Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Missa de Ação de Graças marca os 90 anos em Luzerna

27/10/2013

Notícias

Foto Moacir Beggo

Moacir Beggo

Luzerna  (SC) – A presença franciscana dos Frades Menores da Província da Imaculada Conceição é marcante no Oeste Catarinense. Nas trilhas deixadas pelas sandálias dos missionários de São Francisco de Assis, entre eles o Servo de Deus Frei Bruno Linden, nasceram vilas e cidades. Luzerna é uma dessas cidades e, neste domingo (27/10), celebrou duplamente dois momentos importantes para a comunidade: 90 anos de presença franciscana e 80 anos de fundação da Paróquia.

Às 9h30, o bispo diocesano Dom Mário Marquez, que é filho da terra, o Vigário Provincial Frei Estêvão Ottenbreit, os Definidores Frei João Mannes e Frei Germano Guesser, o Vigário paroquial Leo Severino Schmidt, sacerdotes de toda a Província, da Diocese de Joaçaba, religiosos e religiosas, e o povo foram convidados pelo pároco Nolvi Dalla Costa a se dirigirem à frente da Igreja para a bênção da imagem do Padroeiro São João Batista, que foi colocada na torre da igreja. “As igrejas mais antigas já eram construídas com o pedestal na parte externa, para que se colocasse a imagem do Padroeiro”, explicou Frei Nolvi.

Foto Moacir Beggo A imagem, doada pelo empresário Márcio Dalla Lana, foi esculpida pelo luzernense Cláudio Silva, conhecido principalmente pela criação da grande escultura de Frei Bruno em Joaçaba. Após a bênção de Dom Mário, todos foram convidados a entrarem na igreja para iniciar a Santa Missa.  Antes, as 18 comunidades da Paróquia marcaram presença na celebração trazendo, em procissão, um banner com a imagem de cada de um de seus padroeiros.

D. Mário saudou a todos, especialmente a Frei Estêvão, representando a Província da Imaculada, que foi pioneira na evangelização nestas terras a Oeste do Estado de Santa Catarina. “Estamos aqui num momento de ação de graças, de celebração da vida e da fé, de louvor por esta data jubilar. É um momento de júbilo e de alegria!”, comemorou o bispo, que também é Filho da Ordem de São Francisco de Assis, já que ingressou na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. “Eu creio que todos nós, que aqui estamos, fomos movidos pela fé, como também os nossos antepassados”, disse. Em 1923 chegavam os primeiros frades vindo da região de Palmas, no Paraná, para dar assistência à pequena vila de Luzerna. Mais tarde, em 1933, foi criada a Paróquia São João Batista.

D. Mário lembrou que a celebração acontecia no Ano da Fé, que foi proclamado pelo Papa emérito Bento XVI e que será concluído pelo Papa Francisco. “E percebemos que, em poucos meses, o Papa Francisco tem dado ao mundo inteiro uma nova luz, esperança, um direcionamento para a Igreja, com certeza, inspirado em São Francisco de Assis”, disse.

Foto Moacir Beggo“Mais de 800 anos depois, São Francisco vem exercendo na humanidade uma influência muito forte e marcante para a humanidade. Ele é tão atual que parece ser do nosso tempo”, disse, lembrando que a fraternidade é uma das marcas principais deixadas por este santo.  “Ele apresenta para nós um indicativo, Jesus Cristo, que é o centro da nossa vida cristã”, acrescentou D. Mário, não se cansando de agradecer aos Filhos de São Francisco por este trabalho missionário nesta região catarinense. Segundo o bispo, que na última semana fez várias celebrações no interior e em cidades vizinhas, pôde comprovar as marcas deixadas pelos frades, especialmente na sua Diocese.

Por sua vez, Frei Estêvão disse que esse trabalho missionário e itinerante dos frades não seria possível sem o carinho, o amor e o acolhimento do povo. “Ao longo desses noventa anos, e principalmente os queridos antepassados de vocês, que muitos já não estão mais aqui, acolheram esses frades e não só com um abraço, um bom dia, com uma comida partilhada, mas principalmente abriram o seu coração para receberem o que os frades anunciavam: o Evangelho de Jesus Cristo”, disse.

Foto Moacir Beggo“Estamos, hoje, festejando 90 anos da presença de franciscana e esta semana Dom Mário vai nos dar um presente. Um desses frades que por aqui andou, durante esses 90 anos, um deles, é Frei Bruno! (o povo aplaude sem parar ao ouvir o nome de Frei Bruno). Nesta quarta-feira que vem, D. Mário vai abrir solenemente o processo de beatificação deste Servo de Deus”, completou Frei Estêvão, não poupando agradecimento a todos. O início do processo de beatificação de Frei Bruno acontecerá  na Catedral Santa Terezinha de Joaçaba, às 15 horas.

Entre as autoridades, falou o prefeito Moisés Diersnann, que  parabenizou a todos pelas datas jubilares. “É um momento importante para a nossa comunidade. O desenvolvimento desta cidade está atrelado a esta data tão importante”, disse. Neivaldo Luiz Deitos, coordenador do Conselho de Pastoral, falou em nome de todos os conselhos, pastorais e movimentos.

Uma celebração tão bela e tão bem preparada, conduzida com perfeição pelo pároco Frei Nolvi Dalla Costa, reservou para o final um momento de muita emoção. O garoto Lucas Desidério Celso, vestido como um frade franciscano, veio do fundo da igreja cantando a “Cantiga por Francisco”, de Pe. Zezinho. Afinado e com muita tranquilidade, Lucas emocionou e arrancou aplausos do povo. Na verdade, ele já é um “quase profissional”. Segundo a mãe Elisandra, ele canta desde os 4 anos e costuma ser convidado para cantar em festas e formaturas.

Antes de a festa continuar com um churrasco no Salão Paroquial, Frei Nolvi convidou a todos para a bênção do novo auditório da Paróquia. Segundo o pároco, ainda faltam as cadeiras e obra deverá estar totalmente concluída em janeiro próximo.