidade de Pato Branco para a experiência do Ano Missionário, etapa formativa depois do tempo de Filosofia, onde esteve a serviço da Paróquia São Pedro Apóstolo. Devido a um procedimento médico, ele permanecerá mais um ano nesta Fraternidade.


Texto: Frei Jonas Ribeiro da Silva; Fotos Cristiel Balbinot e Gabriel Garcia, pela Pascom da Paróquia São Pedro Apóstolo