Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Família é tema da nova série da TvFranciscanos

31/07/2018

Notícias

Frei Augusto Luiz Gabriel

São Paulo (SP) – Estreia hoje na Web TvFranciscanos, desta Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, a série: “Família, como vai?” Frei Almir Ribeiro Guimarães é o apresentador e, desta vez, as reflexões e partilhas serão sobre o tema da família. E a sua Família, como vai? Você já parou para pensar? Os vídeos serão quinzenais e oferecerão a oportunidade de uma pequena pausa durante a correria  do dia a dia. Não deixe de conferir!

Segundo Frei Almir, a família precisa ser uma comunidade de pessoas que se estimam, uma comunhão de vida, de troca de gentilezas, um espaço onde as máscaras possam cair. “Quantas vezes encontramos um conhecido na rua e a primeira pergunta é esta: E a tua família, como vai?”, recorda o frade, que neste ano completa 80 anos.

Para ele, a família é o lugar humano por excelência, o berço do homem, o espaço onde se aprende a ser gente, o paradigma dos relacionamentos. Uma das primeiras e fundamentais experiências do ser humano se faz no seio da família, experiência de ser gente.

“Em família, se vive uma comunhão de existências. A casa não é apenas uma pousada ou um lugar para se proteger da chuva e do sol. Vidas e mistérios existenciais circulam pelos cômodos da casa. A família é um lugar em que o ser humano é considerado pelo que é e não pelas aparências, talentos… e coisa e tal. Na família, as pessoas vivem os valores, próprio das pessoas e não dos objetos: reconhecimento, gratuidade, dom e comunhão”, ensina o apresentador.

Frei Almir é frade franciscano, nascido em Petrópolis, no Rio de Janeiro. Ingressou na Ordem Franciscana em 1958. Estudou catequese e pastoral no Institut Catholique de Paris, a partir de 1965, período em que fez Licenciatura em Teologia. Em 1974, voltou a Paris para se doutorar em Teologia. Tem publicado diversas obras de espiritualidade e, sobretudo, na área da Pastoral Familiar. Foi assessor nacional da CNBB e, desde 1992, é solicitado como palestrante e orientador em cursos para assuntos ligados à família. Atuou como pároco, assistente de grupos franciscanos em diversos estados e, atualmente, é vigário paroquial na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Petrópolis (RJ). Durante anos foi assistente nacional da Ordem Franciscana Secular  e hoje é assistente das Clarissas do Mosteiro da Gávea. Também atua como redator da Revista “Grande Sinal” e colabora neste site franciscanos.org.br.