Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Mais um bem-aventurado na Ordem Franciscana

25/09/2012

Notícias

Gabriele Maria Allegra

A esperada beatificação do venerável Servo de Deus Gabriele Maria Allegra se celebrará no sábado dia 29 de setembro deste ano, festa dos Santos Arcanjos, na Basílica Catedral de Acireale, na Sicília. O rito será presidido por sua Eminência o Cardeal Angelo Amato, SDB, Prefeito da Congregação das Causas dos Santos, na qualidade de representante do Santo Padre.

A Ordem dos Frades Menores dá graças a Deus e ao Santo Padre Bento XVI pelo dom das duas próximas beatificações: no sábado, dia 29, a do Padre Allegra e, no sábado dia 13 de outubro, a dos Mártires de Praga, o que mostra o florescimento da santidade que através dos séculos acompanham a história.

Isto acontece no início do “Ano da Fé”, que convida cada fiel a uma revisão e a uma adesão mais profunda de seus compromissos batismais.

Em particular, na Carta Convocatória para o ano, “Porta Fidei”, o Santo Padre recorda aos consagrados: “pela fé, homens e mulheres têm consagrado sua vida a Cristo, deixando tudo para viver na simplicidade evangélica, na obediência, na pobreza e na castidade. Pela fé, homens e mulheres de todas as idades, cujos nomes estão escritos nos livro da vida (cf. Ap 7, 9; 13, 8), confessaram ao longo dos séculos a beleza de seguir ao Senhor Jesus… Também nós vivemos pela fé: para o reconhecimento vivo do Senhor Jesus, presente em nossas vidas e na história (PF).

A vida do Padre Gabrielle Maria Allegra é um testemunho eloquente da primazia do amor de Cristo e do fiel serviço à Igreja, seguindo o exemplo de São Francisco.

Figura autêntica de irmão menor, humilde discípulo da sabedoria, um zeloso apóstolo da Palavra de Deus na terra do Oriente. O novo bem-aventurado indica de maneira eloquentemente, através de seu testemunho heroico de vida, as “grandes graças que são como as notas características com as quais o Senhor tem querido marcar a Família Franciscana: a santidade, o apostolado, a sabedoria, o martírio, ou seja, o amor pela Igreja” (Memórias, caderno V, cap XI).

Em louvor de Cristo e do Poverello Francisco!