Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Três ministros, um só coração… Franciscano

25/07/2013

Notícias

encontro_i

conversaFrei Gustavo Medella

Rio de Janeiro (RJ) – Na manhã desta quinta, dia 25 de julho, no Espaço Franciscano, a chuva que caía desde cedo parece que veio regar a semente de comunhão e unidade presente no coração dos franciscanos e franciscanas. Num clima familiar, simples, marcado por espontâneo improviso, a Providência se encarregou de permitir que os Ministros Gerais de cada obediência se dirigissem aos jovens e à Família Franciscana presente no Espaço Franciscano.

Frei Michael Perry, Ministro Geral da OFM (frades menores), falou na abertura do Momento de Oração, após acender o Círio Pascal, a Luz de Cristo Vivo e Ressuscitado que ilumina o coração da juventude. Expressando-se em Inglês, Frei Michael demonstrou muito afeto nas palavras e, olhando nos olhos de irmãos e irmãs da assembleia, enfatizou: “Você é uma maravilha de Deus”. Depois, pediu que todos se olhassem nos olhos e repetissem esta mesma afirmação entre si. Também destacou a importância de todos os seguidores de Clara e Francisco se imbuírem do espírito missionário. Ao nos apresentarmos, devemos acrescentar ao nosso nome a palavra missionário. ‘Eu sou Michael, missionário!’”

A Oração teve prosseguimento e, durante a Leitura do Evangelho, chegou ao Espaço Franciscano Frei Marco Tasca, Ministro Geral da OFMConv (frades conventuais), que se comunicou em italiano. “A ressurreição de Cristo é uma prova de que, em nossa vida, a morte não está em primeiro lugar, a tristeza não está primeiro lugar, nossos pecados não estão em primeiro lugar, mas a esperança. A vida franciscana não pode ser desanimada ou triste”. Frei Marco também chamou a atenção para a importância do cultivo da unidade na Família Franciscana. “Viemos de lugares diferentes, usamos hábitos diferentes, mas isto é da história. O importante é que somos movidos pela mesma paixão por Cristo que moveu Francisco e Clara”.

geraiscComo na oração de abertura, os participantes de diferentes idiomas se uniram para rezar o Pai-nosso, que foi recitado em português, italiano, espanhol e inglês. Próximo ao término do momento de oração, chegou ao Espaço Franciscano o suíço Frei Mauro Jöhri, Ministro Geral da OFMCap (capuchinhos). Também falando italiano, Frei Mauro brincou e disse que foi “pego de surpresa” para falar e também fez referência à chuva. “Fico muito feliz em ver tantos irmãos e irmãs jovens, neste dia em que Louvamos a Deus pela Irmã Água que, segundo São Francisco, é muito humilde, preciosa e casta”.

Os três Ministros Gerais foram muito espontâneos ao se expressarem. Falaram com o coração. Apesar de não terem sido combinadas previamente, as colocações dos Ministros Gerais na Oração Inicial do Espaço Franciscanos conferiram a este momento alegria e sentido de unidade. Ao final, todos foram convidados a se saudar, franciscanamente, com a conhecida máxima de “Paz e Bem”. Houve festa, dança, alegria e confraternização, tudo com o tempero da simplicidade franciscana.