Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Mais de 2 mil jovens já inscritos para “A Economia de Francisco”

12/01/2020

Papa Francisco

Assis (Itália) – Assis se prepara para receber mais de 2000 economistas e empreendedores com menos de 35 anos, provenientes de diversos países, para participar do encontro “The Economy of Francesco”, o evento desejado pelo Papa a ser realizado de 26 a 28 de março. São mais de 3300 pedidos de inscrição enviados de mais de 115 países.

A cidade de São Francisco será organizada em 12 “aldeias” que acolherão os trabalhos dos participantes sobre grandes temas e questões apresentados pela economia de hoje e de amanhã: trabalho e cuidado; gestão e dom; finança e humanidade; agricultura e justiça; energia e pobreza; lucro e vocação; policies for happiness; CO2 da desigualdade; negócios e paz; Economia é mulher; empresas em transição; vida e estilos de vida.

O horizonte para ler a articulação destas aldeias é dado pelas palavras do Bispo de Assis, Dom Domenico Sorrentino: “o desenvolvimento do evento tem uma relação com São Francisco, com sua experiência de vida e suas escolhas, que têm valor também na economia. Foi ele quem escolheu entre uma economia de egoísmo e uma economia do dom. Seu despojamento diante dos olhos do pai e do bispo de Assis é um ícone inspirador para o evento de março e é a razão pela qual o Papa o queria que fosse realizado em Assis. Esperamos que o clima espiritual desta cidade possa marcar todo o desenrolar do encontro”.

Os participantes da Economy of Francesco são jovens pesquisadores, estudantes, doutorandos; empreendedores e dirigentes empresariais; inovadores sociais, promotores de atividades e organizações locais e internacionais. Eles lidam com o meio ambiente, pobreza, desigualdades, novas tecnologias, finanças inclusivas, desenvolvimento sustentável. Em síntese, se preocupam com o homem.

Nova economia à medida do homem e para o homem

“Em Assis, os protagonistas serão os jovens, que exporão suas ideias sobre o mundo, porque já o estão mudando, no front da ecologia, da economia, do desenvolvimento, da pobreza. Economy of Francesco – afirmou o diretor científico do evento, Prof. Luigino Bruni – será um laboratório de ideias e práticas onde os jovens se encontrarão em um “ritmo lento” e terão a possibilidade de pensar e se perguntar, nas pegadas de São Francisco, o que significa construir uma nova economia à medida do homem e para o homem. Três dias que se concluirão com a assinatura de um pacto entre os jovens economistas e o Papa Francisco, que os convocou a Assis precisamente para ouvir seu grito de alerta, seus sonhos”.

“Francisco de Assis era um jovem comerciante, um party planner e um sonhador … como tantos outros hoje. E mesmo, olham para ele com um pouco de uma sã inveja. A partir de sua experiência espiritual – afirmou o Custódio do Sacro Convento, padre Mauro Gambetti – nasceu um movimento que contribuiu de modo decisivo para o nascimento do mercado moderno. Humanidade, civilização e bem-estar cresceram rapidamente depois dele. Why not? Esta parece ser a provocação do Papa Francisco dirigida aos jovens. O desafio é enorme, porque não se vencerá graças à competência, à genialidade ou pela imitação de alguém – até São Francisco. O desafio é tão grande quanto a confiança depositada nos jovens. A escuta dos desejos mais profundos do coração e a capacidade de se decidir pelas coisas que contam – paradoxalmente, não o dinheiro – abrirão o caminho para uma nova economia. Nós acreditamos nisso.”

Coerência com a mensagem franciscana

“A cidade de nosso Santo é a sede natural para inspirar um evento que pretende fazer um pacto entre jovens economistas e empreendedores para dar alma à economia do amanhã, baseada na fraternidade e na equidade. A “convocação” veio diretamente do Papa que, referindo-se ao Santo de Assis, nos convida a exaltar seu exemplo por excelência na custódia dos últimos da terra, na atenção aos fracos e aos pobres e na necessidade de uma ecologia integral. A cidade de Assis estará pronta para o evento de março e o estará com toda sua força simbólica e moral e com a coerência com a mensagem “franciscana” de toda a sua comunidade. The Economy of Francesco deve falar a todos, e todos devem se sentir envolvidos em participar de um evento excepcional e histórico. Porque o papel de Assis, reconhecido também pelo Papa com este encontro, é o de “cidade-mensagem”, protagonista de uma mudança que passa finalmente das palavras para a ação – disse a prefeita de Assis, Stefania Proietti”.

Brasil entre os países com maior número de inscritos

O evento é organizado pela Diocese de Assis, pelo Instituto Seráfico, pelo Município de Assis e pela Economia de Comunhão, em colaboração com as Famílias Franciscanas.

O diretor responsável pela comunicação da Economy of Francesco, padre Enzo Fortunato, já adiantou alguns números. De fato, já são 3.300 os pedidos de participação, com 2.000 jovens credenciados, dos quais 41% são mulheres e 56% homens, provenientes de 115 países.

Os participantes mais jovens têm 12 anos e são da Eslováquia e da Tailândia. Os países com maior número de inscritos Itália, Brasil, EUA, Argentina, Espanha, Portugal, França, México, Alemanha, Grã-Bretanha

Mais de 80 eventos preparatórios

O evento The Economy of Francesco terá início na quinta-feira 26 de março. Os ganhadores do Premio Nobel Amartya Sen e Muhammad Yunus abrirão oficialmente os trabalhos dos três dias em Assis com jovens economistas e empreendedores.

Aos palestrantes já conhecidos – Kate Raworth, Jeffrey Sachs, Vandana Shiva, Stefano Zamagni, Bruno Frey, Anna Meloto, Carlo Petrini – se unem o economista Juan Camilo Cardenas, as filósofas Jennifer Nedelsky, Cécile Renouard e Consuelo Corradi. E ainda especialistas em desenvolvimento sustentável, inteligência artificial e empreendedores de renome internacional, incluindo John Frank, da Microsoft e o empresário Brunello Cucinelli. Todos os palestrantes debaterão com os jovens em uma ampla variedade de sessões plenárias e paralelas.

O encontro de 26, 27 e 28 de março será precedida por um pré-evento nos dias 24 e 25, com a participação de 500 jovens economistas e empreendedores – representando as diferentes regiões geográficas, culturais e áreas de pesquisa e empreendimento – que trabalharão na preparação do evento principal.

Durante o último dia, os jovens “encontrarão” o Papa Francisco para selar um pacto solene, assegurando seu compromisso de mudar a economia atual e dar uma alma à economia do amanhã.

As aldeias

Ao longo do dia, será possível realizar colóquios pessoais de aprofundamento com economistas, empresários, filósofos, banqueiros, frades, sociólogos, manager, inovadores e religiosas. Estará disponível uma incubadora permanente de ideias, projetos e trabalhos em rede. Visitas pessoais a lugares franciscanos até tarde da noite e cedo na parte da manhã.

A voz dos jovens

Valentina, 28, pesquisadora da Universidade de Oxford, trabalha com economia comportamental e economia do desenvolvimento. Ela escreve: “Eu senti o convite de Francisco como um chamado, um convite para participar. Minha vocação é esta: estudar, pensar. Eu tenho o privilégio de poder fazer isso. Eu acredito que este é um momento histórico em que devemos estar presentes. Francisco chama os jovens, procura seu entusiasmo, paixão, pensamento. Quero ouvir as experiências dos outros, aprender com eles e ter o tempo para parar e refletir sobre o futuro de nossa ‘casa comum’, colocando minhas capacidades como economista a serviço da comunidade. Eu gostaria de participar de um evento em que as perguntas, e não as respostas, sejam a chave”.

Steve, de Camarões, 27 anos, dirigente de uma pequena empresa, diz: “Participar da Economy of Francesco significa assumir o compromisso de construir outra economia. Estarei em Assis para viver uma experiência e depois poder compartilhá-la com os outros jovens do meu país, Camarões e toda a África”.


Toda as informações sobre o encontro estão disponíveis no site www.francescoeconomy.org

Fonte: Vatican News