Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Vigário Geral é o 120º sucessor de São Francisco

22/05/2013

Notícias

Moacir Beggo

Roma (Itália) – O norte-americano Michael Anthony Perry foi eleito, nesta quarta-feira (22/5), na Cúria Geral de Roma, na Itália,  Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores para completar o sexênio (até 2015)  com a saída de Frei José Rodríguez Carballo, que foi nomeado arcebispo pelo Papa Francisco. Ele se torna o 120º sucessor de São Francisco de Assis.

Nascido em Indianápolis (EUA) no dia 7 de junho de 1954, Frei Michael estava no cargo de Vigário Geral da Ordem. Ele foi Ministro Provincial da Província do Sagrado Coração de Jesus (EUA), onde também foi professor de Teologia e, no pós-noviciado, trabalhou na Comissão Internacional de JPIC. Durante dez anos, trabalhou como missionário na República Democrática do Congo, a serviço da Conferência dos Bispos Católicos dos EUA.

Ministro GeralSeu currículo acadêmico inclui doutorado em Antropologia Teológica, mestrado em Teologia, mestrado em Formação Sacerdotal e Bacharelado em História e Filosofia.

Frei Michael ingressou na Ordem Franciscana em 25 de junho de 1977 quando fez o noviciado. Em 11 de agosto de 1978 fez a profissão temporária e professou solenemente na Ordem dos Frades Menores no dia 10 de outubro de 1981.

Frei Michael é o terceiro norte-americano a ocupar o posto de São Francisco de Assis. Antes dele, o primeiro a ser eleito foi Frei Valentine Schaff, da Província São João Batista, e o segundo Frei John Vaughn, da Província de Santa Bárbara, para um mandato de 1979-1991.

Frei Michael substitui a Frei José Carballo, que foi Ministro Geral eleito em 2003 e reeleito em 2009, quando teria pela frente um mandato de seis anos (2009/2015). Mas com a nomeação de Frei José pelo Papa Francisco para a Secretaria  da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, foi convocada a eleição para esta quarta-feira, quando 34 representantes das 14 Conferências da OFM, mais o Definitório Geral e o Custódio da Terra Santa elegeram Frei Michael.

Os representes da Conferência Brasileira, presentes em Roma,  são o presidente Frei João Inácio Müller, Provincial da Província São Francisco de Assis, no Rio Grande do Sul, e o vice-presidente Frei Fidêncio Vanboemmel, da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil.

Frei Fidêncio elogiou o processo eletivo, que começou ontem (21) com a reflexão e oração. “Foi encantador o processo eletivo.  Hoje, a eleição transcorreu num clima de muita serenidade entre todos os frades. Frei Michael é um homem humilde e encantador”, disse o Ministro Provincial, revelando que depois de sua eleição pediu a todos os frades presentes que dessem as mãos e rezassem juntos.

A Ordem dos Frades Menores está presente em 110 países, organizada em 103 províncias, 8 custódias autônomas, 14 custódias dependentes, 1 Federação e 20 Fundações. As Províncias e Custódias Autônomas são governadas, respectivamente, pelo Ministro Provincial e seu Definitório ou pelo Custódio e seu Conselho, eleitos pelo Capítulo Provincial ou Custodial. As Províncias de uma ou mais áreas geográficas formam uma Conferência. Na Ordem dos Frades Menores as Conferências de Ministro Provinciais somam 14.

A Ordem dos Frades Menores está constituída por cerca de 15 mil frades que, incorporados nas Províncias e nas Custódias, são governados pelo Ministro Geral com seu Definitório (Conselho). A Regra dos Frades Menores, confirmada pelo Papa Honório III (1223), é o fundamento da vida e da legislação da Ordem.


DEPOIMENTO DE FREI GUSTAVO MEDELLA

Partilho, em poucas linhas, as excelentes impressões que tive de Frei Michael Perry a partir do brevíssimo contato que tive com ele durante o II Congresso de Evangelização e Missão para América Latina e Caribe, entre os dias 21 e 27 de abril deste ano, em Canindé, CE. Três elementos me chamaram muito a atenção em relação à postura e ao modo de relacionar de nosso recém-eleito ministro:

A discrição – Frei Michael mostrou-se um irmão entre os irmãos. Estava sempre em diferentes rodas de conversa, nas conferências participava com atenção. Em nenhum momento fez questão de ser o centro das atenções. Convidado para dirigir a reflexão em torno do tema “Evangelização em Paróquias”, deu voz à assembleia, ele mesmo levando o microfone a tantos quantos desejassem se manifestar.

A afabilidade – Não faltavam sorrisos a quem fosse buscá-los em Frei Perry. Extremamente simpático, estava sempre sorridente, pronto a abraçar e a ouvir. Fez lembrar as recomendações de São Francisco a certo Ministro, quando o Poverello o convocava a nutrir e oferecer aos irmãos que viessem a seu encontro um olhar de misericórdia.

A atenção devotada a quem viesse a seu encontro – Frei Michael dava atenção a todos. Conversou com todos. Dava plena atenção a quem vinha a seu encontro. Dirigia olhar atencioso e interessado a todos os irmãos e irmãs que vinham ter com ele. Mostrou-se um homem de escuta sincera, sem a preocupação de logo dispensar o interlocutor.

Estas foram algumas poucas impressões que o rápido convívio com nosso novo Ministro me deixou. Frei Michael parece caminhar na esteira do Papa Francisco e, por isso, a meu ver, nossa Ordem também tem grandes motivos para nutrir as melhores esperanças e expectativas em torno deste que o Espírito Santo e nossos irmãos elegeram para suceder o Seráfico Pai.