Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Maria, modelo e inspiração para os capitulares

23/01/2016

Notícias

alto

Agudos (SP) – O Capítulo Provincial chegou neste final de semana à sua primeira semana de trabalhos. Neste sábado, 23 de janeiro, no Seminário Santo Antônio de Agudos (SP), os trabalhos continuaram intensos e os 147 frades capitulares participaram da Celebração Eucarística pedindo a Maria Santíssima, Padroeira da Ordem Franciscana e desta Província, as bênçãos para uma boa conclusão desta assembleia capitular, prevista a próxima terça-feira.

Frei Leandro Costa, o autor da logomarca do Capítulo, lembrava no início da celebração que o sábado, na tradição franciscana, sempre foi dedicado à devoção mariana. “Francisco tinha uma devoção ardentíssima a Maria. São Boaventura afirma que ‘Francisco amava a Mãe do Senhor Jesus com um amor indizível, pois foi ela quem nos deu como irmão o Senhor de majestade e por ele obtivemos misericórdia. Fixou-se na Porciúncula por causa de seu amor pela Mãe de Cristo…’.

O presidente da celebração, Frei Alexandre Magno C. Silva, que teve como concelebrantes Frei Valdecir Schwambach, reitor do Santuário da Penha (ES), e Frei João Pereira da Silva, pároco em Amparo (SP), referindo-se ao Evangelho lido da Anunciação, disse que a presença de Deus na vida de Maria a fez uma pessoa muito atenciosa e preocupada com as pessoas. É assim quando descobre que Isabel está grávida e põe-se a caminho. “Temos em Maria a nossa inspiração para evangelizar como irmãos e menores”, disse Frei Alexandre.

alto4

Segundo o celebrante, “Maria cuida, decide e age. Maria é comprometida e capaz de perceber o ‘querer de Deus’ diante dos fatos da vida”.

Diversos textos, das assim chamadas “Fontes Franciscanas”, falam do sentido e do valor que a Porciúncula, ou Santa Maria dos Anjos, passou a ter na vida de São Francisco e, posteriormente, foi considerado “cabeça e mãe dos Frades Menores”.

Frei Alexandre lembrou um texto do ‘Espelho da Perfeição’: ‘Neste tempo nasceu a Ordem dos Frades Menores, multidão de homens que, então, começou a seguir o exemplo do Seráfico Pai. Clara, esposa de Cristo, recebeu nesta igreja a tonsura, despojando-se das pompas do mundo para seguir a Cristo. Aqui, para Cristo, a Santa Virgem Maria gerou os frades e as Pobres Damas, e, por meio deles, deu Cristo ao mundo”.

O celebrante lembrou que estamos celebrando o Jubileu da Misericórdia, o 8º centenário do Perdão de Assis, os 30 anos da Oração Ecumênica pela Paz, o Ano dedicado à Vida Consagrada, a Campanha da Fraternidade sobre o Cuidado da Casa Comum e, por fim, este é o ano da Jornada Mundial da Juventude. “Dentro dessas realidades, nós somos chamados a evangelizar como irmãos e menores. Agora, quando decidimos as prioridades da nossa Província, é o momento de sair e permitir que Jesus nasça de novo a partir do nosso testemunho e da nossa vivência fraterna”, disse.

“Nós somos homens que vivem a misericórdia nessa casa da Porciúncula, em Santa Maria dos Anjos. Com a bênção de Maria, os frades saíam da Porciúncula e retornavam a ela para partilhar a alegria da missão de entregar Jesus ao mundo. Hoje também, cada um de nós, é convocado para esta tarefa e sabemos como fazê-la”, completou.

Frei Alexandre terminou a sua reflexão com uma ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DOS ANJOS

 oracaoÓ Nossa Senhora dos Anjos, na pequena Igreja da Porciúncula, São Francisco recebeu as vossas bênçãos generosas juntamente com sua Ordem. Ele depositara na vossa presença materna uma grande confiança e devoção, sendo atendido em seus pedidos. Nós vos pedimos continuai a dispensar os vossos favores sobre nós, nossa Província  e sobre nossas necessidades particulares.

Nós vos suplicamos, dai-nos a graça da penitência dos pecados, a correção de nossas más inclinações e o fortalecimento nos momentos de fraqueza. Vós, ó Mãe, manifestastes a São Francisco o grande desejo de reconciliar a humanidade com Jesus, que se entregou em uma cruz para nos salvar. Ajudai-nos, Mãe, a sermos Igreja em  saída. Dai-nos coragem para que o vosso Jesus possa nascer pelo nosso testemunho no coração de nossa gente.

Rogai por nós, agora e na hora de nossa morte. Por isso, com todos os anjos do céu,  vos saudamos: Ave Maria!

SALA CAPITULAR

Grupos, plenárias, discussões, debates, sínteses, indicações e aprovações. Estas foram as palavras de ordem que marcaram as últimas sessões do Capítulo Provincial e continuaram neste sábado com os trabalhos de revisão das Diretrizes e Estatutos da Província da Imaculada.

Neste domingo, às 9h30, os capitulares elegerão o Vigário Provincial e os seis definidores que vão formar, com o Ministro Provincial Frei Fidêncio Vanboemmel o governo provincial para o próximo triênio. ACOMPANHE NO FACEBOOK A ELEIÇÃO!

FOTO OFICIAL

Neste sábado, os capitulares também pararam um pouco para tirar a foto que vai ficar para a história.

EQUIPE DE COMUNICAÇÃO DO CAPÍTULO PROVINCIAL

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO PARA AMPLIÁ-LA

 

alto2