Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Ministros da OFM se reúnem em Campo Grande

29/03/2012

Notícias

Campo Grande (MS) – Os ministros, custódios e presidentes das 11 entidades que compõem a Conferência dos Frades Menores do Brasil (CFMB) estão reunidos no Convento São Francisco de Campo Grande – MS, para sua reunião ordinária (27 a 30 de março de 2012).

A entidade anfitriã deste encontro da CFMB é a Custódia Franciscana das Sete Alegrias de Nossa Senhora, que abrange os estados do MS e MT. Seu custódio, recém-eleito para este serviço, é Frei Roberto Miguel do Nascimento.

As demais Entidades que compõem a Conferência Brasileira da Ordem dos Frades Menores são:

2) Província de Santo Antônio do Brasil – Abrange grande parte do Nordeste do Brasil e seu ministro provincial é Frei Marconi Lins de Araújo.

3) Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil – Abrange boa parte das regiões Sudeste e Sul do Brasil. Seu ministro provincial é Frei Fidêncio Vanboemmel.

4) Província Franciscana de Santa Cruz – Está presente no Estado de Minas Gerais. Seu Ministro Provincial é Frei Francisco Carvalho Neto.

5) Província Franciscana de São Francisco de Assis – Presente no território do Rio Grande do Sul. Seu ministro provincial é Frei João Inácio Muller, atual presidente da CFMB.

6) Província Franciscana do Santíssimo Nome de Jesus – Abrange os estados de Goiás e Tocantins. Seu ministro provincial é Frei Wanderley Couto.

7) Província Franciscana de Nossa Senhora da Assunção – Abrange os estados do Maranhão e Piauí. O ministro provincial é Frei João Muniz Alves

8) Custódia de São Benedito da Amazônia – Presente nos estados do Pará e Amazonas. Seu Custódio é Frei Francisco de Assis Paixão.

9) Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus – Presente no interior do Estado de São Paulo. Seu Custódio é Frei Flaerdi Silvestre Valvassori.

10) Fundação Missionária Franciscana de Nossa Senhora de Fátima – Presente na região do Triângulo Mineiro. Seu presidente é Frei Ezimar Alves Pereira.

11) Fundação Missionária Franciscana de Nossa Senhora das Graças – Presente na região de Floriano – PI. Seu presidente é Frei Izaias Rosa da Silva.

Os ministros destas entidades iniciaram sua reunião na manhã de ontem, dia 27 março de 2012, rezando e partilhando o subsídio da OFM intitulado “IDENTIDADE FRANCISCANA”.

Na sequência, após leitura e aprovação da ata da última reunião da CFMB que ocorreu em Bacabal MA, cada ministro, custódio e presidente partilhou aspectos significativos da vida franciscana no cotidiano do seu ministério e serviço na sua respectiva entidade. Em todas as entidades existem denominadores comuns quanto aos desafios que clamam por soluções e, por isso, todas procuram caminhar em sintonia com a Ordem dos Frades Menores na questão do redimensionamento da vocação de cada irmão menor e de cada fraternidade, bem como na redescoberta da nossa missão evangelizadora no mundo de hoje.

Após esta rica partilha fraterna, o presidente da CFMB, Frei João Inácio Müller, convidou os ministros a tomarem a pauta da agenda. O primeiro assunto foi o Relatório da Caminhada do SIFEM, ou seja, uma síntese do trabalho executado pelo Serviço de Evangelização e Missão da CFMB e perspectivas de reuniões futuras. Este material foi preparado e enviado pelo secretário interprovincial do SIFEM, Frei Jean de Souza, da Província de Santo Antônio.

Assim, outros temas de vital importância estão na agenda dos trabalhos dos ministros, como: o Serviço interprovincial para a Formação e os Estudos; o noviciado interprovincial de Catalão; a pastoral franciscana nos centros educativos; o congresso de Educadores Franciscanos; o Congresso Clariano; a missão na Amazônia (projeto da CFMB e da Ordem); a próxima reunião da UCLAF; a Jornada Mundial da Juventude (Rio); a formação dos Irmãos Leigos etc.

Hoje, dia 28 de março, no amanhecer de um lindo dia de sol e um frio saudável de outono, os ministros, custódios e presidentes das entidades retomam sua agenda de trabalho.

Frei Fidêncio Vanboemmel