Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Marcha Franciscana tem início na Itália e termina no dia 2

25/07/2018

Notícias

assis_250718_1

A Marcha acontece todos os anos a partir de diversas regiões da Itália e da Europa, para culminar no dia 2 de agosto, na celebração do Perdão de Assis. Guiados pelo tema “Com um nome novo”, centenas de jovens caminham em fraternidade por mais de uma semana e comprometem-se com um breve itinerário espiritual para, às 14h30 do dia 2, passarem pela porta da Porciúncula, a “porta da vida eterna”, para receber o dom da Indulgência Plenária.

assis_250718_2Cerca de 1.500 jovens são esperados para a Festa em Assis, um momento instituído por São Francisco em 1216. A Marcha Franciscana nasceu da exigência de alguns jovens toscanos que, em 1980, colocaram-se a caminho para percorrer o último trajeto que Francisco fez do Monte Alverne a Assis antes de morrer. Os organizadores espevaram poucos jovens mas o que se viu foi um número surpreendente de 100 jovens e, desde então, a cada ano esse número só cresce.

Uma pergunta que surge espontaneamente: que necessidade pode haver hoje em fazer uma peregrinação? É algo que pertence à devoção passada, podemos pensar. A peregrinação representa, simbolicamente, o caminho de seguir a Jesus Cristo e é um tempo que o peregrino escolhe para entrar em um relacionamento mais profundo com o Senhor.

É um tempo limitado em que nos afastamos da agitação comum para ouvir e apreciar a beleza que envolve a criação. O peregrino é aquele que se torna um estrangeiro e carrega suas fadigas físicas e interiores como oferta a Deus. Toda peregrinação tem uma meta. Hoje, a meta desses jovens e de muitos outros fiéis é a Porciúncula, uma pequena porção de terra na qual é construída uma pequena igreja que manifesta a misericórdia de Deus Pai. Em 1216, Francisco teve uma visão em que Jesus e Maria lhe perguntaram o que queria para a salvação das almas. A resposta de Francisco foi imediata: “Santíssimo Pai, ainda que eu seja pobre e pecador, rezo para que todos as pessoas que se arrependerem e confessarem, ao visitarem esta igreja, conceda-lhes o perdão ampla e generosamente, com uma completa remissão de todos os pecados”.

Depois de 800 anos, o sonho de Francisco continua a se tornar realidade. A praça de Santa Maria dos Anjos tornou-se um local de acolhida para muitos peregrinos. Depois de uma longa jornada, eles podem beijar a terra que desejavam alcançar e, unidos, como um só corpo, percorrem toda a praça para entrar na Porciúncula e na Misericórdia de Deus.

A Marcha Franciscana da Toscana é organizada desde suas origens pela Pastoral Juvenil dos Frades Menores. Cada região da Itália organiza sua marcha, seu itinerário, a cada ano. Neste ano, o percurso segue o seguinte trajeto:
– 24 de julho: Cortona
– 25 de julho: dia de retiro em Cortona
– 26 de julho: Cortona – Foiano della Chiana
– 27 de julho: Foiano della Chiana – Castiglion Fiorentino
– 28 de julho: Castiglion Fiorentino – Arezzo
– 29 de julho: Arezzo – Anghiari
– 30 de julho: Anghiari – Montalone
– 31 de julho: Montalone – La Verna
– 1 de agosto: dia de retiro no Monte Alvernea
– 2 de agosto: Assis

Outras informações pelo site www.vienievedi.net e pelo e-mail info@vienievedi.net.