Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Ministro Geral dos Frades Menores Conventuais no Brasil

11/09/2017

Notícias

tasca_110917

O Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores Conventuais (OFMConv) está no Brasil. Frei Marco Tasca (na foto com a imagem de Nossa Senhora Aparecida) participa do Capitulo Provincial Eletivo da Província São Francisco de Assis, de 18 a 22 de setembro, em Campo Largo (PR). Frei Marco é o 119º Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores Conventuais.

Frei Tasca é natural de Sant’Angelo di Piove, Pádua (Itália). Nascido em 1957, entrou na Ordem em 1968, e fez o noviciado em Pádua, na Basílica de Santo Antônio (1976-1977). Depois do noviciado, estudou Teologia no Instituto Teológico “Santo Antônio Doutor” de Pádua, e conseguiu o título acadêmico de Bacharelado em 1982.

Em 28 de novembro de 1981 fez a profissão solene. Em 1982 foi transferido para Roma, onde residiu na comunidade do Seraphicum para estudar uma licenciatura na Pontifícia Universidade Salesiana. Ordenou-se sacerdote em 19 de março de 1983 em seu povoado natal, Sant’Angelo di Piove, recebendo o sacramento da Ordem das mãos do então bispo de Pádua, Dom Filippo Franceschi.

Em 1986 obteve a Licenciatura em Psicologia e, dois anos depois, a de Teologia Pastoral. Foi reitor do Seminário menor de Brescia e docente de Psicologia e Catequética no Instituto Teológico do Santo Antônio Doutor”.

Foi eleito no capítulo provincial de 2001 como Custódio capitular e Guardião do convento do Camposampiero (Pádua), e, em 2005, tornou-se Ministro Provincial. Em 2007 foi eleito Ministro Geral e reeleito em 2013. “Somos guardiães da vida de Francisco, de seu carisma, de seus sonhos, de suas fadigas e de tudo aquilo que ele viveu, tudo o que nos impulsiona ainda mais a estar em sintonia com a proposta que ele nos fez”, declarava o Ministro Frei Tasca na sua nova reeleição.

A Província São Francisco de Assis tem sede em Santo André e seu atual Ministro Provincial é Frei Gilson Miguel Nunes. Neste Capítulo será eleito um novo governo. “Peço orações para que Deus nos dê um Ministro segundo seu Divino Coração. Que nossa Província receba a graça da contrição sincera e conversão verdadeira. Interceda por nós a Virgem Imaculada , Rainha de nossa Ordem São Francisco e Santa Clara”, pediu Frei Gilson.

tasca_110917_2

Escola em Busca do Ser, em Campo Largo, sede do Capítulo Provincial