Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Muita animação no último dia nas comunidades

20/01/2018

Notícias

Frei Augusto Luiz Gabriel e Érika Augusto

Agudos e Bauru (SP) – Neste sábado, 20, continuam as Missões Franciscanas da Juventude nas cidades de Agudos e Bauru (SP). Com o acréscimo de um dia de atividades, os participantes puderam permanecer mais tempo nas comunidades e nas famílias. Nas edições anteriores, era praticamente dedicado apenas um dia para este convívio.

Bem cedo, já era possível encontrar os jovens nas atividades. Um grupo ia passando pelas ruas de Agudos, batendo de porta em porta para oferecer uma oração, uma palavra de conforto, uma bênção. Outro grupo estava na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, pertencente à Paróquia São Paulo Apóstolo, literalmente com a mão na massa. Eles foram convidados a replantar um jardim, que fica na entrada da comunidade. Todos empenhados em deixar o espaço ainda mais bonito.

O último dia nas comunidades também foi dedicado à partilha da experiência. Os jovens que estavam na Comunidade São Francisco fizeram um bonito momento de partilha antes do almoço. Marcelo Dirksen, de Águas Mornas (SC), afirma que a experiência na missão foi transformadora. Ele partilhou com os jovens que havia passado por um momento pessoal muito difícil no último ano, com depressão. O grupo em que ele estava iria visitar um asilo, mas não foi possível por causa da chuva que caiu no mesmo dia. Os missionários mudaram os planos e foram visitar as famílias da região, e nas casas encontraram muitos idosos. “A família às vezes se abstém de fazer alguma coisa, de se divertir, para cuidar do idoso com muito amor e carinho. Em todas as casas que fomos, os idosos estavam bem cuidados, com barba feita, banho tomado”, afirmou o jovem. Para ele, a experiência desta realidade confirmou um desejo antigo: cuidar dos pais quando estiverem idosos, mesmo que para isso seja necessário abrir mão de muitas coisas, pois a família é a prioridade.

Durante os dois dias em que os jovens estiveram divididos em 32 grupos, os responsáveis pelo Serviço de Animação Vocacional (SAV), Frei Diego Melo e Frei Gabriel Dellandrea, ficaram com a missão de visitar todos os grupos para ver como estava a experiência e também para entregar uma pequena lembrança: um tau feito em acrílico. O gesto era uma surpresa para os jovens, que faziam festa a cada visita dos frades. O tau foi doação de uma membro da Ordem Franciscana Secular, que confeccionou cada peça e deu o acabamento.

missao_200118-14Em uma das visitas, Frei Gabriel Dellandrea encontrou com o grupo da Matriz São Paulo Apóstolo. No grupo estava Alcinei José Sentofante, de Chopinzinho. Ele é deficiente visual e participa de sua segunda missão. Na casa onde o grupo estava, aconteceu um bonito momento de partilha, pois a anfitriã contou que seu marido, já falecido, também era deficiente visual. Para ela, a visita foi emocionante, pois não esperava encontrar um deficiente visual entre os missionários. Sentados ao redor da mesa, os jovens puderam ouvir um pouco da realidade do jovem.

Um grupo de 30 jovens missionários marcou presença em assentamentos da cidade de em Agudos (SP). Dentre tantas atividades que estes jovens realizaram, destaca-se a visita e bênçãos das casas e das famílias que residem no local, sejam famílias já assentadas e as que estão na busca de regularizar a situação burocrática da terra em que estão inseridos. Vitória Colussi, de Concórdia (SC), afirmou que durante estes dias de missão os jovens puderam conhecer o acampamento dos assentados do Movimento dos Sem Terra (MST). “Algumas famílias já estão assentadas, já estão com as suas casas e suas terras, porém algumas famílias ainda estão lutando pela sua terra. Às vezes estes acampamentos duram cerca de 10 anos aproximadamente. O MST nessa comunidade está fazendo um trabalho muito importante para com as famílias. Foi maravilhoso estar nesse acampamento, nesse assentamento. Como é bom ter a solidariedade dentro dessas comunidades” destacou ela.

missao_210118
Já na Paróquia Santo Antônio, o dia de visitas terminou com uma visita à Comunidade Terapêutica Peniel. Todos os jovens que estavam nos grupos da matriz se dirigiram para o local, onde conviveram com os dependentes e tiveram um momento de lazer. A visita terminou de forma animada, com muita comida e música. Em seguida, eles se dirigiram para a Paróquia, onde fizeram uma breve avaliação da experiência.Frei Gabriel Dellandrea aproveitou o momento para agradecer o pároco, Frei José Martins Coelho, pelo suporte dado na organização das Missões Franciscanas. O frade agradeceu o convite feito pelo SAV e o apoio da comunidade. “Que vocês possam retornar para vivenciar em outros momentos o carisma franciscano”, pediu Frei José Martins aos jovens.
Os missionários concluíram a noite nas comunidades com a Eucaristia, às 19h. No domingo, os jovens retornam ao Seminário Santo Antônio a partir das 7h para o encerramento das Missões Franciscanas. Haverá a Celebração Eucarística presidida pelo Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel e, em seguida, um momento de avaliação e partilha. Será feito também o anúncio de onde acontecerá a próxima edição das Missões Franciscanas.

 

Confira abaixo o boletim do 4º dia: