Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Ministros Gerais partilham o carisma franciscano

25/07/2013

Notícias

alto

Por Moacir Beggo

Rio de Janeiro (RJ) – O Ministros e Superiores Gerais se encontraram nesta quarta-feira (24), na Igreja de São Sebastião, na Tijuca, para falar do carisma de São Francisco e Santa Clara aos jovens e religiosos (as) da Família Franciscana do Brasil e mundial.

E foi assim, mostrando que esse carisma é atual e interpela a todos, que os representantes de Francisco e Clara tiveram esse encontro especial na Jornada Mundial da Juventude, como parte da programação do Espaço Franciscano. A jovem croata, representante da Juventude Franciscana no Conselho Geral da Ordem Franciscana Secular, Anna Fruk, conduziu a mesa dos Gerais.

perry

Ministros da 1ª Ordem (da esq. para dir): Frei Michael, Frei Marco e Frei Mauro.

O primeiro a ter esse contato foi o Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores, o norte-americano Michael Perry, que foi recém-eleito para continuar nesta missão até 2015. Citando o Evangelho de Lucas (1, 1-4), quando Jesus foi à cidade de Nazaré,  entrou na sinagoga, e levantou-se para fazer a leitura. Deram-lhe o livro do profeta Isaías, onde leu a passagem que está escrito: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção, para anunciar a Boa Notícia aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos presos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos, e para proclamar um ano de graça do Senhor.”

Frei Michael lembrou que o Espírito do Senhor está sobre nós e nos chama à liberdade, nos chama para dar esperança ao mundo inteiro, nos chama para sermos discípulos de Jesus, nos chama para perto dos mais pobres. “E o Papa Francisco está dizendo que é preciso voltar aos pobres”, enfatizou, reforçando que é importante “para nós, franciscanos, não deixar os lugares fraturados esquecidos”.

tor

Frei Amando, da Tor (esq) e Ir. Deborah

Segundo Frei Michael, o Espírito do Senhor está chamando para dar esperança e liberdade a todo mundo. “Vamos acreditar que o Espírito do Senhor está mesmo sobre nós. Vamos ter olhos, corações e nariz abertos para conhecer e proclamar o Evangelho”, enfatizou.

Na mesma linha de reflexão do Papa Francisco, pautou-se o Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, Mauro Jöhri, que lembrou uma história do tempo de São Francisco, quando o santo repreende um frade que chamou um pobre de “fingido”. São Francisco mandou que ele tirasse o hábito, pedisse perdão e beijasse os pés do pobre. “Francisco não aceitava que se desprezasse o pobre. Um frade nunca despreza um pobre. Franciscano nunca despreza um pobre (aplausos)”, reforçou o Ministro Geral dos Capuchinhos.

“Francisco reconheceu que encontrou Cristo nos pobres. Só quando se abriu para os pobres conseguiu se abrir para Cristo. Antes os pobres lhe davam repulsa. Os leprosos cheiravam mal. Mas, um dia, Deus lhe agarrou e levou para o meio dos pobres. Aquilo que era amargo se tornou doce. Não se pode dizer que ama a Deus que não se vê e ao pobre que se vê. Existem tantos pobres que esperam por um gesto de solidariedade e amizade. Você pode não ter dinheiro para dar a um pobre, mas poderá saudá-lo e ficar um tempo com ele”, encerrou, desejando boa caminhada.

O Ministro dos Frades Menores Conventuais, Frei Marco Tasca, tratou do “carisma franciscano e a comunicação”. “Eu sei que esse tema da comunicação vocês não conhecem mais ou menos, mas conhecem muito bem”, brincou. “Eu gostaria de recordar  um dado muito importante. Deus se conectou primeiramente conosco. Não esperou que nós nos conectássemos a ele. E ele fez de uma maneira muito interessante. Mandou seu Filho Jesus ao nosso meio. Isto é, se conectou conosco através de um corpo, com afetos, com sonhos, com gestos concretos”, assinalou.

concepcionista

Ir. Lindinalva ao lado de Frei Mauro

Para ele, é claro que os meios de comunicação são uma grande oportunidade, mas é preciso vivê-los de uma maneira cristã e franciscana. “Penso que São Francisco e Santa Clara foram grandes comunicadores. Todos vocês conhecem a passagem da Perfeita Alegria e como São Francisco expressa aquilo que está vivendo como história. Creio que nós, de fato, somos chamados hoje a viver esses meios de comunicação com uma maneira diferente. Porque temos um modo diferente de amar; um modo diferente de estar juntos; um modo diferente de economia; um modo diferente de viver as relações. É isto  que o mundo espera de nós: que sejamos sinal de diferença. Que não sejamos iguais a todos e não façamos o que todo mundo faz, não vivamos como todos vivem. Somos chamados a ser sinal de diferença. Coragem irmãos! Vamos mudar o mundo naquilo que o mundo está esperando”, convocou.

O Vigário Geral da Terceira Ordem Regular, Frei Amando Trujillo, falou de ecologia e espiritualidade, um tema cada vez mais atual e um compromisso dos franciscanos. “Nós, como franciscanos, temos a obrigação de renovar a criação como um dom de Deus”. Segundo ele, o Papa Francisco convoca a todos a serem protetores da criação e não destruidores. “Estamos destruindo a natureza e, consequentemente, destruindo nossas vidas”, lamentou.

representantes

Os representantes da OFS

Já a presidente da Confederação Internacional dos Irmãos e  Irmãs Franciscanasnas, TOR, Deborah Lockwood, OSF, falou de fraternidade na espiritualidade franciscana. “Cada irmão, cada irmã é um presente de Deus e por isso devemos ter respeito por eles”, destacou, enquanto o Vice-ministro da Ordem Franciscana Secular, Amando Trujillo, abordou o tema do trabalho na perspectiva secular franciscana. Segundo Trujillo, para Francisco, trabalho é uma doação e trabalhar é uma graça. “O trabalho é uma maneira de servir à comunidade e uma oportunidade de servir a Deus e ao próximo”, completou.

A simpática Ministra Geral da OFS, Encarnación del Pozo, falou com carinho da Juventude Franciscana e lembrou da dificuldade para se ter assistência espiritual da Primeira Ordem no mundo inteiro.

A vice-presidente da Federação das Irmâs Concepcionistas do Brasil, Ir. Lindinalva de Maria, disse que o desafio hoje é recuperar o jovem que está se distanciando da Igreja.

ana

Frei João Pedro e Anna Fruk

Quatro jovens fizeram perguntas aos Ministros Gerais e, pela Província da Imaculada, Frei João Pedro Inácio Silva Almeida, interpelou Frei Michael Perry sobre qual deve ser a postura do frade menor numa sociedade marcada pelo relativismo e secularismo? Segundo o Ministro Geral OFM,  essa realidade não deve afastar o frade do mundo. “Essas situações negativas fizeram  Francisco se aproximar do mundo. A tendência é se afastar, mas o frade menor deve se tornar um sinal de fé, esperança e caridade”, disse.

Todos os Ministros (as) acenderam as velas no Círio Pascal e passaram a chama aos jovens em sinal de envio nesta Jornada Mundial da Juventude que tem como tema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19).  No encerramento, o grupo de teatro da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Nilópolis representou a vida de São Francisco de Assis.