Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Mais de 100 jovens gaúchos promovem a paz

25/04/2017

Notícias

juventude_250417Entre os dias 21, 22 e 23 de abril aconteceu a primeira edição das Missões Franciscanas da Juventude, em Gravataí-RS. Um final de semana intenso, ao qual mais de 100 missionários vindos de Curitiba, no Paraná, e de doze cidades do Rio Grande do Sul levaram o lema “Vai e Reconstrói a Paz” para seis comunidades do município.

Organizado pela Província São Francisco de Assis, as Missões têm o objetivo de levar o carisma de São Francisco de Assis e Santa Clara para cada realidades locais afirmando o pedido do Papa Francisco de se ter uma “Igreja em saída”. Durante os três dias de missões, jovens e pessoas voluntários do município puderam caminhar nas regiões atendidas pela Rede de Comunidades São José, a qual os franciscanos atuam. Nelas, os missionários puderam conhecer as mais diversas realidades com a visitações em famílias, em asilos e num centro de reabilitação do município.

As Missões Franciscanas da Juventude acontecem em todo o país organizados por cada Província Franciscana. O Diretor das Pontifícias Obras Missionárias, Padre Maurício Jardim, durante a sua visita na missa de encerramento do encontro, enfatizou a alegria de estar participando da primeira edição das Missões, em Gravataí, reafirmando cada vez o mais o pedido do Papa Francisco. Para o padre essas iniciativas são importantes para se levar a alegria do evangelho a todos. “Nós colaboramos com a missão de Deus de três formas, que é rezar para as missões; partilhar; e se colocar como missionários indo aos lugares que mais precisam. A missão se faz com os joelhos daqueles que rezam, das mãos que partilham e dos pés que partem”, disse o Padre Maurício, enfatizando o tripé que move os missões ao redor do mundo.

Jovens do Rio Grande do Sul já marcaram presença em outras Missões que aconteceram no Brasil. Neste ano, eles participaram da quarta edição das Missões em Curitiba, que reuniu cerca de 500 missionários. Com a vontade de se realizar este evento em terras gaúchas, o Moderador das Missões da Província São Francisco de Assis, Frei Franklin Freitas, ressaltou a alegria de estar acontecendo as Missões, na qual os jovens puderam vivenciar na acolhida, na conversa e em abraços o carisma franciscano. ” Após participarmos das Missões em outras regiões, começamos a nutrir esse desejo de fazermos em nossa terra esse projeto missionário. Há muito amor envolvido em tudo isso, desde que as lideranças foram se contagiando e começaram a trabalhar começou a somar muita gente, e depois ao retornamos das visitas conseguimos perceber a alegria que fizemos para as pessoas”, ressaltou Frei Franklin, emocionado com o resultado dos três dias.

Na manhã de domingo (23/4), os missionários, emocionados e repletos de alegria, puderam partilhar os momentos vividos com o grande grupo. Após a partilha, a comunidade se fez presente na Igreja Santa Rita de Cássia, na Morada do Vale I, em Gravataí, para a missa de encerramento das Missões. Durante a missa os jovens colocaram os seus nomes numa urna em formato de TAU, que será levada no encontro nacional dos franciscanos, em Aparecida-SP; e também, foi anunciado a próxima cidade que receberá as Missões, que será Horizontina-RS. Na alegria de renovar as esperanças daqueles que mais necessitam, promovendo a paz para os quatro cantos de Gravataí, os missionários terão para sempre as memórias destes três dias especiais.

Fonte: http://www.franciscanos-rs.org.br