Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Maria, a bela e transparente

07/12/2017

Notícias

mesa_071217G

♦ Que podemos acrescentar a tudo aquilo que já se escreveu e se disse a respeito de Maria da Nazaré, de Maria Imaculada. Filha de uma terra do Oriente foi visitada de modo particular pelo Alto. Mulher pura e transparente, cheia de ordem e tecida de harmonia. Sem mancha. Nada nela se opunha a Deus. Fazia parte do resto santo, do resto dos pobres de Javé. Nela quis o Altíssimo operar maravilhas insuspeitadas. Fazer nela seu ninho. Na festa da Imaculada, nossos olhos se voltam para uma obra de arte da bondade de Deus: uma mulher imaculada desde o seu nascimento. Harmonia, beleza, transparência.

♦ “Ó Virgem santíssima, que encheste de espanto os exércitos angélicos. Prodígio estupendo nos céus: uma mulher revestida de sol, trazendo nos braços a luz! Profundo estupendo nos céus: o leito virginal acolhendo o Filho de Deus! Prodígio estupendo nos céus: o Senhor dos anjos se tornou o Filho da Virgem. Os anjos acusavam Eva; agora cobrem Maria de glória, pois ergueu Eva de sua queda e fez entrar no céu Adão que fora expulso do paraíso. É ela a medianeira do céu e da terra, nela se realizou a sua união” (Santo Epifânio).

♦ “Deus deu a Maria o seu próprio Filho, único gerado de seu coração, igual a si, a quem amava como a si mesmo. No seio de Maria, formou seu Filho, não outro qualquer, mas o mesmo, para que, por natureza, fosse realmente um só e o mesmo Filho de Deus e de Maria. Toda a criação é obra de Deus e Deus nasceu de Maria. Deus criou todas as coisas, e Maria deu à luz Deus. Deus que tudo fez, formou-se a si próprio no seio de Maria. E deste modo refez tudo o que tinha feito. Ele que pode fazer tudo do nada, não quis refazer sem Maria o que fora profanado. Por conseguinte, Deus é o Pai de todas as coisas criadas e Maria a mãe de todas as coisas recriadas. Deus é o Pai da criação universal, e Maria a mãe da redenção universal. Pois Deus gerou aquele por quem tudo foi feito, e Maria deu à luz aquele por quem tudo foi salvo. Deus gerou aquele sem o qual nada absolutamente existe, e Maria deu à luz aquele sem o qual nada absolutamente é bom” (Santo Anselmo).

• Uma pequena ladainha a Nossa Senhora:

Maria amor
Maria de nossa terra
Maria do mar
Maria dos caminhos
Maria das encruzilhadas
Maria da cruz
Maria da aflição
Mãe da ternura
Mãe do amor
Mãe do céu
Mãe toda bela
Mãe dos vitrais
Mãe do sol
Mãe das estrelas
Mãe do Altíssimo.

Frei Almir Guimarães