Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Ministro Geral visita as Províncias do Cone Sul

17/05/2017

Notícias

Visita_170517
Roma – De 17 de abril a 1º de maio, Frei Michael A. Perry visitou as províncias que formam a Conferência do Cone Sul na América Latina, acompanhado do Definidor Geral, Frei Ignacio Ceja.
A visita da Província da Assunção, na Argentina e Paraguai, se realizou por meio de 3 encontros regionais: um no Paraguai e dois na Argentina. O encontro com os frades da Província de São Francisco Solano aconteceu na cidade de Salta, na Argentina. O encontro com os frades da Província da Santíssima Trindade no Chile aconteceu no Convento São Francisco, na capital Santiago.

Frei Michael participou com os frades na oração, na Eucaristia e ouviu as partilhas sobre seus lugares de vida e missão, sobre suas inquietudes sobre a Ordem, sobre o presente e o futuro das entidades. Ele compartilhou sua visão sobre a situação do mundo atual, sobre os passos da Ordem, as luzes, esperanças e desafios que percebe nas Províncias visitadas. Pediu aos frades atenção às circunstâncias variáveis do mundo e pediu para serem autênticos irmãos e menores no mundo atual. Exortou-os a retornarem sempre à fonte da vida, o Senhor Jesus, através de uma maior entrega à oração pessoal e comunitária. Pediu processos de renovação, por meio da elaboração de projetos fraternos de vida e missão, que despertem compromisso em cada frade, em cada fraternidade local e toda fraternidade provincial. O Ministro falou do necessário redimensionamento das estruturas provinciais, estando sempre atentos à qualidade de vida e missão. Ele compartilhou sua visão sobre algumas situações que vivem a Ordem e alguns desafios que enfrenta, bem como algumas reflexões que chamou de “meus sonhos para a Ordem”.

Durante sua visita, Frei Michael encontrou-se também com os frades da formação inicial, com os frades que vivem os primeiros dez anos de profissão solene e com os frades idosos e doentes, e com o Definitório de cada uma das Províncias. Em vários lugares pode se encontrar com as Irmãs Clarissas, com os irmãos da Ordem Franciscana Secular e com outros membros da Família Franciscana.

Fonte: OFM.org