Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Muita festa e devoção a São Francisco em Duque de Caxias

07/10/2013

Notícias

duque3Centenas de pessoas estiveram na manhã de ontem para celebrar a tradicional festa litúrgica em honra de São Francisco de Assis realizada na Catedral de Santo Antônio de Duque de Caxias (RJ) promovida pelo Colégio São Francisco e pela Fraternidade Santo Antônio, vinculada a Ordem Franciscana Secular (OFS). A celebração foi presidida pelo Frei Walter, OFM, pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Nilópolis e assistente do colégio, e concelebrada administrador diocesano, padre Renato Gentille.

Além dos professores, alunos, familiares e colaboradores, a cerimônia atraiu devotos do santo e os irmãos da OFS que foram festejar a data e os 53 anos de vida fraterna da Fraternidade Santo Antônio. A celebração faz parte da programação da Semana Franciscana que tem como objetivos difundir o carisma e a identidade franciscana secular na Catedral de Santo Antônio, cuja história está associada à presença franciscana na Baixada Fluminense.

Em sua homilia, frei Walter destacou que São Francisco deixou-nos uma grande lição de vida ao encontrar a presença de Deus em cada pessoa e criatura de Deus. No encerramento de sua homilia frei Walter destacou a importância da transmissão de uma cultura de paz e de não violência pela educação, ressaltando a importância do papel dos profissionais de educação e dos próprios pais e responsáveis no processo de educação das futuras gerações e na construção de uma nova sociedade.

duque1No encerramento da celebração um coro de alunos do Colégio São Francisco homenagearam o santo e patrono do colégio com a Oração de São Francisco que encantou a todos revelando que o carisma e a espiritualidade franciscana permanecem com o mesmo frescor e vigor juvenil de Francisco de Assis. Após a Santa Missa, frei Walter abençoou os animais domésticos trazidos pelos fiéis, demonstrando assim o amor do povo simples pela obra da Criação.

Histórico da Fraternidade Santo Antônio

A Fraternidade Santo Antônio foi erigida canonicamente em 03 de outubro de 1960, autorizada por Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra, bispo da Diocese de Petrópolis, conforme licença assinada em 17 de setembro de 1960 pelo Monsenhor Gentil Costa, Secretário do Bispado, pois a época, a Cidade de Duque de Caxias pertencia a Diocese de Petrópolis. No dia 02 de outubro de 1960, frei Matheus Hoepers, ofm, que a época exercia o cargo de Comissário Provincial da Província da Imaculada Conceição do Brasil, redigiu de próprio punho o termo de ereção canônica da Fraternidade da Ordem Terceira em Duque de Caxias que, “sob a invocação e patrocínio de Santo Antônio, estando presentes como testemunhas o R. Padre Superior e Vigário Frei Teodoro Zimmermann e o R. Padre Diretor Frei Urbano Monteiro”.

Somam-se aos esforços dos frades, as orações e o empenho de valorosos irmãos da Fraternidade São Sebastião dos frades capuchinhos e Santo Antônio do Convento do Largo da Carioca, ambas no Rio de Janeiro. Estes precederam a fraternidade na caminhada e contribuíram para a fundação da Fraternidade Santo Antônio, e assim proporcionar ao povo de Duque de Caxias o seguimento do Santo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo nos passos de São Francisco de Assis.

Frei Urbano Monteiro, primeiro assistente espiritual, deixou registrado, à época, no livro de crônicas da fraternidade sua expectativa sobre a fundação da Fraternidade Santo Antônio de Duque de Caxias: “A semente é pequena, como o grão de mostarda da parábola do Divino Mestre. Mas o zelo e o fervor dos primeiros nos levam à esperança de que num dia não muito remoto a árvore seja frondosa. Deus assim o permita, para sua maior glória e santificação e edificação de muitas almas”.