Mensagem de Natal: “Luz para iluminar as nações”
08/12/2024
Em nome da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, o Ministro provincial, Frei Paulo Roberto Pereira, em sua mensagem de Natal deste ano, ressalta, a partir do evangelista Lucas e pelas palavras de São Cipriano, a importância desse tempo para o nosso reencontro com a luz que venceu as trevas e o medo na noite de Belém.
Traçando uma analogia entre Cristo e a luz do sol que ilumina nossas vidas e nos afasta das trevas, ele desperta para a necessidade de nos guiarmos pelos caminhos do bem e da esperança.
—————————————————————————————-
Mensagem do Ministro provincial
O Senhor vos dê a Paz.
O fim do ano, carregado de luzes e festas, anuncia tempo oportuno para novos começos.
É tempo de agradecer. É tempo de recomeçar. É tempo de iluminar. É tempo de esperançar.
O sol sem ocaso
O evangelista Lucas narra o momento em que o menino nascido no presépio de Belém é apresentado no templo. “Luz para iluminar as nações”, foi assim que o velho Simeão identificou a dádiva que o Senhor havia oferecido à humanidade ao se fazer carne no seio da Virgem Maria. Ao tomar a criança nos braços, diante dos pais admirados com o que era dito a respeito do menino, o ancião justo e piedoso considera que seus dias sobre a terra foram completados. Na experiência de Simeão a treva se dissipa diante da encarnação do Filho de Deus. A salvação, plena de luz, é oferecida a todos (cf. Lc 2, 25-35).
Antes de estar nos braços de Simeão, a “Luz das Nações” foi revelada aos pastores na noite escura e fria de Belém. Assim relata o evangelho de Lucas: “Havia nos arredores uns pastores, que vigiavam e guardavam seu rebanho nos campos durante as vigílias da noite. Um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor refulgiu ao redor deles, e tiveram grande temor. O anjo disse-lhes: Não temais, eis que vos anuncio uma boa nova que será alegria para todo o povo: hoje vos nasceu na Cidade de Davi um Salvador, que é o Cristo Senhor” (Lc 2, 8-11).
Nestes tempos natalinos, somos convidados a reservar tempo para reencontrarmo-nos com a luz que venceu as trevas e o medo na noite de Belém. Nesta hora conforta-nos as palavras de São Cipriano: “Nós que vivemos em Cristo, isto é, no verdadeiro sol e verdadeiro dia, devemos permanecer em oração. E, quando de novo vier a noite, as trevas noturnas não causarão nenhum dano aos orantes, porque, para os filhos da luz, até mesmo a noite é como o dia. Como poderá ficar sem luz quem traz sempre a luz no coração? Ou quando não haverá sol, quando não será dia, para quem Cristo é sol e dia? ”.
Desejo a todos um tempo novo, iluminado, um tempo com signo da esperança está por vir.
Feliz Natal!
Frei Paulo Pereira– Ministro provincial