Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Comunidade carente acolhe o novo Arcebispo de Vitória

07/01/2019

Notícias


A imagem de São Francisco de Assis foi o presente que o Arcebispo Metropolitano de Vitória, Dom Dario Campos entregou para a Comunidade de São Benedito no início da Missa que aconteceu no alto do morro, na quadra do Secri, e que celebrou a Festa da Epifania na manhã deste domingo. A Missa marcou o início do ministério de Dom Dario na Arquidiocese de Vitória.

Veja a Mensagem do Ministro Provincial, Frei César Külkamp, a Dom Dario 

A imagem do Santo dos pobres e pequeninos representa bem a população da comunidade, que sofre com o descaso do poder público e com a violência. Dom Dario Revelou que foi a última peça retirada da capela onde rezava diariamente enquanto esteve como bispo na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

Ao entregar a imagem nas mãos de uma das fundadoras do bairro, Adalgisa Rabelo, Dom Dario pediu que todos rezassem pelos mais empobrecidos e adoentados do bairro, e também por ele, durante sua missão na Arquidiocese de Vitória.

Também não faltou alegria e muitas cores na celebração da Festa da Epifania, que teve início na Comunidade da Imaculada Conceição, na Paróquia Santa Teresa de Calcutá, com a primeira apresentação do grupo de Folia de Reis do bairro São Benedito.

Com os estandartes representando vários santos, todos seguiram em procissão por cerca de 40 minutos até a quadra do Secri, onde foi celebrada a missa, presidida por Dom Dario e concelebrada pelos padres Kelder Brandão, Renato Criste, Ivo Amorim, Dauri Batisti, Padre Arthur, Andherson Franklin, Jocemar Zagoto, Carlos e padre Eder da Prelazia de Lábrea.

Dom Dario lembrou que, assim como fizeram os Reis Magos, todos somos convidados a seguir o caminho para encontrar Jesus. “Com coragem, somos chamados a fazer o mesmo caminho dos magos, saindo de nosso fechamento e egoísmo, colocando-nos à caminho, na busca do Senhor. Sim! É seguindo a estrela guia indo às periferias, iluminados pela luz da fé, que nos encontraremos com o Senhor. Ele está nas periferias, humilde, pobre, excluído, esperando pelo nosso encontro, para iluminar a nossa vida com a luz do seu amor, afastando as trevas do egoísmo, da ganância e da vaidade, para que encontremos a verdadeira felicidade”, afirmou.

“Não podemos deixar nenhum irmão na exclusão pelo preconceito, intolerância, miséria, fome e violência”, defendeu.

A POSSE

O bispo franciscano Dom Dario Campos tomou posse neste domingo, 5 de janeiro, como novo Arcebispo da Arquidiocese de Vitória (ES) durante a Celebração Eucarística na Catedral de Vitória, quando o Dom Luiz Mancilha, Arcebispo emérito que, após a apresentação da Bula de nomeação de Dom Dario, a leitura da mesma e a apresentação ao povo, dirigiu a Dom Dario uma saudação, entregou o báculo (cajado) e o conduziu à Cátedra de onde ele passou a presidir a Celebração já como Arcebispo desta Igreja Particular.

Na homilia, Dom Dario afirmou sua obediência ao Papa que lhe pediu na Bula de nomeação: “Na vida como também no labor pastoral, segue diligentemente o exemplo de São Francisco de Assis – que de modo verdadeiramente especial foi solícito com a criação de Deus e com os pobres mais abandonados (Laudato Si)”, recordou.

Ele também disse que no Lema de seu ministério episcopal – “Nas Tuas Mãos” – encontrou o sentido mais profundo para dizer o seu ‘sim’ ao pedido do Papa Francisco e assumir a missão de governar junto à Arquidiocese governar. “Melhor dizendo, na nossa linguagem eclesial, pastorear a Arquidiocese. Hoje, mais uma vez, eu dirijo ao Senhor da Messe e ao Grande Pastor do Rebanho o meu olhar, o meu coração e todas as minhas forças, a fim de que Ele confirme, em nosso meio, a obra de Suas Mãos. Com humildade, eu reconheço o tamanho da missão e os seus grandes desafios que precisam ser enfrentados, e sei que não posso enfrentá-los sozinho, por isso, conto com vocês e peço as orações de todos vocês por mim”, pediu.

Saudou e agradeceu Dom Luiz pelo trabalho realizado, saudou as autoridades presentes de jeito muito acolhedor.

Fonte: Site da Arquidiocese de Vitória