Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Comunidade em Porto União celebra 100 anos e recorda presença franciscana

O bispo franciscano Dom Severino Clasen, da Diocese de de Caçador (SC) e presidente da CNBB Regional Sul 4, celebrou a Missa Solene que marcou os 100 anos da Comunidade São Miguel Arcanjo, da Paróquia Paróquia Nossa Senhora das Vitórias de Porto União (SC).

“Hoje (1/09), vivi momentos de emoção em uma das comunidades de nossa paróquia franciscana onde, no passado, também atuei tambem como pároco (1986-1989) em Porto União. A comunidade São Miguel, celebrando 100 anos de existência, homenageou os frades que atuaram nessas terras”, recordou Dom Severino, que professou na Ordem dos Frades Menores por esta Província da Imaculada Conceição. “O povo é muito grato aos frades franciscanos. Foram momentos de muitas alegrias, emoção e saudades. Mais um exemplo digno e heroico dos nossos frades”, atestou o bispo franciscano.

A Província da Imaculada Conceição assumiu a Paróquia Nossa Senhora das Vitórias a pedido do bispo de Curitiba, D. João Francisco Braga, em 9 de maio de 1914. Frei Rogério Neuhaus tomou posse como vigário franciscano, tendo Frei Oswaldo Schlenger o seu 1º coadjutor. Deste trabalho evangelizador até 2005, destaca-se a construção da Matriz, do Convento, das capelas do interior, do Colégio Santos Anjos, do Hospital São Brás, do Ginásio São José e a presença das Irmãs Catequistas Franciscanas.