Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Missa de Ação de Graças marca o aniversário da Província

15/07/2012

Notícias

Moacir Beggo

São Paulo (SP) – O Ministro Provincial Frei Fidêncio Vanboemmel presidiu a Missa de Ação de Graças, neste domingo (15/07), na Igreja de São Francisco de Assis, na Vila Clementino (SP), em homenagem ao aniversário de 337 anos de criação da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil.

Frei Fidêncio fez uma breve pausa na sua visita canônica às fraternidades da Província, já que este ano a Província terá o Capítulo Provincial em novembro, e celebrou às 11h30, quando destacou esse momento especial e significativo para a Província e rendeu graças a Deus por todos os benefícios que Ele tem operado através da vida dos frades que construíram essa história. “Queremos ser gratos também aos nossos parceiros e parceiras na missão evangelizadora que o Papa Clemente X nos delegou ao criar, em 15 de julho de 1675, esta Província Franciscana da Imaculada Conceição”, acrescentou.

A história da Província da Imaculada começou bem antes, quando no dia 13 de março de 1584 foi instituída a Custódia de Santo Antônio, filha de uma jovem Província portuguesa, também dedicada ao Santo de Lisboa e Pádua. Quando conseguiu fundar 12 conventos, tornou-se Província de Santo Antônio  (1657) – hoje tem sede em Olinda (PE) – e, no primeiro Capítulo que celebrou, desmembrou os conventos do Sul e os erigiu em Custódia  (1659), com sede no Rio de Janeiro e lhe deu o nome de Imaculada Conceição. Com o aumento dos frades e criação de outros conventos, a Custódia da Imaculada  foi declarada Província, em 1675.

Segundo o Ministro Provincial, celebrar o aniversário da Província significa olhar no ‘retrovisor’ da nossa história com um olhar crítico e provocador em vista do presente e do futuro. “Esta história nos desafia para a ousadia, para a determinação da não repetição. Esta história nos convoca ao redimensionamento do essencial da nossa Forma de Vida, que é viver o Santo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo na missão, tal como foi proclamado no Evangelho de hoje (Mc 6,7-13)”, disse Frei Fidêncio.

O Ministro Provincial destacou também que celebrar o aniversário da Província é fazer ecoar, com renovado ardor, o apelo da Ordem dos Frades Menores no último Capítulo: Por vocação, somos “portadores do dom do Evangelho”, numa evangelização partilhada com os leigos. “Sim, a exemplo de São Francisco de Assis e de tantos irmãos da nossa história que souberam colocar seus dons ao serviço da Boa Nova, também nós nos sentimos chamados a acolher o Evangelho e restituí-lo criativamente com a vida, com gestos concretos, mediante o exercício de nossos próprios dons. Queremos aprender a escutar a palavra de Jesus e a restituí-la aos homens e mulheres de hoje no espírito do Evangelho, caminhando pelas estradas do mundo como irmãos menores evangelizadores, com o coração voltado para o Senhor”, citou Frei Fidêncio.

A Província da Imaculada tem sua presença religiosa geograficamente no eixo Sul-Sudeste do Brasil, e suas fraternidades estão, em boa parte, localizadas em centros urbanos, embora atende a um número expressivo de comunidades rurais, sobretudo no Sul do país.

Atualmente, a Província tem 389 frades distribuídos em 58 fraternidades, sendo 53 no Brasil e 5 em Angola. Até setembro, Frei Fidêncio visitará todas as fraternidades e seus respectivos frades. O governo provincial tem sede na Vila Clementino e seus frades atendem a Paróquia São Francisco de Assis.

Regina Oyamaguchi, coordenadora de Liturgia, falou em nome da Paróquia, agradecendo a Frei Fidêncio pela presença franciscana na Vila Clementino e pediu ao povo que fizesse uma homenagem à Província, cantando “Imaculada” e, no final, puxou o “Parabéns a você!”.