Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Ministro Provincial envia mensagem a Dom Dario

05/01/2019

Notícias


O Ministro Provincial da Província Franciscana da Imaculada Conceição, Frei César Külkamp, enviou mensagem a Dom Dario Campos, OFM, o 4° Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Vitória (ES), que toma posse neste sábado, 5 de janeiro, às 10 horas na Catedral Metropolitana de Vitória.

O franciscano Dom Dario Campos, que era bispo da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, foi nomeado pelo Papa Francisco como o novo Arcebispo de Vitória no dia 7 de novembro de 2018. Como lembra o Ministro Provincial, o Espírito Santo tem dois santuários franciscanos que marcam a história da presença franciscana que começou com o irmão leigo franciscano, Frei Pedro Palácios, ao chegar na Capitania do Espírito Santo em 1558. Ele é o fundador de um dos santuários dedicados a Nossa Senhora mais visitados do Brasil, o Convento da Penha. Acompanhando o crescimento da cidade de Vila Velha, o Santuário do Divino Espírito Santo é outro marco da presença franciscana entre os capixabas.

 ÍNTEGRA DA MENSAGEM DE FREI CÉSAR

São Paulo, 05 de janeiro de 2019.

A V. Ex.ª Revma.
Dom Dario Campos, ofm
Arcebispo de Vitória – ES

Estimado Dom Dario,
Paz e Bem!

Através de nossas Fraternidades em Vila Velha, chegou a mim o convite para a Celebração Eucarística com a tomada de posse de V. Exa. Revma. como 4º Arcebispo da Arquidiocese de Vitória, neste sábado, 5 de janeiro. Já a notícia de vossa nomeação nos deixou felizes por podermos contar com o apoio e a orientação de um Arcebispo frade menor.

Assim como vosso lema episcopal: “Nas Tuas Mãos”, queremos, como Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, presentes em duas Fraternidades e a serviço de dois campos muito significativos de evangelização para a Igreja de Vitória: o Convento da Penha e o Santuário do Divino Espírito Santo – Paróquia Nossa Senhora do Rosário, manifestar nossa acolhida à vossa pessoa e confiar-lhe nossa obediência e colaboração para a vida e a missão da Igreja Local de Vitória.

Nossa Província acaba de celebrar seu Capítulo Provincial, com o tema “a minoridade franciscana: lugar de encontro e comunhão”, inspirado na fala do Papa Francisco à Família Franciscana. Ali reforçamos nosso compromisso de ver o mundo e a Igreja com os olhos dos menores e reassumimos nossas dimensões franciscanas da Evangelização, entre elas a Comunhão com a Igreja, vivendo nossa vocação e missão na e com a Igreja, Povo de Deus, em espírito de obediência e reverência aos seus pastores. Assim nos colocamos diante da Igreja de Vitória e de seu Arcebispo!

Faço chegar estas palavras à vossa Exa Revma., através de Frei Paulo Roberto Pereira, Guardião do Convento da Penha e membro do nosso Definitório.

Confiamos em vossas preces e pedimos a vossa bênção!

Cordialmente,

Frei César Külkamp, ofm
Ministro Provincial


PRIMEIRA ENTREVISTA COLETIVA

OPÇÃO PREFERENCIAL PELOS POBRES

Na entrevista antes da posse, Dom Dario Campos, se reuniu com a imprensa na sua residência em Ponta Formosa, na Praia do Canto, na sexta-feira (4/1), abrindo a coletiva com a saudação franciscana “Paz e bem”. Segundo o novo Arcebispo,

a Arquidiocese de Vitória tem um papel fundamental na história da Igreja do Estado do Espírito Santo.

“Aqui, em Vitória, está a sede da nossa Arquidiocese, da nossa Província Eclesiástica, e temos compromisso evangélico, pela nossa ação transformadora como uma Igreja que tem opção preferencial pelos pobres, como Igreja com ação nas Comunidades Eclesiais de Base (Cebs), de não perdermos nossa memória. O modo de ser igreja no Estado do Espírito Santo é referência no Brasil”, disse.

Dom Dario lembrou que o próprio Papa Francisco pediu que ele tenha especial atenção com os menos favorecidos, deixando isso claro em sua Carta de nomeação. Este foi o principal motivo da escolha de Dom Dario para o início de seu ministério na Arquidiocese de Vitória, o bairro São Benedito, onde vai celebrar no domingo, às 9 horas, a Missa da Epifania. “A escolha é por um bairro de periferia, onde nossos irmãos são esquecidos pelo poder público. Além de atender o pedido do Papa, também satisfaz profundamente meu desejo, minha escolha de estar junto dos irmãos abandonados”, afirmou.

Dom Dario também reforçou a importância dos leigos e leigas na ação evangelizadora da Igreja. “Nós precisamos estar constantemente alertas para o protagonismo dos leigos. Não podemos colocar o leigo a leiga à parte, especialmente das mulheres. Ai de nós se não fossem as mulheres na Igreja. Foi uma mulher que teve coragem de ir de madrugada para encontrar com Jesus no túmulo e foi ela que saiu para anunciar que Jesus não estava mais lá, que havia ressuscitado. A coragem de uma mulher fez com que a Igreja nascesse para fora”, lembrou.

O novo Arcebispo falou da importância de fortalecer os trabalhos sociais, não só nas paróquias da Arquidiocese mas em todo o Estado. “Cada uma de nossas paróquias e também nas paróquias de nossas Igrejas irmãs tem que fortalecer os trabalhos sociais e fazer emergir o que está sendo feito”.

Dom Dario lembrou o pedido de Papa Francisco e de ser uma Igreja em saída. “Sair é ir para as periferias, tanto as geográficas como as existenciais, pois a pobreza e as mazelas existem tanto na periferia quanto na classe A. Quantos não estão abandonados ou esquecidos também na classe A”, destacou.

Para o novo Arcebispo, é importante também manter um diálogo intenso com os poderes constituídos. Ele lembrou que a Campanha da Fraternidade deste ano apresenta as questões das políticas públicas, que devem ser amplamente discutidas e colocadas em prática. “Nós, junto com o povo, precisamos clamar pelos mais necessitados. O Papa quer que o irmão que está abandonado tenha um dignidade, tenha uma vida melhor. O intercâmbio com os poderes constituídos e com a ajuda da imprensa pode nos ajudar muito a melhorar a qualidade de vida dos nossos irmãos empobrecidos.”

A questão da violência no Estado foi outro ponto abordado por Dom Dario, que vê com preocupação os altos índices e disse que mesmo que as pesquisas mostrem que eles atualmente tiveram uma diminuição, não há motivos para comemorações.

“Temos que dialogar com toda sociedade civil a respeito da violência crescente no Estado. Não podemos ficar satisfeitos com a diminuição desses índices e sim trabalharmos para que eles acabem. O poder público fica satisfeito com essa queda, mas enquanto tiver um irmão sofrendo, um irmão morrendo, uma mulher sendo assassinada, um jovem negro ou branco sendo morto, não há comemorações. Jesus nos chamou à vida e não à morte”, enfatizou.

Situando sua pose na Epifania, Dom Dario deixou a seguinte mensagem: “Quem encontra com Jesus, retorna por um outro caminho. Herodes queria matar Jesus e contava que os Reis Magos dissessem onde ele se encontrava. Mas guidados por uma estrela e por um sonho, eles foram avisados das intenções de Herodes e voltaram para suas terras por outros caminhos. Ele continuou sem achar Jesus e mandou matar todas as crianças com menos de dois anos. Então, quem encontra com Jesus, retorna por um outro caminho, e quem não encontra, continua com sua violência interna. A presença da Igreja no Estado é fazer com que as pessoas encontrem com Jesus e retornem por um novo caminho”, finalizou.  (Fonte: Site da Arquidiocese de Vitória)