Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Ministro Geral celebra Eucaristia no Convento

26/07/2013

Notícias

alto

Por Moacir Beggo

Rio de Janeiro (RJ) – A Fraternidade do Convento Santo Antônio do Rio de Janeiro e os frades, do Brasil e do exterior, que estão hospedados no Convento por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, reuniram-se à Mesa do Senhor nesta sexta-feira (26/7) com o Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores, Frei Michael Perry, que foi eleito representante de São Francisco há poucos meses.

meioO Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel, deu as boas vindas a Frei Michael e ao Vigário Geral da Terceira Ordem Reguar (TOR), Frei Amando Trujillo, e a todos da família franciscana presentes na celebração, explicando que o Convento em obras já tem uma história de 405 anos.

Frei Michael, muito fraterno, presidiu a celebração em italiano e português. Sua homilia, em italiano, foi traduzida por Frei Diego Melo, do Serviço de Animação Vocacional da Província da Imaculada.

Antes de iniciar a celebração, Frei Michael lembrou que esta era a quarta vez que visitava o Brasil. As duas primeiras viagens foram no Norte do país e, neste ano, participou do Encontro de Evangelização da Ordem, em Canindé (CE), e agora participa da JMJ.

Segundo o Ministro Geral, três dimensões do povo brasileiro chamaram a sua atenção. “A primeira é alegria fraternal, a segunda é a unidade da família franciscana e a terceira é um desejo profundo de encontrar Jesus”, confessou, dizendo que essas três dimensões quer colocar em prática na sua vida e na vida da Ordem. Ele também agradeceu à Província e a Fraternidade do Convento Santo Antônio, em nome do guardião, Frei Ivo Müller, pela acolhida fraterna a ele.

Na sua homilia, refletindo sobre a parábola do semeador, destacou a dificuldade de ouvir a Deus e aos irmãos devido a muitos barulhos em que estamos mergulhados na nossa vida diária, inclusive “barulhos eletrônicos” que vêm pela internet. “Vivemos juntos numa fraternidade e, às vezes, como é difícil escutar um ao outro, sentir e ouvir o coração de um irmão ou uma irmã? Não sei por que a dificuldade de escutar um ao outro. Talvez seja por causa de tantos rumores dentro de nós e que nos impedem de escutar uns aos outros. E, talvez, esses rumores nos impedem de escutar a Palavra de Deus”, refletiu.

Segundo o Ministro Geral, São Francisco também tinha dificuldades para escutar a Palavra de Deus porque ouvia muitas vozes. Mas ele não desistia e voltava a se colocar diante da Palavra de Deus. “Quantas vezes ouvimos a Palavra de Deus quando nos encontramos em dificuldades? Quantas vezes voltamos para o Senhor quando estamos em crise? Por que, às vezes, em vez de voltar ao Senhor para ouvir sua Palavra, buscamos respostas fora; fora de nós mesmos, fora do irmão que o Senhor nos deu, fora desta vida evangélica que recebemos. Procuramos respostas às perguntas e crises fora de Deus”, enfatizou.

“Creio que o Evangelho é muito simples e a mensagem de hoje é muito válida. Essa parábola nos convida a entrar em nós mesmos. E, honestamente, tomar posse dessa Palavra de Deus. Essa Palavra não é somente aquilo que está escrito na Bíblia, mas é também esse encontro pessoal com Jesus. A cada dia devemos procurar a pessoa de Jesus”, acrescentou, mas lamentou que hoje é difícil reservar 15 ou 20 minutos para essa encontro pessoal com Jesus.

Frei Michael contou que se emocionou durante a oração da manhã da quinta-feira (25) no Espaço Franciscano, com toda a Família Franciscana. “Isso era Jesus que falava. E isso nós devemos partilhar, dividir entre nós”, confessou. “Para nós, frades menores e membros da família franciscana, esse é nosso caminho: escutar profundamente o Evangelho, escutar profundamente o irmão e a irmã nossa, e partilhar entre nós essa experiência de sentir Jesus. Coragem, coragem e esperança, esperança, e que nós possamos condividir e partilhar o dom do Evangelho nesta vida franciscana entre os irmãos”, completou.

Frei Michael retorna nesta sexta-feira à noite para Roma, onde reside na Cúria Geral da Ordem dos Frades Menores.

frades