Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Manhã capitular: síntese das discussões, reflexões e propostas

28/11/2021

Notícias

“Vem Senhor, vem nos salvar! Com teu povo vem caminhar!” O tradicional canto do tempo do Advento aponta a espera, não velada, mas confiante, de um Deus que não nos abandona, e por isso sempre já está entre nós. No entanto, o esperar é pedagógico, ou melhor, o esperançar é próprio ao cristão, e mais ainda ao frade menor. O clima de esperança, que perpassa todo o capítulo, celebrado em toda Eucaristia, revigora as discussões dos assuntos do dia.

Os trabalhos deste domingo começaram com a apresentação de uma síntese das discussões, reflexões e propostas ao longo do capítulo até aqui. Uma equipe fora responsabilizada por recolher quais seriam as prioridades e estratégias trazidas à discussão, e agora apresentam o resultado desse trabalho.

Organizados em quatro blocos eram as prioridades e estratégias:

  1. Redescobrir o valor da Vida Fraterna;
  2. Consolidar a Animação Vocacional como responsabilidade permanente de cada frade e fraternidade;
  3. Reforçar a importância da formação inicial e permanente dos frades;
  4. Definir a Sinodalidade como dimensão transversal da Vida Fraterna e ação evangelizadora.

São prioridades justamente porque já estão bem presentes na nossa vida e serviços, mas queremos reforçar o olhar de atenção em uma constante reavaliação de como estamos vivendo nossa vocação. Ainda um texto bem inicial, que intenta alimentar as discussões daqui por diante e ser alimentado e transformado por elas.

Além das prioridades e estratégias, que fazem parte do Plano de Evangelização, foi apresentada também a síntese das Propostas do Capítulo, com caráter mais prático e direto, para cada uma das prioridades.

Na segunda metade da manhã foram realizadas as prévias para os ofícios de Vigário Provincial e Definidores. A votação definitiva será na segunda-feira, 29, na parte da tarde. Após as prévias a discussão voltou para as propostas de mandatos do Capítulo, sendo discutidas por bloco de assunto e tendo bastante participação dos frades. De um modo geral a vontade de cada vez mais dar sentido e valor à nossa vocação franciscana e de servirmos melhor ao povo de Deus e aos irmãos deram o tom da reflexão.

Recebemos a visita fraterna de Dom Frei Caetano Ferrari, bispo emérito de Bauru. O encontro fraterno é sempre motivo de alegria e um sinal bem característico do ser franciscano.

Quero motivá-los a recordar que a vida em fraternidade com suas mediações é o âmbito adequado e fundamental para viver em permanente formação, a partir de onde cada dia os irmãos se emprenhem por testemunhar o amor de Deus pela humanidade, tendo como fundamento a contemplação do mistério da Encarnação do Filho de Deus, como a vivera nosso Pai São Francisco. (Da Carta do Ministro Geral ao Capítulo)

 Dom Diamantino Prata de Carvalho, OFM, enviou felicitações ao novo Ministro Provincial, Frei Paulo Roberto Pereira: “E rezo para que exerça seu serviço com brandura e caridade fraternas, ao jeito do Pai Seráfico”.
Fraterno abraço de Paz e Bem.


Equipe de Comunicação do Capítulo: Frei Augusto Gabriel, Frei Clauzemir Makximovitz, Frei Gabriel Dellandrea, Frei Alan Leal de Mattos e Moacir Beggo.