Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Missa em ação de graças pelos 80 anos do Amparo Maternal

23/08/2019

Notícias

Érika Augusto

São Paulo (SP) – Nesta sexta-feira (23), a Paróquia São Francisco, na Vila Clementino (SP), acolheu com muita alegria a Missa em ação de graças pelos 80 anos do Amparo Maternal. A Celebração foi presidida pelo Cardeal da Arquidiocese de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer e concelebrada por Frei Valdecir Schwambach, pároco. Participaram da celebração a diretoria da instituição, além das mães assistidas, voluntários e benfeitores. O Amparo Maternal fica localizado na  Rua Loefgreen, bem próximo à Paróquia. 

Em sua homilia, Dom Odilo ressaltou a bonita história da instituição octogenária, que foi gestada no coração de um médico obstetra, dr. Álvaro Guimarães Filho,  de uma religiosa, Madre Marie Domineuc e do segundo arcebispo de São Paulo, Dom José Gaspar, que juntos fundaram o Amparo Maternal, no ano de 1939, diante de muita intolerância por parte da população, que não aceitava um local que desse suporte para as mães solteiras.

Mas segundo Dom Odilo, a caridade do coração das pessoas foi a expressão da providência de Deus para as mães em situação de vulnerabilidade. “O que pode ser realizado quando as pessoas se sensibilizam com a necessidade do próximo?”, ressaltou o Cardeal.

O Amparo Maternal é uma maternidade filantrópica humanizada, que realiza aproximadamente 7 mil partos por ano. No local são acolhidas mães e bebês em situação de vulnerabilidade social. Além de aprender sobre os primeiros cuidados com os filhos, as mães também têm a possibilidade de realizar cursos profissionalizantes e de idiomas. Atualmente, a instituição atende também refugiadas e imigrantes.

Ao final da celebração, a diretora executiva do Amparo Maternal, Fernanda Allucci, fez um agradecimento aos presentes.


VEJA MAIS IMAGENS DA CELEBRAÇÃO: