Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Na festa da Imaculada, 17 jovens do tempo da Filosofia renovam os votos

08/12/2020

Notícias

 

Frei Gabriel Nogueira Alves

Rondinha (PR) – Na solenidade da Imaculada Conceição de Maria, Padroeira e mãe da Ordem dos Frades Menores e de nossa Província, Frei João Mannes, delegado do Ministro Provincial, Frei César Külkamp, presidiu esta solene Eucaristia na capela do Convento São Boaventura de Rondinha (PR), bem como a renovação dos votos dos frades professos temporários do tempo de Filosofia.

Fizeram a renovação dos votos no 3º ano de Profissão Temporária:  Frei Bruno Gonçalves Cezário e Frei Ruan Felipe Sguissardi; no 2º ano de Profissão Temporária: Frei Daniel Maciel,  Frei Franklin Matheus da Costa, Frei Gabriel Nogueira Alves,  Frei Guilherme Plotegher Neto,  Frei Josiélio da Silva Oliveira, Frei Lucas Moreira Almeida,  Frei Marcelo Tadeu da Silva Cardoso, Frei Roberto Rocha da Silva e Frei Sérgio Hide Honna; e no 1º ano de Profissão Temporária, cinco são frades angolanos da Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola (FIMDA):  Frei Daniel Carlos Teresa (FIMDA), Frei Herculano José Nuñgulo (FIMDA),  Frei Inácio Filipe Puto (FIMDA), Frei Irven Gabriel de Jesus dos Santos,  Frei Jerónimo Cheia Mário (FIMDA) e Frei Venâncio C. Candundo (FIMDA).

Depois de saudar e acolher seus confrades, especialmente os 17 frades estudantes professandos, Frei João primeiramente ressaltou o significativo do “sim” que cada confrade dá a Deus através dos conselhos evangélicos, do quando este “sim” imprime caráter, exige um amor e igual responsabilidade.  Que pelo exemplo de Maria, cada confrade professando possa dizer como Mãe de Deus: “Faça-se em mim, segundo a Vossa Palavra”.

Frei João lembrou do tempo do Advento que estamos vivendo, tempo de desapego, libertação e purificação. E ressaltou que o desapego é necessário para que Jesus possa nascer. A conversão do coração, portanto, é imprescindível para que possamos dizer como o Apóstolo Paulo:”Não sou eu que vivo, mas Deus que vive em mim”, e assim caminhar para o Natal definitivo.

O anjo Gabriel, no Anúncio, encontra o coração de Maria puro e sem mancha, um lugar apropriado para o nascimento do filho de Deus, do mesmo modo cada professando que hoje renovaram os votos por mais um ano, deve com Maria ter um coração puro para construção real de uma fraternidade.

Tudo é da fraternidade e a fraternidade é de Deus.