Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Mensagem do Ministro Geral para o Dia Mundial contra a Aids 2020: “Solidariedade Global, responsabilidade compartilhada”

30/11/2020

Notícias

 

Queridos irmãos, o Senhor lhes dê a paz!

A cada ano, no dia 1º de dezembro, convida-se a comunidade internacional a fazer uma pausa e refletir sobre a realidade e o impacto do HIV e da Aids na comunidade humana. É um momento para lembrar e rezar pelos 38 milhões de irmãos e irmãs vivendo com HIV, suas famílias e amigos, bem como rezar pelos outros milhões que perderam suas vidas por causa da Aids (mais de 32,7 milhões )

O ano de 2020 foi marcado pela pandemia SarsCoVid-2 (CoVid-19), que está afetando a vida e os meios de subsistência da comunidade humana global. A CoVid-19 nos mostra quão a saúde mundial está interconectada com outras questões críticas, como crescentes desigualdades sociais e econômicas, abusos dos direitos humanos e da dignidade, e ameaças ao meio ambiente.

À medida que o mundo volta toda a sua atenção na pandemia global de CoVid-19, corre-se o risco de que a atual pandemia de HIV/Aids seja esquecida, e que a batalha para derrotá-la sofra um retrocesso, fazendo com que se diminua a atenção e o financiamento nacional e internacional.

O Papa Francisco na sua recente encíclica Fratelli tutti adverte-nos que “no mundo atual os sentimentos de pertença à mesma humanidade se debelitam, e o sonho de construir juntos a justiça e a paz parece uma utopia de outros tempos… [Não] nos damos conta de todos estamos no mesmo barco” (30). Para o Papa, só quando nos damos conta de que “ninguém se salva sozinho; que unicamente é possível se salvar juntos” (32) poderemos encarar os desafios que nos são apresentados e, trabalhando em colaboração e solidariedade, superá-los com a graça de Deus.

Nos últimos anos, progrediu-se muito, mas os desafios são muitos. Vamos unir nossas energias e nossa oração enquanto lutamos contra os dois vírus e suas terríveis consequências: HIV/Aids e CoVid-19. Exortemos os dirigentes de nossas nações a que continuem garantindo apoio financeiro adequado para medicamentos antirretrovirais seguros, eficazes e acessíveis, bem como outros medicamentos necessários para combater o HIV e tratar doenças relacionadas, e a adotar medidas especiais para garantir que não se interrompam a produção e distribuição dessas terapias antirretrovirais que salvam vidas. Como discípulos do Senhor Jesus ressuscitado e seguidores de nosso Seráfico Pai Francisco, que nunca deixemos de amar, apoiar e rezar por nossos irmãos e irmãs que vivem ou são afetados pelo HIV e Aids. Rezemos também por nossos próprios irmãos que vivem com o vírus e que, apesar dos desafios que enfrentam, continuam servindo às necessidades do povo de Deus, especialmente dos pobres e esquecidos.

Oração pelo Dia Mundial (Contra) AIDS de 2020:

Ó Deus, Trindade de amor,
derrama sobre nós uma torrente de solicitude e cuidado fraterno.
Faz com que possamos respeitar a presença de Cristo em cada ser humano,
especialmente na vida de nossos irmãos e irmãs que convivem
ou sofrem as consequências do HIV e da Aids.
Que possamos ir ao encontro da fraternidade e da solidariedade,
reconhecendo que somos verdadeiramente parte uns dos outros,
que somos irmãos e irmãs da única família de Deus. Amém.
(inspirado na Fratelli tutti 32, 287)

Roma, 1 de dezembro de 2020

Fraternalmente,

Fr. Michael A. Perry, OFM
Ministro geral e Servo


Estatísticas mundiais sobre HIV e Aids 2019

38 milhões de pessoas vivendo com HIV
36,2 milhões são adultos
1,8 milhões são crianças (0-14 anos)
1,7 milhão de novas infecções
5.500 mulheres jovens (15-24 anos) foram infectadas com HIV
690.000 pessoas morreram de doenças relacionadas à AIDS
25,4 milhões de pessoas com acesso à terapia antirretroviral
12,6 milhões de pessoas sem acesso à terapia antirretroviral
Novas infecções por HIV caíram 40% desde o pico de 1998
A mortalidade relacionada à AIDS caiu 60% desde o pico em 2004
O Unaids estima que são necessários $ 26 bilhões para responder à AIDS – 2020.
Fonte: Unaids 2020: www.unaids.org


Fonte: www.ofm.org

World AIDS Day 2020 – Global Event Update